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Formação parental : implementação do programa ACT num grupo de pais da região centro de Portugal

dc.contributor.advisorMartins, Emília
dc.contributor.advisorMagalhães, Cátia
dc.contributor.authorSimões, Maria Salomé de Almeida
dc.date.accessioned2018-05-03T10:45:02Z
dc.date.available2018-05-03T10:45:02Z
dc.date.issued2017-11-10
dc.description.abstractContextos familiares de violência infantil, física ou psicológica, são uma realidade ainda frequente - cujos danos podem prolongar-se à idade adulta – que requer intervenções concebidas para melhorar o desempenho dos pais ou de outros cuidadores com vista à promoção do bem-estar das crianças. Este projeto de mestrado apresenta e desdobra, na sua revisão teórica, as temáticas “família e parentalidade” e “educação parental”. A componente prática expõe a implementação e avaliação do Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros - junto de 5 pais, ao longo de, aproximadamente, 2 meses. Nesta investigação-ação foi adotada uma metodologia quantitativa, cujo desenho experimental passou pela aplicação de um pré e de um pós-teste e um questionário de avaliação do ACT. Os resultados sugerem manutenção na dimensão “comportamento dos pais” e aumento nas restantes três (“estilos parentais”, “meios de comunicação” e “desenvolvimento infantil”), do pré para o pós-teste, tendo-se verificado diferenças significativas em duas (“estilos parentais” e “desenvolvimento infantil”).pt_PT
dc.description.abstractFamily contexts of physical or psychological child abuse are still a frequent reality - whose damage may extend to adulthood - requiring interventions designed to improve the performance of parents or other caregivers in order to promote children’s well-being. In its theoretical review, this master's project presents and unfolds the themes "family and parenting" and "parental education". The practical component describes the implementation and evaluation of the ACT Program (Adults and Children Together - Raising Safe Kids) with 5 parents, over approximately 2 months. In this action-research it was adopted a quantitative methodology, whose experimental design consisted of applying a pre and a post-test and one questionnaire of the ACT evaluation. The results suggest the maintenance in the dimension “parents behaviour” and an increase in the other three dimensions ("parenting styles", "media" and "child development") from the pre-test to the post-test, with significant differences in two of them ("parental styles" and "child development").pt_PT
dc.identifier.tid201908883pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4908
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEstilos Parentaispt_PT
dc.subjectProgramas de Formação Parental Baseados em Evidênciapt_PT
dc.subjectPrograma ACTpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectParenting Stylespt_PT
dc.subjectEvidence-Based Parental Training Programspt_PT
dc.subjectACT Programpt_PT
dc.titleFormação parental : implementação do programa ACT num grupo de pais da região centro de Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameIntervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Riscopt_PT

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