Publication
O(s) processo(s) de adequação a Bolonha nas Instituições de Ensino Superior portuguesas
dc.contributor.author | Antunes, Sandra Maria Gouveia | |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T11:28:18Z | |
dc.date.available | 2017-02-14T11:28:18Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O estudo que conduzimos propõe-se refletir, caraterizar e comparar os processos e as medidas que as instituições portuguesas de ensino superior implementaram para adequação aos reptos lançados pela Reforma de Bolonha, considerada a sua repartição pelos vários subsistemas de ensino: público, privado, politécnico e universitário. Adicionalmente, foi nossa pretensão, conhecer a perceção dos professores do ensino superior português relativamente aos processos/estratégias de adequação que foram adotados pelas instituições e a sua opinião sobre os impactos gerados pelas reformas empreendidas. Para atingir tal propósito, foi utilizado um desenho metodológico de cariz predominantemente qualitativo, orientado para a reconstrução das realidades institucionais vivenciadas no decorrer da reforma, segundo a perspetiva dos próprios intervenientes, tornada evidente a partir da análise de conteúdo de um corpus documental constituído pelos relatórios de concretização do Processo de Bolonha elaborados pelas instituições portuguesas de ensino superior. A par desta abordagem de cariz qualitativo, foi administrado um inquérito por questionário, dirigido a todos os professores do ensino superior português, destinado a conhecer as suas perceções e opiniões sobre as várias dimensões da reforma, os instrumentos utilizados para a empreender e os impactos reais gerados com a sua implementação. Os dados assim colhidos foram objeto de análise estatística e permitiram triangular os resultados e consolidar as conclusões alcançadas. No seu enquadramento teórico-concetual, este trabalho de investigação congrega contributos, sobretudo, de dois domínios teóricos – Teorias Institucionais e Neo Institucionalismo – considerados indispensáveis para organizar as premissas teóricas e os conceitos em que radica a lente de análise que utilizámos, tendo em vista organizar a leitura e orientar a compreensão dos dados. Os principais resultados do estudo indiciam que a concretização da Reforma de Bolonha nas instituições portuguesas de ensino superior terá ocorrido de forma diferenciada segundo a natureza das instituições (por subsistemas e setores) e que as mudanças e impactos que, com ela se registaram, não permitiram alcançar de forma plena os objetivos que a mesma se propunha, sugerindo a sua realização meramente parcial. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.citation | Antunes, S. (2014). O(s) processo(s) de adequação a Bolonha nas Instituições de Ensino Superior portuguesas. Tese de Doutoramento. Facultad de Educación, Universidad de Salamanca, Salamanca. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4459 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Processo de Bolonha | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.title | O(s) processo(s) de adequação a Bolonha nas Instituições de Ensino Superior portuguesas | pt_PT |
dc.title.alternative | Tese de Doutoramento | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Facultad de Educación, Universidad de Salamanca, Salamanca | pt_PT |
person.familyName | Gouveia Antunes | |
person.givenName | Sandra Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 2014-72DD-3AE7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4626-1543 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b |