Publication
Prática de Ensino Supervisionada e estudo de caso relativo à transição do bebé da família para o contexto de creche
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Esperança Jales | |
dc.contributor.author | Fernandes, Joana Rita Machado | |
dc.date.accessioned | 2018-05-02T09:28:26Z | |
dc.date.available | 2020-06-13T00:30:12Z | |
dc.date.issued | 2017-12-21 | |
dc.description.abstract | O relatório final de estágio apresentado emerge no âmbito da componente curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), correspondente ao mestrado de Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este encontra-se dividido em duas partes, que vão ao encontro de dois focos distintos, mas que se complementam, pois reporta-se a um mesmo objetivo. A primeira parte é a reflexão crítica efetuada no âmbito da PES, decorrente do segundo e terceiro semestre, respetivamente. A segunda parte reporta-se ao trabalho de investigação propriamente dito, o qual se centra na transição da criança do contexto familiar para o contexto da creche. Assim, para o estudo apresentado recorremos a autores de referência, a legislação em vigor, para dar resposta e para enriquecer todo o trabalho que seguidamente será explanado. Empiricamente, este estudo é de carácter qualitativo, visto que para a sua elaboração foi imprescindível recorrer a uma observação diária, no contexto, para que desta forma pudéssemos alcançar e dar resposta aos objetivos definidos para este estudo. Assim, para que este estudo fosse passível de ser concretizado, foi ainda necessário recorrer a inquéritos por questionário, previamente elaborados. Este instrumento foi empregue às educadoras, pais e auxiliares de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, pertencente ao concelho de Fafe. Tudo isto se tornou essencial, para dar resposta à questão central do estudo apresentado, que se reporta ao modo como se processa a transição do bebé do contexto familiar para o contexto de creche. | pt_PT |
dc.description.abstract | The final report of the stage presented emerges as part of the curricular component of Supervised Teaching Practice (PES), corresponding to the Master's Degree in Pre-School Education (EPE) and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB). This one is divided in two parts, that go to the meeting of two distinct focuses, but that complement, because it refers to the same objective. The first part is the critical reflection made in the scope of the PES, arising from the second and third semester, respectively. The second part deals with the research work itself, which focuses on the child's transition from the family context to the day-care context. Thus, for the study presented we refer authors of reference, the legislation in force, to answer and enrich all the work that will be explained below. Empirically, this study has a qualitative character, since for its elaboration it was essential to resort to a daily observation, in the context, so that we could reach and respond to the objectives defined for this study. Thus, in order to be able to carry out this study, it was also necessary to use questionnaires, previously developed. This instrument was used to the educators, parents and auxiliaries of a Private Institution of Social Solidarity, belonging to the municipality of Fafe. All this has become essential in order to answer the central question of the presented study, which refers to the way in which the transition of the baby from the family context to the day-care context takes place. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201906708 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4893 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu | |
dc.subject | creche | pt_PT |
dc.subject | transição | pt_PT |
dc.subject | família | pt_PT |
dc.subject | vinculação | pt_PT |
dc.subject | educador | pt_PT |
dc.subject | criança | pt_PT |
dc.subject | day care | pt_PT |
dc.subject | transition | pt_PT |
dc.subject | family | pt_PT |
dc.subject | attachment | pt_PT |
dc.subject | educator | pt_PT |
dc.subject | child | pt_PT |
dc.title | Prática de Ensino Supervisionada e estudo de caso relativo à transição do bebé da família para o contexto de creche | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório final de estágio - CORREÇÃO - 13-01-18 (FIM).pdf
- Size:
- 1.69 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: