Publication
Da literatura como gineceu de imagens às representações de uma Literacia implicada
dc.contributor.author | Silva, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Coelho, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2011-03-22T23:41:39Z | |
dc.date.available | 2011-03-22T23:41:39Z | |
dc.date.issued | 2011-03-18 | |
dc.description.abstract | Parece haver em todos os sistemas educativos uma hierarquia formada para a instrução literária. Neste contexto, as imagens foram subvalorizadas pelos letrados devido ao seu valor comunicativo. Torna-se redutor trabalhar a Literatura, fundadora da Literacia, sem propormos reflectir sobre a importância da imagem percepcionada pela experiência da leitura. Nesta comunicação, a Literatura gemina-se à Literacia de forma sofisticada; ancora-se na compreensão e interpretação das imagens traduzidas pela tradição oral e pela tipografia alfabética em documentos mediatizados, ou não; cristaliza-se de formas várias e enceta o processo de categorização do mundo de forma consciente subscrevendo o que se denomina de literacia crítica. Propomos esclarecer a passagem da Literatura à Literacia, ilustrando os pontos de contacto intrínsecos a ambas. As aptidões de inserção, adaptação e mobilidade nas sociedades actuais mediatizadas pela escrita e fundadas no oculocentrismo parecem determinar o mais ou menos eficaz acesso ao pensamento abstracto. Uma sociedade iletrada adoptaria processos cognitivos menos sofisticados e elaborados para a interpretação do mundo (visível). Assim, a Literatura, gineceu de imagens, promove processos de maturação do leitor e prontifica o exercício descodificador e compreensivo que se constitui no acto de ler e no acto de escrever. Propomos revistar o sentido do leitor em toda a sua polissemia, projectando a Literatura como um espaço de mundividências emersas das suas funções pragmática, social, utilitária e lúdica concretizadas em diferentes dimensões a explorar com a criação de instrumentos de uma didáctica da literatura. Propomos uma reflexão sobre os fundamentos de um cânone escolar e da potencial permeabilidade à construção de um cânone individual, personalizado e intertextual. Assumimos, assim, a Língua, a Literatura e o Leitor como um corpo, continente de conhecimentos, herdeiro de cultura, estruturante de regras, princípios, sujeitos ao acto de interpretar. | por |
dc.description.sponsorship | ESEV | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/975 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Associação de Professores de Português | por |
dc.relation.ispartofseries | Literatura, como te quero!? A Didáctica da Literatura:razões, âmbito e práticas; | |
dc.subject | LITERATURA | por |
dc.subject | LITERACIA | por |
dc.subject | DIDÁCTICA DA LITERATURA | por |
dc.subject | INFERÊNCIA | por |
dc.subject | IMAGEM | por |
dc.subject | LEITURA E ESCRITA | por |
dc.title | Da literatura como gineceu de imagens às representações de uma Literacia implicada | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Figueira da Foz | por |
oaire.citation.endPage | 10 | por |
oaire.citation.startPage | 1 | por |
oaire.citation.title | Actas de 9.º Encontro da APP | por |
person.familyName | Silva | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 7619-AD86-DEE0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5751-3902 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 01.pdf
- Size:
- 170.97 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- ARTIGO PRINCIPAL
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: