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Perturbações do neurodesenvolvimento e inclusão: contributos de um estudo de caso

dc.contributor.authorRodrigues, José Fernando
dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorJales Ribeiro, Esperança
dc.date.accessioned2019-08-06T10:21:48Z
dc.date.available2019-08-06T10:21:48Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA conceção de escola inclusiva remete-nos para o primado da igualdade de oportunidades educativas e sociais, garantida a todos os alunos, incluindo os que evidenciam um desenvolvimento atípico. O presente estudo tem como objetivo geral de estudo: aferir o nível de inclusão de uma aluna com a Síndrome de CHARGE na comunidade escolar que frequenta. Tendo em consideração que esta problemática está associada a um conjunto de incapacidades sensoriais, músculo-esqueléticas, intelectuais e do sistema urinário, pretende-se perceber o impacto na sua atividade e participação e, por conseguinte, ao nível da inclusão escolar e social. O trabalho empírico seguiu uma metodologia de caráter qualitativo, mais especificamente, o estudo de caso, de sujeito único. A seleção dos participantes foi intencional e de conveniência. A criança em estudo tem 12 anos de idade, apresenta Síndrome de CHARGE e frequenta o 5.º ano de escolaridade numa escola de ensino regular, no caso, uma instituição particular com contrato de associação, da região centro de Portugal. Também participaram na investigação intervenientes no processo educativo da criança, a saber: a mãe, a diretora de turma, a professora de educação especial e os colegas da turma. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas, observações naturalistas, teste sociométrico e análise documental. Os resultados revelam que a criança está incluída nos contextos escolar e familiar, na medida em que apresenta níveis interessantes de participação, bem-estar emocional e interações sociais, especialmente com os adultos. Além disso, registamos o papel central da família no processo de inclusão da aluna, bem como uma adequada rede de suporte social. Foram identificados facilitadores (características da criança, envolvimento da família e dos professores, estratégias educativas inclusivas) e constrangimentos (escassez de recursos e dificuldades relacionadas com os problemas de saúde da criança).pt_PT
dc.description.sponsorshipCentro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS)/Instituto Politécnico de Viseu/ FCTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, J., Felizardo, S., & Ribeiro, E. (2017). Perturbações do neurodesenvolvimento e inclusão: contributos de um estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 8 (2), 157-167.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5599
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista de Psicologia da Criança e do Adolescentept_PT
dc.subjectNeurodevelopmental disorderspt_PT
dc.subjectCharge Syndromept_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.titlePerturbações do neurodesenvolvimento e inclusão: contributos de um estudo de casopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage167pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage157pt_PT
oaire.citation.titleChild and Adolescent Psychology / Revista de Psicologia da Criança e do Adolescentept_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameFelizardo
person.familyNameJales Ribeiro
person.givenNameSara
person.givenNameEsperança
person.identifier.ciencia-id7C1C-342A-2434
person.identifier.ciencia-id9F1F-DA46-340F
person.identifier.orcid0000-0002-4763-687X
person.identifier.orcid0000-0003-2936-9891
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d
relation.isAuthorOfPublication8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc
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