Repository logo
 
Publication

Ludificação na sala de aula – um estudo de caso: análise prévia

dc.contributor.authorFigueiredo, Sofia
dc.contributor.authorSouto-e-Melo, A. L.
dc.contributor.authorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorSousa, Catarina Carneiro de
dc.date.accessioned2022-02-25T10:01:34Z
dc.date.available2022-02-25T10:01:34Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractTem-se verificado na última década um impulso para implementar e operacionalizar a utilização de estratégias que habitualmente associamos a jogos – como a atribuição de prémios, acumulação de pontos, e estabelecimento de tabelas de pontuação (leaderboards) – de forma cada vez mais sistematizada, com o intuito de aumentar o envolvimento e a motivação de públicos em circunstâncias variadas: na escola, no local de trabalho, em situações de lazer e de marketing, entre outras. O emprego destas estratégias de aprendizagem não é novo: de uma forma ou outra, como docentes, fomos recorrendo a recompensas, concursos, e outros elementos com os nossos alunos, como forma de motivação para a aprendizagem, que agora surgem na literatura relacionada com a ludificação. O que é novidade é a utilização organizada e sistemática, seguindo guiões e observando resultados de testes empíricos controlados. O presente trabalho procura analisar três casos de implementação de ludificação, dois em Portugal (um deles orientado para alunos mais jovens, e o outro para alunos com caraterísticas e motivações diferentes) e um terceiro internacional, na tentativa de encontrar uma estrutura que possa orientar uma experiência de ludificação numa unidade curricular integrada no ensino artístico na Escola Superior de Educação de Viseu. Procura-se compreender que elementos se revelaram pertinentes e estimulantes, e que contributos trazem para a ação docente, no ensino, e para a ação dos alunos, na aprendizagem. Faz-se ainda uma breve menção a uma experiência de immersive learning, com o intuito de enquadrar os casos analisados num contexto mais abrangente.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53098-6-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7116
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa do Porto. Faculdade de Educação e Psicologiapt_PT
dc.subjectEstratégias De Aprendizagempt_PT
dc.subjectImmersive Learningpt_PT
dc.subjectLudificaçãopt_PT
dc.titleLudificação na sala de aula – um estudo de caso: análise préviapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage79pt_PT
oaire.citation.startPage68pt_PT
oaire.citation.titleEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do IV Seminário Internacionalpt_PT
person.familyNameFigueiredo
person.familyNamePINTO DO SOUTO E MELO
person.familyNameCarneiro de Sousa
person.givenNameSofia
person.givenNameANA LUÍSA
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-id9F17-E34C-B965
person.identifier.ciencia-id1419-D8FD-5AE6
person.identifier.ciencia-id7C11-EB80-1BEF
person.identifier.orcid0000-0002-8852-1518
person.identifier.orcid0000-0001-7706-6225
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5d08994e-f54d-44f1-9835-6548d43ab941
relation.isAuthorOfPublicationecd10823-a221-47b4-9190-edf1d0d99cf7
relation.isAuthorOfPublicationa2f9cfc9-bbf0-4873-8fb6-9e5b7a41e6a3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya2f9cfc9-bbf0-4873-8fb6-9e5b7a41e6a3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Atas SIETDH 2021.pdf
Size:
483.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format