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Calibração de modelos de microssimulação de tráfego para análise de interseções urbanas

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpt_PT
dc.contributor.advisorVasconcelos, António Luís Pimentel
dc.contributor.advisorSilva, Ana Maria César Bastos
dc.contributor.authorOliveira, Sara Filipa Guerra de
dc.date.accessioned2016-04-20T12:27:05Z
dc.date.available2016-04-20T12:27:05Z
dc.date.issued2016-03-14
dc.date.submitted2016-02-10
dc.description.abstractA comunidade técnica recorre frequentemente a modelos analíticos de capacidades nos processos de análise e de conceção geométrica de interseções rodoviárias. Contudo, durante os últimos anos os modelos microscópicos de simulação de tráfego têm-se revelado ferramentas privilegiadas na análise de problemas relacionados, entre outros, com a gestão do tráfego urbano, com a avaliação do funcionamento de sistemas de transportes complexos e com a definição de estratégias de controlo. Nestes modelos cada automóvel, peão, autocarro, etc., é tratado como uma entidade individual, com os seus objetivos, métodos e propriedades, tendo a possibilidade de interagir autonomamente com as outras entidades. Estas interações são modeladas através de algoritmos complexos que descrevem o comportamento dos condutores quando seguem outros veículos (car-following), quando mudam de via (lane-changing) ou quando entram numa corrente prioritária de uma interseção (gap-acceptance). São modelos exigentes em termos de recolha e tratamento de dados, volume de informação necessário, recursos e compreensão das teorias usadas, dependendo a fiabilidade dos seus resultados do rigor aplicado em todo o processo de modelação, simulação e análise. A presente dissertação pretende evidenciar a importância da calibração, enquanto etapa de ajuste dos parâmetros do modelo aplicado à análise de interseções urbanas. Esta tarefa revelase particularmente complexa em redes viárias urbanas, e nomeadamente na aplicação a interseções, uma vez que os outputs do modelo resultam do desempenho combinado dos diversos submodelos. Assim, centrando a análise em interseções reguladas através de sinalização luminosa e em rotundas, este trabalho apresenta a avaliação do seu desempenho operacional recorrendo a modelos analíticos e de simulação, destacando as vantagens e as desvantagens de ambas as abordagens metodológicas. Após a seleção dos estudos de caso, foram realizadas observações de campo que permitiram a criação de uma base de dados real, que suportou o desenvolvimento das duas metodologias alternativas. A fase seguinte centrou-se na aplicação dos modelos de microssimulação de tráfego às interseções selecionadas, desenvolvendo-se uma metodologia de calibração do modelo Aimsun, em que se associou uma análise de sensibilidade a um procedimento de otimização baseado num algoritmo genético. A estrutura de otimização foi implementada em MATLAB recorrendo ao algoritmo genético pré-definido na extensão de otimização. Com os modelos devidamente calibrados e validados, foram obtidos os indicadores de desempenho e traçadas conclusões acerca da sua aproximação à realidade e do paralelismo com os resultados obtidos através dos modelos analíticos. Destaca-se a facilidade de implementação dos modelos analíticos estudados. Contudo, como partem de um conjunto rígido de assunções, estes modelos apresentam algumas limitações na reprodução dos problemas reais estudados, nomeadamente no que respeita aos processos de mudança de via e à existência de vias curtas. Os modelos de simulação devem ser aplicados cuidadosamente a qualquer análise de uma interseção, demonstrando dependência da qualidade dos inputs (e.g., procura de tráfego, codificação do traçado) e sensibilidade elevada aos valores dos parâmetros comportamentais adotados. A metodologia de calibração preconizada permite replicar facilmente as condições observadas, revelando contudo uma baixa robustez, associada à vulnerabilidade a ajustes pontuais de parâmetros e à intransponibilidade a outras interseções, demonstrando falta de representatividade geral.pt_PT
dc.identifier.tid201128241
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3165
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMicrossimulaçãopt_PT
dc.subjectRotundapt_PT
dc.subjectInterseção semaforizadapt_PT
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_PT
dc.subjectCapacidadept_PT
dc.subjectAimsunpt_PT
dc.subjectAnálise de sensibilidadept_PT
dc.subjectAlgoritmo genéticopt_PT
dc.titleCalibração de modelos de microssimulação de tráfego para análise de interseções urbanaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia de Construção e Reabilitaçãopt_PT

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