Publication
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
dc.contributor.author | Ponte, João Pedro | |
dc.contributor.author | Guerreiro, António | |
dc.contributor.author | Cunha, Helena | |
dc.contributor.author | Duarte, José | |
dc.contributor.author | Martinho, Helena | |
dc.contributor.author | Martins, Cristina | |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Menino, Hugo | |
dc.contributor.author | Pinto, Hélia | |
dc.contributor.author | Santos, Leonor | |
dc.contributor.author | Varandas, José | |
dc.contributor.author | Veia, Luciano | |
dc.contributor.author | Viseu, Floriano | |
dc.date.accessioned | 2012-08-30T08:09:55Z | |
dc.date.available | 2012-08-30T08:09:55Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio. | por |
dc.identifier.citation | Ponte, J., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Martins, C., Menezes, L., Menino H., Pinto, H., Santos, L., Varandas, J., Veia, L. & Viseu, F. (2008). A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Revista Portuguesa de Educação, 20 (2), 39-74. | por |
dc.identifier.issn | 0871-9187 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/1162 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.relation | Intercentros (FCUL) | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.title | A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | por |
oaire.citation.endPage | 74 | por |
oaire.citation.startPage | 39 | por |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Educação | por |
oaire.citation.volume | 21 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |