Repository logo
 
Publication

Recursos didáticos numa aula de ensino exploratório: da prática à representação de uma prática

dc.contributor.authorOliveira, Hélia
dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorCanavarro, Ana Paula
dc.date.accessioned2012-08-27T08:26:34Z
dc.date.available2012-08-27T08:26:34Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEsta comunicação pretende analisar as intenções e ações de uma professora no que diz respeito ao uso de recursos didáticos numa aula de matemática de ensino exploratório de uma turma do 4.º ano, centrada no desenvolvimento do pensamento algébrico. Este estudo decorreu no contexto do planeamento e concretização de um caso multimédia que ilustra práticas de ensino exploratório a ser usado na formação de professores, no âmbito de um projeto de investigação. Integra-se numa investigação mais ampla de Design Research, em que a investigação sobre a prática dos professores dá origem à construção de materiais multimédia para a formação, sendo depois testados em vários contextos formativos. Para a presente comunicação, a recolha de dados foi realizada com uma professora com experiência de ensino exploratório, a partir da realização de uma tarefa matemática, recorrendo-se à gravação vídeo da aula, a duas entrevistas à professora, antes e após a aula, ao plano de aula e às resoluções escritas dos alunos. Os resultados evidenciam que os recursos didáticos merecem uma atenção particular da professora, desde a fase de planificação da aula, e têm uma forte presença no momento de introdução da tarefa à turma, acompanhando a sua intenção de garantir a adesão dos alunos à tarefa e a sua apropriação. O caso multimédia construído retrata a prática da professora, em diversas dimensões, tendo características que poderão ajudar outros professores a reconhecer as potencialidades da utilização de recursos num ensino exploratório e a dar pistas sobre quando e como estes poderão ser utilizados.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Projeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (contrato PTDC/CPECED/098931/2008).por
dc.identifier.citationOliveira, H., Menezes, L. & Canavarro, A. (2012). Recursos didáticos numa aula de ensino exploratório: da prática à representação de uma prática. In L. Santos (Ed.), Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática (pp. 557-570). Portalegre: SPIEM. ISSN: 2182-0023por
dc.identifier.issn2182-0023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1142
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherSPIEMpor
dc.relationProjeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (contrato PTDC/CPECED/098931/2008)por
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectpráticas profissionaispor
dc.subjectdesenvolvimento do pensamento algébricopor
dc.subjectcasos multimédiapor
dc.titleRecursos didáticos numa aula de ensino exploratório: da prática à representação de uma práticapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortalegrepor
oaire.citation.endPage570por
oaire.citation.startPage557por
oaire.citation.titleInvestigação em Educação Matemáticapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
GD3-recursos didaticos.pdf
Size:
504.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: