Repository logo
 
Publication

Dimensões de análise da interação adulto-criança na educação de infância

dc.contributor.authorLopes, Ana Sofia
dc.contributor.authorPortugal, Gabriela
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.date.accessioned2022-01-28T14:56:38Z
dc.date.available2022-01-28T14:56:38Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO período associado à creche é um momento único para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Durante esta fase a criança desenvolve a sua autonomia, autorregulação e as suas capacidades linguísticas, através das interações que desenvolve com adultos significativos na sua vida. Nesta comunicação apresenta-se uma revisão de literatura sobre a interação adulto-criança como dimensão de qualidade em educação de infância, realizada no âmbito de um doutoramento sobre utilização pedagógica de espaços exteriores em creche em Portugal. A revisão teve como objetivo identificar que conceptualizações e que dimensões de análise são consideradas nos estudos sobre o estilo/perfil de interação adulto-criança na Educação de Infância, pretendendo sustentar a discussão dessa vertente em creche, na intervenção em espaço exterior. O corpus analisado, através de uma revisão integrativa, identifica quadros teóricos e autores de referência, permitindo traçar um contexto relativo aos fundamentos da temática selecionada para este estudo, identificando alguns instrumentos de observação desta relação (Jamison, Cabell, LoCasale-Crouch, Hamre, & Pianta, 2014; La Paro, Hamre, & Pianta, 2009; Laevers, 2000). Destaca-se a referenciação privilegiada ao contexto de sala de atividades, por exclusão de outros espaços. No entanto, quando se direcionam para momentos de interação durante o brincar livre é criada uma janela para o entendimento das interações e relações em contextos mais abertos e menos estruturados, o que possibilita uma possível configuração destas dimensões para análise das interações adulto-criança no espaço exterior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLopes, A. S., Portugal, G., & Figueiredo, M. P. (2021). Dimensões de análise da Interacção adulto-criança na Educação de Infância. Investigar em Educação, 13, 79-88.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7047
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/177pt_PT
dc.subjectInteração adulto-criançapt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.titleDimensões de análise da interação adulto-criança na educação de infânciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage88pt_PT
oaire.citation.issue13pt_PT
oaire.citation.startPage79pt_PT
oaire.citation.titleInvestigar em Educaçãopt_PT
person.familyNamePacheco Figueiredo
person.givenNameMaria
person.identifier.ciencia-id8C11-3B00-7E06
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
papersofia_investigaremeducacao.pdf
Size:
175.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigointeracaoadultocrianca