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Ludificação na sala de aula – um estudo de caso: análise prévia
dc.contributor.author | Figueiredo, Sofia | |
dc.contributor.author | Souto-e-Melo, A. L. | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Paula | |
dc.contributor.author | Sousa, Catarina Carneiro de | |
dc.date.accessioned | 2022-02-25T10:01:34Z | |
dc.date.available | 2022-02-25T10:01:34Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Tem-se verificado na última década um impulso para implementar e operacionalizar a utilização de estratégias que habitualmente associamos a jogos – como a atribuição de prémios, acumulação de pontos, e estabelecimento de tabelas de pontuação (leaderboards) – de forma cada vez mais sistematizada, com o intuito de aumentar o envolvimento e a motivação de públicos em circunstâncias variadas: na escola, no local de trabalho, em situações de lazer e de marketing, entre outras. O emprego destas estratégias de aprendizagem não é novo: de uma forma ou outra, como docentes, fomos recorrendo a recompensas, concursos, e outros elementos com os nossos alunos, como forma de motivação para a aprendizagem, que agora surgem na literatura relacionada com a ludificação. O que é novidade é a utilização organizada e sistemática, seguindo guiões e observando resultados de testes empíricos controlados. O presente trabalho procura analisar três casos de implementação de ludificação, dois em Portugal (um deles orientado para alunos mais jovens, e o outro para alunos com caraterísticas e motivações diferentes) e um terceiro internacional, na tentativa de encontrar uma estrutura que possa orientar uma experiência de ludificação numa unidade curricular integrada no ensino artístico na Escola Superior de Educação de Viseu. Procura-se compreender que elementos se revelaram pertinentes e estimulantes, e que contributos trazem para a ação docente, no ensino, e para a ação dos alunos, na aprendizagem. Faz-se ainda uma breve menção a uma experiência de immersive learning, com o intuito de enquadrar os casos analisados num contexto mais abrangente. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53098-6-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7116 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa do Porto. Faculdade de Educação e Psicologia | pt_PT |
dc.subject | Estratégias De Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Immersive Learning | pt_PT |
dc.subject | Ludificação | pt_PT |
dc.title | Ludificação na sala de aula – um estudo de caso: análise prévia | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 79 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 68 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do IV Seminário Internacional | pt_PT |
person.familyName | Figueiredo | |
person.familyName | PINTO DO SOUTO E MELO | |
person.familyName | Carneiro de Sousa | |
person.givenName | Sofia | |
person.givenName | ANA LUÍSA | |
person.givenName | Catarina | |
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person.identifier.ciencia-id | 1419-D8FD-5AE6 | |
person.identifier.ciencia-id | 7C11-EB80-1BEF | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8852-1518 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7706-6225 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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