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Satisfação dos utentes numa unidade de cuidados de saúde primários do interior

dc.contributor.authorOliveira, António
dc.contributor.authorAlbuquerque, Carlos
dc.contributor.authorCunha, Madalena
dc.contributor.authorOliveira, Marina
dc.contributor.authorAndrade, Ana
dc.date.accessioned2017-05-08T16:53:09Z
dc.date.available2017-05-08T16:53:09Z
dc.date.issued2016-05
dc.description.abstractINTRODUÇÃO A satisfação do utente é como um indicador de qualidade no sistema de saúde de qualquer país, pelo que o conhecimento da perspetiva do utente acerca desta dimensão é considerada indispensável, para monitorizar a qualidade dos serviços de saúde e para identificar problemas a corrigir, expectativas em relação aos cuidados e ainda reorganizar serviços de saúde. OBJETIVO A investigação pretende: (i) avaliar a Satisfação dos Utentes numa Unidade de Cuidados de Saúde Primários do Interior de acordo com os indicadores European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care (EUROPEP); (ii) determinar a influência de um conjunto de variáveis de contexto sociodemográfico, de natureza biopsicológica na satisfação dos utentes. MÉTODOS Realizou-se um estudo transversal de natureza quantitativa, transversal, descritivo correlacional, com recurso a uma amostra de 419 indivíduos, da Unidade de Cuidados de Saúde Primários do Interior, na sua maioria do sexo feminino (58.00%), casados (70.40%), residentes em meio urbano (51.70%), detentores do 3º Ciclo do Ensino Básico (35.30%) e com uma média de idade de 39.40 anos. O instrumento de colheita de dados, além de uma ficha de caracterização sociodemográfica, incorporou o EUROPEP, que é um instrumento de medição da satisfação dos usuários dos serviços de saúde na Europa. RESULTADOS Os resultados evidenciam que 53.30% dos utentes inquiridos manifestam estar globalmente satisfeitos com o seu serviço de saúde prestador de cuidados, tendo evidenciado um melhor índice de satisfação no indicador “relação e comunicação” (63.20%) e um menor na “organização dos serviços” (29.30%). Das variáveis estudadas, enquanto determinantes da satisfação dos utentes, realçamos que as que evidenciam um efeito significativamente diferente e melhor sobre a generalidade das dimensões são: sexo (a favor dos homens), local de residência (a favor dos utentes que residem em meio urbano) e habilitações literárias (manifestando os que possuem o ensino secundário melhores índices de satisfação). Já o efeito da idade e do estado civil não se revelaram estatisticamente significativos. CONCLUSÕES Ter avaliado o índice de satisfação dos utentes que recorrem aos serviços de saúde numa unidade de saúde do interior do país, bem como alguns dos seus determinantes, revelou-se um indicador importante com vista à eficiência e ajustamento dos cuidados prestados. Porém fica patente que esta avaliação deve ser monitorizada no tempo, tendo em conta as realidades socio económicas e culturais específicas de cada comunidade, para assim se planearem e implementarem alterações estruturais e organizacionais nos serviços.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, A., Albuquerque, C., Cunha, M. Oliveira, M., & Andrade, A. (2016). Satisfação dos utentes numa unidade de cuidados de saúde primários do interior. Servir, 59(3), 62-67pt_PT
dc.identifier.issn0871-2379
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4578
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúdept_PT
dc.relationFCT, IPV, CI&DETSpt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectUtentespt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.subjectGestão de Serviçospt_PT
dc.titleSatisfação dos utentes numa unidade de cuidados de saúde primários do interiorpt_PT
dc.title.alternativeClient satisfaction in a primary health care centre in the interior regionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage67pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage62pt_PT
oaire.citation.titleServir (Lisbon, Portugal)pt_PT
oaire.citation.volume59pt_PT
person.familyNameDE SOUSA ALBUQUERQUE
person.familyNameMadalena Jesus Cunha Nunes
person.givenNameCARLOS MANUEL
person.givenNameMaria
person.identifier.ciencia-id9B1E-D9AA-1C3F
person.identifier.ciencia-id5C12-8847-309C
person.identifier.orcid0000-0002-2297-0636
person.identifier.orcid0000-0003-0710-9220
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8a37caa0-40ca-4f15-b8d7-11bb6f4f4515
relation.isAuthorOfPublication2249e3ea-8fe6-4459-a224-37c724622128
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