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Pesquisa de consumidor relativa a compotas inovadoras à base de ingredientes com potenciais benefícios para a saúde

dc.contributor.authorGuiné, Raquel
dc.contributor.authorMartins, Diogo
dc.contributor.authorAndré, Sónia
dc.contributor.authorAndré, Vera
dc.contributor.authorCastro, Catarina
dc.contributor.authorRodrigues, Melania
dc.date.accessioned2017-12-11T15:27:39Z
dc.date.available2017-12-11T15:27:39Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractAtualmente, os consumidores estão mais despertos para a interligação entre os conceitos de alimentos agradáveis e alimentos com propriedades benéficas para a saúde, pelo que o mercado de alimentos mais virados para a promoção da saúde tenha vindo a sofrer uma grande expansão. Neste trabalho foi avaliada a possível aceitação dos consumidores face a compotas inovadoras com inclusão de ingredientes funcionais. Para tal, foi realizado um estudo por questionário a uma amostra de 400 participantes, durante o período de novembro a dezembro de 2016 na região centro de Portugal. Os questionários foram aplicados por entrevista direta após consentimento verbal e informado apenas para participantes de 18 anos ou mais. Os resultados obtidos mostraram que 80% dos participantes gostam de compotas, sendo que 76% confecionam-nas em casa e apenas 24% costuma comprar feitas. A maior parte dos participantes consome produtos funcionais (74%), e apreciam de forma diferente os vários ingredientes possíveis adicionados nas compotas, reconhecendo como particularmente importantes a acerola, a framboesa, o morango, a canela, as sementes de chia e o mel. Em relação á introdução dos ingredientes em compotas, aqueles que causaram mais estranheza, pela sua originalidade neste tipo de alimento, foram acerola, bagas de goji ou sementes de papoila, de sésamo e chia. Em conclusão, o estudo mostrou que que vender compotas com ingredientes funcionais pode ser uma boa estratégia, contudo é importante proceder a testes sensoriais para verificar a aceitação dos produtos face ao tipo de ingredientes utilizados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGuiné, R.P.F., Martins, D., André, S., André, V., Castro, C., & Rodrigues, M. (2017, novembro). Pesquisa de consumidor relativa a compotas inovadoras à base de ingredientes com potenciais benefícios para a saúde. Livro de resumos do II Congresso das Escolas Superiores Agrárias, Elvas, Portugal, p. 257.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4753
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectIngrediente funcionalpt_PT
dc.subjectBenefício para a saúdept_PT
dc.subjectDesenvolvimento de novos produtospt_PT
dc.subjectEstudo de mercadopt_PT
dc.subjectAceitação do consumidorpt_PT
dc.titlePesquisa de consumidor relativa a compotas inovadoras à base de ingredientes com potenciais benefícios para a saúdept_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceElvaspt_PT
oaire.citation.titleII Congresso das Escolas Superiores Agráriaspt_PT
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