Repository logo
 
Publication

O(s) processo(s) de adequação a Bolonha nas Instituições de Ensino Superior portuguesas

dc.contributor.authorAntunes, Sandra Maria Gouveia
dc.date.accessioned2017-02-14T11:28:18Z
dc.date.available2017-02-14T11:28:18Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO estudo que conduzimos propõe-se refletir, caraterizar e comparar os processos e as medidas que as instituições portuguesas de ensino superior implementaram para adequação aos reptos lançados pela Reforma de Bolonha, considerada a sua repartição pelos vários subsistemas de ensino: público, privado, politécnico e universitário. Adicionalmente, foi nossa pretensão, conhecer a perceção dos professores do ensino superior português relativamente aos processos/estratégias de adequação que foram adotados pelas instituições e a sua opinião sobre os impactos gerados pelas reformas empreendidas. Para atingir tal propósito, foi utilizado um desenho metodológico de cariz predominantemente qualitativo, orientado para a reconstrução das realidades institucionais vivenciadas no decorrer da reforma, segundo a perspetiva dos próprios intervenientes, tornada evidente a partir da análise de conteúdo de um corpus documental constituído pelos relatórios de concretização do Processo de Bolonha elaborados pelas instituições portuguesas de ensino superior. A par desta abordagem de cariz qualitativo, foi administrado um inquérito por questionário, dirigido a todos os professores do ensino superior português, destinado a conhecer as suas perceções e opiniões sobre as várias dimensões da reforma, os instrumentos utilizados para a empreender e os impactos reais gerados com a sua implementação. Os dados assim colhidos foram objeto de análise estatística e permitiram triangular os resultados e consolidar as conclusões alcançadas. No seu enquadramento teórico-concetual, este trabalho de investigação congrega contributos, sobretudo, de dois domínios teóricos – Teorias Institucionais e Neo Institucionalismo – considerados indispensáveis para organizar as premissas teóricas e os conceitos em que radica a lente de análise que utilizámos, tendo em vista organizar a leitura e orientar a compreensão dos dados. Os principais resultados do estudo indiciam que a concretização da Reforma de Bolonha nas instituições portuguesas de ensino superior terá ocorrido de forma diferenciada segundo a natureza das instituições (por subsistemas e setores) e que as mudanças e impactos que, com ela se registaram, não permitiram alcançar de forma plena os objetivos que a mesma se propunha, sugerindo a sua realização meramente parcial.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, S. (2014). O(s) processo(s) de adequação a Bolonha nas Instituições de Ensino Superior portuguesas. Tese de Doutoramento. Facultad de Educación, Universidad de Salamanca, Salamanca.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4459
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectProcesso de Bolonhapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleO(s) processo(s) de adequação a Bolonha nas Instituições de Ensino Superior portuguesaspt_PT
dc.title.alternativeTese de Doutoramentopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFacultad de Educación, Universidad de Salamanca, Salamancapt_PT
person.familyNameGouveia Antunes
person.givenNameSandra Maria
person.identifier.ciencia-id2014-72DD-3AE7
person.identifier.orcid0000-0002-4626-1543
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Resumo Tese_SAntunes.pdf
Size:
792.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: