Publication
Dimensões de análise da interação adulto-criança na educação de infância
dc.contributor.author | Lopes, Ana Sofia | |
dc.contributor.author | Portugal, Gabriela | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria Pacheco | |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T14:56:38Z | |
dc.date.available | 2022-01-28T14:56:38Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O período associado à creche é um momento único para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Durante esta fase a criança desenvolve a sua autonomia, autorregulação e as suas capacidades linguísticas, através das interações que desenvolve com adultos significativos na sua vida. Nesta comunicação apresenta-se uma revisão de literatura sobre a interação adulto-criança como dimensão de qualidade em educação de infância, realizada no âmbito de um doutoramento sobre utilização pedagógica de espaços exteriores em creche em Portugal. A revisão teve como objetivo identificar que conceptualizações e que dimensões de análise são consideradas nos estudos sobre o estilo/perfil de interação adulto-criança na Educação de Infância, pretendendo sustentar a discussão dessa vertente em creche, na intervenção em espaço exterior. O corpus analisado, através de uma revisão integrativa, identifica quadros teóricos e autores de referência, permitindo traçar um contexto relativo aos fundamentos da temática selecionada para este estudo, identificando alguns instrumentos de observação desta relação (Jamison, Cabell, LoCasale-Crouch, Hamre, & Pianta, 2014; La Paro, Hamre, & Pianta, 2009; Laevers, 2000). Destaca-se a referenciação privilegiada ao contexto de sala de atividades, por exclusão de outros espaços. No entanto, quando se direcionam para momentos de interação durante o brincar livre é criada uma janela para o entendimento das interações e relações em contextos mais abertos e menos estruturados, o que possibilita uma possível configuração destas dimensões para análise das interações adulto-criança no espaço exterior. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lopes, A. S., Portugal, G., & Figueiredo, M. P. (2021). Dimensões de análise da Interacção adulto-criança na Educação de Infância. Investigar em Educação, 13, 79-88. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7047 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/177 | pt_PT |
dc.subject | Interação adulto-criança | pt_PT |
dc.subject | Educação de Infância | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.title | Dimensões de análise da interação adulto-criança na educação de infância | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 88 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 13 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 79 | pt_PT |
oaire.citation.title | Investigar em Educação | pt_PT |
person.familyName | Pacheco Figueiredo | |
person.givenName | Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 8C11-3B00-7E06 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- papersofia_investigaremeducacao.pdf
- Size:
- 175.67 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- artigointeracaoadultocrianca