Repository logo
 
Publication

Da literatura como gineceu de imagens às representações de uma Literacia implicada

dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.contributor.authorCoelho, Sandra
dc.date.accessioned2011-03-22T23:41:39Z
dc.date.available2011-03-22T23:41:39Z
dc.date.issued2011-03-18
dc.description.abstractParece haver em todos os sistemas educativos uma hierarquia formada para a instrução literária. Neste contexto, as imagens foram subvalorizadas pelos letrados devido ao seu valor comunicativo. Torna-se redutor trabalhar a Literatura, fundadora da Literacia, sem propormos reflectir sobre a importância da imagem percepcionada pela experiência da leitura. Nesta comunicação, a Literatura gemina-se à Literacia de forma sofisticada; ancora-se na compreensão e interpretação das imagens traduzidas pela tradição oral e pela tipografia alfabética em documentos mediatizados, ou não; cristaliza-se de formas várias e enceta o processo de categorização do mundo de forma consciente subscrevendo o que se denomina de literacia crítica. Propomos esclarecer a passagem da Literatura à Literacia, ilustrando os pontos de contacto intrínsecos a ambas. As aptidões de inserção, adaptação e mobilidade nas sociedades actuais mediatizadas pela escrita e fundadas no oculocentrismo parecem determinar o mais ou menos eficaz acesso ao pensamento abstracto. Uma sociedade iletrada adoptaria processos cognitivos menos sofisticados e elaborados para a interpretação do mundo (visível). Assim, a Literatura, gineceu de imagens, promove processos de maturação do leitor e prontifica o exercício descodificador e compreensivo que se constitui no acto de ler e no acto de escrever. Propomos revistar o sentido do leitor em toda a sua polissemia, projectando a Literatura como um espaço de mundividências emersas das suas funções pragmática, social, utilitária e lúdica concretizadas em diferentes dimensões a explorar com a criação de instrumentos de uma didáctica da literatura. Propomos uma reflexão sobre os fundamentos de um cânone escolar e da potencial permeabilidade à construção de um cânone individual, personalizado e intertextual. Assumimos, assim, a Língua, a Literatura e o Leitor como um corpo, continente de conhecimentos, herdeiro de cultura, estruturante de regras, princípios, sujeitos ao acto de interpretar.por
dc.description.sponsorshipESEVpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/975
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAssociação de Professores de Portuguêspor
dc.relation.ispartofseriesLiteratura, como te quero!? A Didáctica da Literatura:razões, âmbito e práticas;
dc.subjectLITERATURApor
dc.subjectLITERACIApor
dc.subjectDIDÁCTICA DA LITERATURApor
dc.subjectINFERÊNCIApor
dc.subjectIMAGEMpor
dc.subjectLEITURA E ESCRITApor
dc.titleDa literatura como gineceu de imagens às representações de uma Literacia implicadapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFigueira da Fozpor
oaire.citation.endPage10por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleActas de 9.º Encontro da APPpor
person.familyNameSilva
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
01.pdf
Size:
170.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
ARTIGO PRINCIPAL
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: