Repository logo
 
Publication

Dinamização do espaço recreio para a promoção da atividade física: A melhoria dos espaços recreio como forma de desenvolver as capacidades dos alunos

dc.contributor.authorSilva, Ana
dc.contributor.authorSilva, Marta
dc.contributor.authorJosé Miranda Gonçalves, Francisco
dc.date.accessioned2019-02-08T10:08:25Z
dc.date.available2019-02-08T10:08:25Z
dc.date.issued2018-09-01
dc.description.abstractO recreio escolar é um tempo e um espaço benéfico para a brincadeira, para o jogo e para a promoção da atividade física, facilitando as relações sociais e a aquisição de competências cognitivas e motoras. Posto isto, neste estudo, pretendeu-se que as crianças aproveitassem, com sentido educacional, o espaço que lhes serve de recreio. O grande propósito deste estudo foi o reaproveitamento do espaço recreio para a promoção da atividade física, ou seja, recaiu na implementação de jogos de grande durabilidade e de cariz lúdico para que esta promoção seja reproduzida de forma autónoma. Métodos/Metodologia: O estudo englobou 77 participantes (32 do Pré-Escolar e 45 do 1º CEB). Para que este estudo fosse analisado foram necessários alguns instrumentos audiovisuais, um registo de notas de campo e a construção de uma ficha de observação. O estudo estrutura-se em três momentos, incluindo dois horários distintos – manhã e tarde, e ainda três espaços exteriores diferenciados, sendo que estes parâmetros de observação foram observados com recurso a instrumentos audiovisuais, acompanhados pelos respetivos registos de notas de campo. O primeiro momento baseou-se na observação do espaço recreio sem qualquer tipo de intervenção; o segundo momento foi efetuado após a implementação dos jogos, sendo a observação feita após a explicação de todos os jogos; e por fim, num terceiro momento, as crianças já tinham sido instruídas sobre a execução dos jogos, pretendendo-se verificar a dinâmica instituída na execução dos mesmos. Resultados/Conclusões: Através dos dados analisados nesta fase embrionária do estudo, que se encontra em pleno desenvolvimento, verifica-se que o espaço de recreio se tornou mais dinâmico. Verifica-se ainda, que o campo exploratório permite que as crianças consolidem a interação com os seus pares, de uma forma mais consubstanciada, recorrendo a ferramentas lúdicas promovendo assim um desenvolvimento das crianças de uma forma mais profícua.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2183-7783
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5371
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries2;
dc.subjectRecreiopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectAtividade físicapt_PT
dc.titleDinamização do espaço recreio para a promoção da atividade física: A melhoria dos espaços recreio como forma de desenvolver as capacidades dos alunospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPage27pt_PT
oaire.citation.titleJournal of Sport Pedagogy & Reseacrh – Special Edition “7º Congresso da SCPD”pt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
person.familyNameGonçalves
person.givenNameFrancisco
person.identifier.ciencia-id8D13-18E2-7358
person.identifier.orcid0000-0003-4104-0773
person.identifier.scopus-author-id55911941700
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
JSPR - Resumos 7 Congresso SCPD.pdf
Size:
348.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: