Repository logo
 
Publication

Estilos de Lide rança dos Diretores Técnicos e Satisfação dos Colaboradores : Estudo realizado em IPSS`s dos Distritos da Guarda e Viseu

dc.contributor.authorGomes, Susana
dc.contributor.authorPereira, Paulo
dc.date.accessioned2017-01-16T15:08:31Z
dc.date.available2017-01-16T15:08:31Z
dc.date.issued2016
dc.date.updated2017-01-12T10:18:52Z
dc.description.abstractIntrodução: Este trabalho trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Objetivos: O presente estudo teve como principal objetivo conhecer, na perspetiva dos colaboradores, a relação entre os estilos de liderança utilizados pelos diretores técnicos e a satisfação dos colaboradores em nove IPSS`s dos distritos da Guarda e Viseu, atendendo ainda à relevância de variáveis sociodemográficas e profissionais no âmbito da satisfação no trabalho. Métodos: A amostra é constituída por 85 colaboradores e o instrumento de recolha de dados agrega questões de caracterização sociodemográfica e profissional e duas escalas, já validadas para avaliar: i) o grau de satisfação nas várias dimensões do trabalho (elaborada pelo Instituto da Segurança Social, 2007) e ii) o estilo de liderança dos diretores técnicos (elaborada por Melo, 2004), segundo a perspetiva dos colaboradores. Resultados: Os resultados obtidos indicam que o estilo de liderança relacional é o que promove maior satisfação e o estilo de liderança voltado para a tarefa menor satisfação. Conclusões: O estudo das hipóteses permitiu observar que as variáveis: género, tipo de contrato, tempo de serviço e habilitações literárias interferem na satisfação dos colaboradores com o trabalho.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: This work is a quantitative, transversal, descriptive and correlational study. Objectivos: The main purpose of the present study was to understand the collaborators perspective of the relationship between the leadership styles used by technical directors and job satisfaction of employees in nine Private Social Solidarity Institutions (PSSI,) in the districts of Guarda and Viseu, taking also into account the relevance of sociodemographic and professional variables in the field of job satisfaction. Methods: The sample consists of 85 employees and the data collection instrument integrates questions of socio-demographic and professional characterization and two validated scales for assessing: i) the degree of job satisfaction in various dimensions (developed by Instituto da Segurança Social, 2007) and ii) the leadership style of the technical directors (developed by Melo, 2004), according to the perception of employees. Results: The results indicate that the relational leadership style promotes greater satisfaction and the leadership focused on task induces lower satisfaction. Conclusions: The hypothesis under study allows to conclude that variables: gender, type of work contract, service time and qualifications influence employee’s job satisfaction.pt_PT
dc.description.abstractIntroducción: Esto trabajo es un estudio cuantitativo, transversal, descriptivo y correlacional. Objetivos: Este estudio tuvo como principal objetivo conocer, desde la perspectiva de los empleados, la relación entre los estilos de liderazgo utilizados por los directores técnicos y la satisfacción de los empleados en nueve Instituciones Privadas de Solidaridad Social (IPSS) de los distritos de Guarda y Viseu, teniendo en cuenta también la relevancia de las variables sociodemográficas y profesionales en el campo de la satisfacción en el trabajo. Métodos: La muestra se compone de 85 empleados y el instrumento de recolección de datos añade cuestiones sociodemográficas y profesionales y dos escalas, ya validadas, para evaluar: i) el grado de satisfacción en diversas dimensiones del trabajo (desarrollado por el Instituto da Segurança Social, 2007) y ii) el estilo de liderazgo de los directores técnicos (desarrollado por Melo, 2004), según la perspectiva de los empleados. Resultados: Los resultados indican que el estilo relacional de liderazgo promueve una mayor satisfacción y el estilo de liderazgo direccionado por la tarea promueve menor satisfacción. Conclusiones: Para las hipótesis del estudio se ha observado que las variables: sexo, tipo de contrato, tiempo de servicio y cualificación interfieren con la satisfacción de los empleados con el trabajo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3662
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPVpt_PT
dc.relation.ispartofseries2;1
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectcolaboradores de IPSS`spt_PT
dc.subjectdiretor técnicopt_PT
dc.subjectestilo de liderançapt_PT
dc.subjectsatisfação no trabalhopt_PT
dc.subjectPSSI’s employeespt_PT
dc.subjecttechnical directorpt_PT
dc.subjectleadership stylept_PT
dc.subjectjob satisfactionpt_PT
dc.subjectempleados de IPSSpt_PT
dc.subjectestilo de liderazgopt_PT
dc.subjectsatisfacción en el trabajopt_PT
dc.titleEstilos de Lide rança dos Diretores Técnicos e Satisfação dos Colaboradores : Estudo realizado em IPSS`s dos Distritos da Guarda e Viseupt_PT
dc.title.alternativeLeadership Styles of Technica l Directors and Job Satisfaction of Employees : A study conducted in PSSI`s of the Districts of Guarda and Viseupt_PT
dc.title.alternativeEstilos de liderazgo de los directores técnicos y la satisfacción del empleado : un estúdio realizado en IPSS`s el Distrito de Guarda y Viseupt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage176pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage159pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10089-30421-1-PB-159-176.pdf
Size:
348.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: