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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Bacon’s paintings are images-sensations, a
figurative art that composes a visual rhetoric
of pathos. It is a rhetoric of sensations centred
on the effects of visual signs on the spectators/
viewers. The pathos is something perceptive
and sensitive that happens in the spectators/
viewers; it is driven, incited, provoked
by Bacon’s images. The pathos is indistinctly
caused by the intentional and strategic use of
a visual language. The meanings of the visual
signs are formed a priori and transmitted as
clearly as possible in reference to a given situation,
activity, event, reality/world. If this is
so, the use of rhetoric is emphatic to explore
the pathos instigated by Bacon’s images-sensations.
Following a theoretical and conceptual
approach and through the lens of Deleuze’s
perspective, the aim is to show the power of
visual rhetoric when provoking sensations,
and to problematize the representation and
report of reality as a changing process through
signs/images. This is demonstrated by Bacon’s
images-sensations and Deleuze’s transcendental
empiricism perspective. In a semiotic
perspective, Bacon’s paintings are a perfect
anchorage to understand the influence of an
aesthetical language and practice of image as
a visual rhetoric resource, which amplify the
pathos.
As pinturas de Bacon são imagens-sensações, uma arte figurativa que compõe uma retórica visual do pathos. É uma retórica de sensações centrada nos efeitos dos signos visuais sobre os espectadores/observadores. O pathos é algo perceptivo e sensível que acontece nos espectadores/observadores; é impulsionado, incitado, provocado pelas imagens de Bacon. O pathos é causado indistintamente pelo uso intencional e estratégico de uma linguagem visual. Os significados dos signos visuais são formados a priori e transmitidos da forma mais clara possível em referência a uma determinada situação, atividade, evento, realidade/ mundo. Se assim é, o uso da retórica é enfático para explorar o pathos instigado pelas imagens-sensações de Bacon. Seguindo uma abordagem teórica e conceptual e através da perspectiva de Deleuze, pretende-se mostrar o poder da retórica visual na provocação de sensações e problematizar a representação e relato da realidade como um processo em mudança através de signos/imagens. Isto é demonstrado pelas imagens-sensações de Bacon e pela perspectiva do empirismo transcendental de Deleuze. Numa perspectiva semiótica, as pinturas de Bacon são uma ancoragem perfeita para compreender a influência de uma linguagem estética e da prática da imagem como recurso retórico visual, que amplificam o pathos.
As pinturas de Bacon são imagens-sensações, uma arte figurativa que compõe uma retórica visual do pathos. É uma retórica de sensações centrada nos efeitos dos signos visuais sobre os espectadores/observadores. O pathos é algo perceptivo e sensível que acontece nos espectadores/observadores; é impulsionado, incitado, provocado pelas imagens de Bacon. O pathos é causado indistintamente pelo uso intencional e estratégico de uma linguagem visual. Os significados dos signos visuais são formados a priori e transmitidos da forma mais clara possível em referência a uma determinada situação, atividade, evento, realidade/ mundo. Se assim é, o uso da retórica é enfático para explorar o pathos instigado pelas imagens-sensações de Bacon. Seguindo uma abordagem teórica e conceptual e através da perspectiva de Deleuze, pretende-se mostrar o poder da retórica visual na provocação de sensações e problematizar a representação e relato da realidade como um processo em mudança através de signos/imagens. Isto é demonstrado pelas imagens-sensações de Bacon e pela perspectiva do empirismo transcendental de Deleuze. Numa perspectiva semiótica, as pinturas de Bacon são uma ancoragem perfeita para compreender a influência de uma linguagem estética e da prática da imagem como recurso retórico visual, que amplificam o pathos.
Description
Keywords
Bacon image-sensation pathos sign visual rhetoric
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Superior Miguel Torga