Repository logo
 
Publication

Turismo Gastronómico em Portugal: formas de comunicar os produtos endógenos da região Dão Lafões e Alto Paiva

dc.contributor.authorBarroco, Cristina
dc.contributor.authorAugusto, Luísa
dc.date.accessioned2017-01-30T10:29:42Z
dc.date.available2017-01-30T10:29:42Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é analisar as formas de comunicação dos produtos endógenos, associados ao turismo gastronómico da Região Dão, Lafões e Alto Paiva (RDLAP). Foram identificados os meios e ações de comunicação usados pelas entidades com responsabilidade na produção, promoção e valorização desses produtos: Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal, Câmaras Municipais, Produtores e Confrarias Gastronómicas. Analisou-se o papel desses meios e ações de comunicação: meios de comunicação online (websites, facebook e blogues) e cartazes dos eventos gastronómicos que se realizam nos cinco concelhos que integram a área geográfica Dão, Lafões e Alto Paiva. A metodologia assenta na análise de conteúdo de caráter quantitativo dos dados recolhidos nos meios de comunicação referidos e qualitativo no que se refere à análise dos cartazes dos eventos gastronómicos. Os resultados obtidos confirmam que nos meios de comunicação online dos Produtores e das Câmaras Municipais, bem como nos cartazes dos eventos, são privilegiados os conteúdos relacionados com a descrição dos produtos endógenos, o que é relevante para a afirmação da identidade gastronómica da RDLAP. Os meios de comunicação utilizados pelas Confrarias disseminam conteúdos mais associados aos eventos confrádicos.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to analyze the communication forms of local products associated with gastronomic tourism in the Region Dão, Lafões e Alto Paiva (RDLAP). The media and communication actions used by entities with responsibility for production, promotion and exploitation thereof are identified: Regional Entity Turismo do Centro de Portugal, Municipalities, Producers and Gastronomic Brotherhood. It has been examined the role of these media and communication activities: online media (websites, facebook and blogs) and posters of gastronomic events that take place in the five municipalities that are part of the geographical area Dão, Lafões e Alto Paiva. The methodology is based on quantitative character content analysis of data collected in these media and a qualitative nature in relation to the analysis of the posters of gastronomic events. The results confirm that the online media of Producers and Municipalities, as well as the posters of the events has privileged content related to the description of local products, which is relevant to the assertion of the gastronomic identity of RDLAP. The media used by Gastronomic Brotherhood spread content associated to confreric events.pt_PT
dc.description.abstractEl propósito de este artículo es analizar las formas de comunicación de los productos endógenos, asociados con el turismo gastronómico en la región de Dão, Lafões y Paiva (RDLAP). Se identifican y acciones de los medios de comunicación utilizados por las entidades con responsabilidad en la producción, promoción y reconocimiento de estos productos: autoridad de turismo Regional de Portugal Central, autoridades locales, productores y cofradías gastronómicas. Se analiza el papel de estas acciones de comunicación y los medios de comunicación: los medios de comunicación en línea (sitios web, facebook y blogs) y carteles de eventos gastronómicos celebraron en los cinco condados que componen el área geográfica dan Lafões y Paiva. La metodología se basa en el análisis de contenido de carácter quantitativo de los datos recogidos en los medios de comunicación y de naturaleza cualitativa sobre el análisis de los carteles de eventos gastronómicos. Los resultados obtenidos confirman que los medios online productores y municipios, así como en los carteles de eventos, son privilegiados los contenidos relacionados con la descripción de los productos endógenos, lo que es relevante para la afirmación de la identidad gastronómica RDLAP. Los medios de comunicación utilizado por las cofradías difundir contenido más asociado con el evento confrádicos.pt_PT
dc.description.sponsorshipADDLAPpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarroco, C. e Augusto, L. (2016). Turismo Gastronómico em Portugal: Formas de Comunicar os Produtos Endógenos da Região Dão Lafões e Alto Paiva. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos, 6(2), pp 23-39.pt_PT
dc.identifier.issn2238-2925
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4141
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://abet.ufjf.emnuvens.com.br/abet/article/view/2931pt_PT
dc.subjectTurismo gastronómicopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectEntidades promotoraspt_PT
dc.subjectProdutos endógenospt_PT
dc.titleTurismo Gastronómico em Portugal: formas de comunicar os produtos endógenos da região Dão Lafões e Alto Paivapt_PT
dc.title.alternativeGastronomic Tourism in Portugal: Communication ways of endogenous products of Dão Lafões and Alto-Paiva regionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceJuiz de Forapt_PT
oaire.citation.endPage39pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage23pt_PT
oaire.citation.titleAnais Brasileiros de Estudos Turísticospt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Revista Anais Brasileiros_2016.pdf
Size:
504.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: