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Avaliação da conformidade em organismos de inspeção automóvel

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Nos últimos anos, os dados apurados pela Comissão Europeia apontam para uma taxa média de 51,5 mortes por 1 milhão de habitantes nas estradas europeias. O objetivo mais recente, contudo, é reduzir em 55% o número de mortos por milhão de habitantes. Em Portugal, após a instituição da obrigatoriedade da inspeção periódica em 1992, a percentagem de vítimas mortais diminuiu 20,3% em comparação a 2014. No entanto, os dados de 2015 indicam uma inversão dessa tendência. Neste sentido, uma das principais vias para prevenir o acidente automóvel é o investimento na inspeção periódica realizada por organismos de inspeção. Os organismos de inspeção que executam inspeção automóvel devem implementar e monitorizar os requisitos da NP EN ISO/IEC 17020:2013, norma que contém os requisitos para o funcionamento dos diferentes tipos de organismos de inspeção. O objetivo desta dissertação foi explicar o processo de concessão da acreditação baseado na NP EN ISO/IEC 17020:2013 e verificar a eficácia de sua implementação num organismo de inspeção. Para atingir este objetivo recorreu-se a um estudo de caso como instrumento de investigação, durante o qual se acompanharam as diferentes etapas de implementação dos requisitos normativos no Centro de Inspeção Automóvel Inspecar Viseu. O estudo desenvolvido nesta dissertação utilizou-se de análise dos dados coletados na organização e respetiva comparação pormenorizada com os requisitos da Norma. Diante da análise efetuada, concluiu-se que a implementação dos requisitos de imparcialidade, confidencialidade, estrutura, recursos, processo e do sistema de gestão de acordo com a NP EN ISO/IEC 17020:2013 apresentou eficácia e funcionalidade. Além da aquisição da concessão da acreditação do centro de inspeção automóvel, a organização alcançou melhoria nos processos desenvolvidos, mostrou elevada capacidade e competência técnica no desempenho das atividades de inspeção e melhoria da qualidade dos serviços prestados aos clientes.
ABSTRACT: In recent years, data compiled by the European Commission point to an average rate of 51.5 deaths per 1 million people on European roads. The most recent objective, however, is to reduce the number of deaths per million people by 55%. In Portugal, following the imposition of mandatory periodic inspection in 1992, the percentage of fatalities decreased by 20.3% compared to 2014. However, the 2015 data indicate a reversal of this trend. In this sense, one of the main avenues to prevent the car accident is the investment in periodic inspection carried out by inspection bodies. Inspection bodies performing automobile inspection shall implement and monitor the requirements of NP EN ISO / IEC 17020: 2013, which contains the requirements for the operation of the different types of inspection bodies. The objective of this dissertation was to explain the accreditation process based on NP EN ISO / IEC 17020: 2013 and verify the effectiveness of its implementation in an inspection body. To achieve this objective, a case study was used as an investigative tool, during which the different stages of implementation of the regulatory requirements were followed up at the Inspection Center of Viseu. The study developed in this dissertation was used to analyze the data collected in the organization and its detailed comparison with the requirements of the Standard. In view of the analysis carried out, it was concluded that the implementation of the requirements of impartiality, confidentiality, structure, resources, process and the management system according to NP EN ISO / IEC 17020: 2013 presented effectiveness and functionality. In addition to the acquisition of the accreditation of the automobile inspection center, the organization achieved improvement in the processes developed, showed high capacity and technical competence in the performance of the inspection activities and improvement of the quality of the services rendered to the clients.

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Acreditação Conformidade NP EN ISO/IEC 17020:2013 Centro de inspeção Inspeção automóvel

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