Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A circularidade e a indústria automóvel

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Fábio Teixo - Dissertação - MEMGI.pdf2.59 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta dissertação, intitulada "A Circularidade e a Indústria Automóvel", baseia-se na análise de como é que a evolução da economia e design circular estão a influenciar a indústria automóvel. A necessidade de evolução no campo da sustentabilidade faz com que sejam adotadas novas estratégias que são abordadas nesta dissertação. A crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental e as obrigatoriedades cada vez mais rigorosas, têm impulsionado a necessidade de repensar os processos produtivos da indústria, fazendo com que haja redução do desperdício, reciclagem de materiais e reutilização de componentes. Durante a dissertação serão abordados temas como design sustentável, design circular, economia circular, evolução do mundo automóvel no mundo, Europa e Portugal, a influência da legislação na evolução sustentável e, por fim, um estudo de caso com foco nas marcas BMW e Tesla. O estudo de caso procura fazer uma comparação entre duas empresas com abordagens distintas à sustentabilidade. A BMW segue o conceito "Secondary First", que ressalva o uso de materiais reciclados, fábricas inteligentes e parcerias estratégicas para a reciclagem de baterias. Já a Tesla adota uma estratégia verticalizada, incorporando a produção, reciclagem e reutilização de baterias nas suas Gigafactories, promovendo uma maior eficiência produtiva e energética. A análise comparativa revela que, enquanto a BMW aposta na economia circular através da inovação nos materiais e na digitalização da produção, a Tesla diferencia-se pelo controlo total da cadeia de valor e pela integração de processos sustentáveis no fabrico dos seus veículos elétricos. Apesar das discrepâncias nas estratégias, ambas as marcas demonstram que a sustentabilidade e a regularidade são elementos cruciais para o futuro da indústria automóvel. A dissertação analisa os principais desafios e oportunidades de implementação da economia circular no setor, destacando as limitações tecnológicas, os custos elevados e a necessidade de infraestruturas adequadas para a reciclagem de baterias. A economia circular não é somente uma necessidade ambiental, mas também uma estratégia competitiva indispensável para o crescimento sustentável da indústria automóvel.
This dissertation, entitled ‘Circularity and the Automotive Industry’, is based on analysing how the economy's evolution and circular design influence the automotive industry. The need to evolve in the field of sustainability has led to the adoption of new strategies, which are addressed in this dissertation. Growing concern about environmental sustainability and increasingly stringent requirements have driven the need to rethink the industry's production processes, reducing waste, recycling materials and reusing components. The dissertation will cover topics such as sustainable design, circular design, circular economy, the evolution of the automotive world in the world, Europe and Portugal, the influence of legislation on sustainable evolution and, finally, a case study focusing on the BMW and Tesla brands. The case study aims to compare two companies with distinct approaches to sustainability. BMW follows the "Secondary First" concept, emphasizing the use of recycled materials, smart factories, and strategic partnerships for battery recycling. In contrast, Tesla adopts a vertical integration strategy, incorporating battery production, recycling, and reuse within its Gigafactories, promoting greater production and energy efficiency. The comparative analysis reveals that, while BMW embraces the circular economy through material innovation and digitalized production, Tesla differentiates itself by maintaining full control over its value chain and integrating sustainable processes into the manufacturing of its electric vehicles. Despite the differences in their strategies, both brands demonstrate that sustainability and regulatory compliance are critical elements for the future of the automotive industry. The dissertation examines the key challenges and opportunities in implementing the circular economy within the sector, highlighting technological limitations, high costs, and the need for adequate infrastructure for battery recycling. Circular economy practices are not only an environmental necessity but also a crucial competitive strategy for the sustainable growth of the automotive industry.

Description

Keywords

Reciclagem Economia circular Design circular Indústria automóvel Mobilidade sustentável Circular Design Circular Economy Automotive Industry Recycling Sustainable Mobility

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue