Repository logo
 
Publication

A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática

dc.contributor.authorPonte, João Pedro
dc.contributor.authorGuerreiro, António
dc.contributor.authorCunha, Helena
dc.contributor.authorDuarte, José
dc.contributor.authorMartinho, Helena
dc.contributor.authorMartins, Cristina
dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorMenino, Hugo
dc.contributor.authorPinto, Hélia
dc.contributor.authorSantos, Leonor
dc.contributor.authorVarandas, José
dc.contributor.authorVeia, Luciano
dc.contributor.authorViseu, Floriano
dc.date.accessioned2012-08-30T08:09:55Z
dc.date.available2012-08-30T08:09:55Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractEste artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.por
dc.identifier.citationPonte, J., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Martins, C., Menezes, L., Menino H., Pinto, H., Santos, L., Varandas, J., Veia, L. & Viseu, F. (2008). A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Revista Portuguesa de Educação, 20 (2), 39-74.por
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1162
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.relationIntercentros (FCUL)por
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectCurrículopor
dc.titleA comunicação nas práticas de jovens professores de Matemáticapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.endPage74por
oaire.citation.startPage39por
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopor
oaire.citation.volume21por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
v20n2a03.pdf
Size:
93.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: