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Metodologias de gestão e a competitividade das PME em Portugal: Casos de estudo

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Durante o século XX sucederam-se enormes desenvolvimentos no estudo das ciências empresariais largamente impulsionados pelas revoluções industriais e pela subsequente evolução dos modelos de trabalho. A área da gestão empresarial sofreu grandes avanços, fruto não só do contributo de inúmeros desenvolvimentos no próprio contexto empresarial, mas também do mundo académico através dos estudos de inúmeros autores. A globalização e a abertura dos mercados económicos colocou novos desafios às empresas na medida em que o plano concorrencial se passou a desenvolver à escala global. Estes fatores levaram ao desenvolvimento de novos e mais e cientes processos produtivos para não existir perda de competitividade. Também a incorporação de cada vez mais conhecimento levou ao desenvolvimento de políticas de atração e retenção de talento pois foi percebido que apenas com os recursos humanos mais qualificados, que são escassos, seria possível inovar e melhorar nos produtos e nos processos. A evidência estatística mostra que a economia portuguesa não figura em lugares de destaque nos domínios da produtividade e competitividade face à economia europeia e mundial, pelo que, urge encontrar mecanismos que possam impulsionar os resultados da economia nacional. O tecido empresarial português é composto, na sua grande maioria, por empresas de pequena ou média dimensão. O peso que esta tipologia de empresas exerce sobre a economia sugere que a sua prestação tem uma grande in uencia nos resultados macroeconómicos da nação. Este trabalho visa a avaliação da qualidade de gestão praticada pelas empresas portuguesas traçando a comparação com empresas participadas de capital estrangeiro instaladas em Portugal e com os dados de estudos semelhantes na literatura. Foram escolhidas empresas com as mesmas dimensões e na mesma área geográfica para controlar variáveis que pudessem afetar o estudo. A metodologia de recolha de dados assenta na base de entrevistas a gestores ou administradores de empresas não financeiras.
ABSTRACT: During the 20th century great developments succeeded in the fields of business sciences broadly imposed by industrial revolutions and the subsequent evolution of the working models. The area of business management has made great strides, thanks to the contribution of inumerous developments introduced by the business contexts and of studies from many authors on the academic background. Globalization and the opening of economic markets have posed new challenges for businesses as the competitive plan has been developed, since then, on a global scale. These factors led to the development of new and more eficient production processes to obviate the loss of competitiveness. Also, the incorporation of knowledge-intensive processes, led to the development of talent attraction and retention policies as it was percieved that only with the most quali ed human resources, which are scarce, it would be possible to innovate and improve in products and processes. Statistical evidence shows that the portuguese economy does not show prominently on the productivity and competitivity domains when compared to the european and the worlwide economy. Because of this, it is urgent to nd mechanisms which can boost the results of our national economy. The portuguese business fabric is mostly composed of small and medium sized companies. The weight that this business topology has on the economy suggests that its provision has a major ifluence on the economical outcome of a nation. This work aims to evaluate the quality of management practiced by Portuguese companies and draw a comparison with foreign capital companies located in Portugal along with the data available from other studies. The data collection methodology is based on interviews with managers or directors of non-financial companies.

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Gestão Competitividade Produtividade Qualidade de gestão Ferramentas de gestão Casos de estudo

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