Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Desenvolvimento_com.pdf141.78 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Gradativamente, e em resultado de um reconhecimento mais alargado da sua importância na dinâmica das aulas de matemática, a comunicação tem vindo a despertar um maior interesse na comunidade de educadores matemáticos. É de aceitação generalizada que a comunicação é um processo fundamental da actividade matemática em que estão envolvidos professor e alunos, no decorrer da aula. Para além disso, é também claro que a comunicação, pela sua natureza, assume um estatuto de transversalidade face a outros processos matemáticos, como a resolução de problemas. Nessa medida, atribuir à comunicação um papel essencialmente instrumental no ensino e na aprendizagem da Matemática – como acontecia em grande parte dos estudos que focavam os produtos linguísticos das aulas – é, manifestamente, redutor. Pelo contrário, e tal como se defende no estudo que está na base deste texto – a comunicação é a essência do ensino e da aprendizagem da matemática escolar. Este estudo, inspirando-se nestas perspectivas da comunicação matemática, desenvolve-se no quadro de um projecto de investigação colaborativa que contou com a participação de três professores do 1.º ciclo e de um professor do ensino superior, eu próprio. Ao longo dos quase dois anos de trabalho em colaboração, os professores envolveram-se em processos de reflexão e investigação das suas práticas comunicativas, desenvolvendo-se neste campo de forma significativa e consistente. O desenvolvimento profissional, para além das dimensões apontadas, manifestou-se de forma substantiva pelo aparecimento de padrões de interacção e de modos de comunicação bastante mais exigentes do que aqueles que antes do projecto eram prevalecentes nas suas práticas matemáticas na sala de aula.

Description

Keywords

comunicação matemática Investigação colaborativa

Pedagogical Context

Citation

Menezes, L. (2005). Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa. In A. Boavida (Eds). Actas do XVI SIEM (pp. 349-365). Setúbal: APM.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

CC License