Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Trinka e João no combate ao grande vírus: um recurso para crianças, famílias e profissionais na pandemia de covid-19

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Da saúde pública, à vida social e económica, nada parece escapar à capacidade profundamente perturbadora da pandemia de COVID-19. Há toda uma geração de crianças que vê fortemente limitado o seu contexto desenvolvimental e de famílias expostas a um grau de exigência excecional. Serão, por isso, fundamentais recursos que possam auxiliar as famílias/educadores a ajudarem as crianças na gestão da avalanche de informação e do turbilhão de emoções que a pandemia pode despertar. A utilização da história da Trinka & João, folheto e guia de perguntas proporciona às crianças, aos pais/educadores e/ou aos profissionais ferramentas para pensar e conversar, em conjunto, sobre aspetos difíceis da pandemia, as forças das famílias e da comunidade para lhe fazerem frente de forma mais consciente e compassiva, assim como os desafios e reações emocionais mais frequentes nas crianças e adultos. Adotou-se uma metodologia fundamentalmente qualitativa, que permitiu a análise de cinco (5) depoimentos de profissionais que utilizaram este recurso em contexto não formal de educação. A história, de livre acesso, editada pela Piplo productions, com o apoio da Fundação Irving Harris e da Rede de Tratamento de Trauma Precoce da Universidade da Califórnia e do Centro Nacional da Rede Nacional de Stresse Traumático Infantil, da Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, foi traduzida e adaptada para português por Magalhães et al. (2020), por se considerar relevante trazer para o nosso contexto um recurso que, numa lógica de prevenção universal, permite intervir na desafiante situação atual.
From public health, to social and economic life, nothing seems to escape the profoundly disruptive capacity of the COVID-19 pandemic. There is a whole generation of children who see their developmental context severely limited, and families exposed to an exceptional degree of demand. Therefore, they will be fundamental resources that can help families/educators to help children in managing the avalanche of information and the whirlwind of emotions that the pandemic can arouse. Using the Trinka & João story, leaflet and question guide provides children, parents/educators and/or professionals with tools to think and talk together about difficult aspects of the pandemic, the strengths of families and the community to face it in a more conscious and compassionate way, as well as the challenges and emotional reactions more frequent in children and adults. The qualitative methodology was used to analysis five (5) perspectives of professionals who used this resource in a non-formal education context.The story, open access, edited by Piplo productions with support from the Irving Harris Foundation and the University of California Early Trauma Treatment Network and the National Child Traumatic Stress Network Center of the Mental Health Services Administration and Substance Abuse, US Department of Health and Human Services, was translated and adapted to Portuguese by Magalhães et al. (2020), as it is considered relevant to bring to our context a resource that, in a logic of prevention universal, allows intervening in the challenging current situation.

Description

Keywords

Pandemia compaixão crianças famílias empatia estratégias Pandemic compassion kids families empathy strategies

Citation

Ravasco, C. & Rodrigues, F. (2022). Trinka e João no combate ao grande vírus: um recurso para crianças, famílias e profissionais na pandemia de COVID-19 . Egitania Sciencia, II Edição Especial: Educação, pp.107-121.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue