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Dinamização do espaço recreio para a promoção da atividade física: A melhoria dos espaços recreio como forma de desenvolver as capacidades dos alunos
dc.contributor.author | Silva, Ana | |
dc.contributor.author | Silva, Marta | |
dc.contributor.author | José Miranda Gonçalves, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T10:08:25Z | |
dc.date.available | 2019-02-08T10:08:25Z | |
dc.date.issued | 2018-09-01 | |
dc.description.abstract | O recreio escolar é um tempo e um espaço benéfico para a brincadeira, para o jogo e para a promoção da atividade física, facilitando as relações sociais e a aquisição de competências cognitivas e motoras. Posto isto, neste estudo, pretendeu-se que as crianças aproveitassem, com sentido educacional, o espaço que lhes serve de recreio. O grande propósito deste estudo foi o reaproveitamento do espaço recreio para a promoção da atividade física, ou seja, recaiu na implementação de jogos de grande durabilidade e de cariz lúdico para que esta promoção seja reproduzida de forma autónoma. Métodos/Metodologia: O estudo englobou 77 participantes (32 do Pré-Escolar e 45 do 1º CEB). Para que este estudo fosse analisado foram necessários alguns instrumentos audiovisuais, um registo de notas de campo e a construção de uma ficha de observação. O estudo estrutura-se em três momentos, incluindo dois horários distintos – manhã e tarde, e ainda três espaços exteriores diferenciados, sendo que estes parâmetros de observação foram observados com recurso a instrumentos audiovisuais, acompanhados pelos respetivos registos de notas de campo. O primeiro momento baseou-se na observação do espaço recreio sem qualquer tipo de intervenção; o segundo momento foi efetuado após a implementação dos jogos, sendo a observação feita após a explicação de todos os jogos; e por fim, num terceiro momento, as crianças já tinham sido instruídas sobre a execução dos jogos, pretendendo-se verificar a dinâmica instituída na execução dos mesmos. Resultados/Conclusões: Através dos dados analisados nesta fase embrionária do estudo, que se encontra em pleno desenvolvimento, verifica-se que o espaço de recreio se tornou mais dinâmico. Verifica-se ainda, que o campo exploratório permite que as crianças consolidem a interação com os seus pares, de uma forma mais consubstanciada, recorrendo a ferramentas lúdicas promovendo assim um desenvolvimento das crianças de uma forma mais profícua. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-7783 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/5371 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | 2; | |
dc.subject | Recreio | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Atividade física | pt_PT |
dc.title | Dinamização do espaço recreio para a promoção da atividade física: A melhoria dos espaços recreio como forma de desenvolver as capacidades dos alunos | pt_PT |
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oaire.citation.title | Journal of Sport Pedagogy & Reseacrh – Special Edition “7º Congresso da SCPD” | pt_PT |
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person.identifier.orcid | 0000-0003-4104-0773 | |
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relation.isAuthorOfPublication | 32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913 | |
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