Publication
Práticas de leitura e de escrita de futuros profissionais da Educação Social – Dos fios que se tecem as suas representações
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Balula, João Paulo | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T09:01:15Z | |
dc.date.available | 2017-03-24T09:01:15Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Numa época pautada por desafios comunicacionais de elevada exigência, as práticas de leitura e de escrita assumem particular relevância. Os futuros profissionais da Educação Social, dado o pendor educacional e comunicacional de que se revestirá a sua atividade, terão de ler e escrever de forma proficiente. Deste modo, o propósito deste estudo é identificar e compreender os principais aspetos que caracterizam as representações dos estudantes futuros profissionais da Educação Social sobre a importância da leitura e da escrita, relativamente ao seu futuro labor. Considerou-se adequada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 105 estudantes do 1.º ano do curso de Educação Social, inscritos na unidade curricular de Técnicas de Produção de Texto, no 1.º semestre de 2014/2015 e de 2015/2016. Foram analisadas 210 reflexões individuais realizadas no início e no final da unidade curricular. Concluiu-se que os estudantes atribuíam considerável relevância à leitura e à escrita para o seu futuro profissional, tendo sido possível compreender que as suas representações se caracterizavam por alguma diversidade, destacando-se o «desenvolvimento profissional», a «comunicação interpessoal» e o «desenvolvimento de técnicas de produção de texto». Inferiu-se igualmente a necessidade de realizar mais estudos que possibilitem aprofundar o conhecimento sobre a relevância da leitura e da escrita para os futuros profissionais da Educação Social, de modo a que a formação destes estudantes se possa adequar aos desafios crescentes que os aguardam. | pt_PT |
dc.description.abstract | At a time marked by communication challenges of high demand, reading and writing practices take on particular relevance. Future professionals of Social Education, for the educational and communicational focus implied on their work, will have to read and write proficiently. Therefore the purpose of this study is to understand the conceptions of students’ future professionals of Social Education on the importance of reading and writing, in their future work, seeking to identify the main aspects that characterize them. It was considered appropriate to take a qualitative approach, using as methodological framework the case study. Participants were 105 students of the 1st year of Social Education, enrolled in the curricular unit of Text Production Techniques, in the 1st semester of 2014/2015 and 2015/2016. The instruments used to gather data were 210 individual essays made at the beginning and end of the course. It was concluded that students attributed considerable importance to reading and writing for their professional future and it was possible to understand that their conceptions were characterized by some diversity: «Professional development», «interpersonal communication» and «development of text production techniques» particularly stood out. The need to develop more studies that would enable a further understanding of the importance of reading and writing for future professionals of Social Education, so that the training of these students can be adapted to the growing challenges that await them, also emerged. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D.; Silva, A. I. & Balula, J. P. (2016). Práticas de leitura e de escrita de futuros profissionais da educação social – dos fios que se tecem as suas representações. In ATAS XIII Congresso SPCE Fronteiras, diálogos e transições na educação. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96261-6-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4513 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.relation | CI&DETS | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Conceções | pt_PT |
dc.subject | Educação Social | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Reading | pt_PT |
dc.subject | Social education | pt_PT |
dc.subject | Writing | pt_PT |
dc.subject | Conceptions | pt_PT |
dc.subject | Higher education | pt_PT |
dc.title | Práticas de leitura e de escrita de futuros profissionais da Educação Social – Dos fios que se tecem as suas representações | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 300 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 291 | pt_PT |
oaire.citation.title | ATAS XIII Congresso SPCE Fronteiras, diálogos e transições na educação | pt_PT |
person.familyName | Melão | |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | Paulo Rodrigues Balula | |
person.givenName | Dulce | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | 7619-AD86-DEE0 | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1F-4943-E17A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5751-3902 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1598-1406 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
relation.isAuthorOfPublication | 4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 |