Repository logo
 
Publication

Determinantes das Intenções de Comprar Viagens Online: Uma abordagem Holística

dc.contributor.authorAmaro, Suzanne
dc.contributor.authorDuarte, Paulo
dc.date.accessioned2015-01-28T15:22:35Z
dc.date.available2015-01-28T15:22:35Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA compra de viagens online tem atraído investigadores dado o seu significativo crescimento, originando uma crescente literatura nesta área de investigação. Contudo, estudos sobre o que motiva os consumidores a comprar online têm sido fragmentados. De facto, os estudos existentes em grande parte baseiam-se no Modelo de Aceitação de Tecnologia (Davis, 1985, 1989), na Teoria da Ação Refletida (Fishbein & Ajzen, 1975), na Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991), ou na Teoria de Difusão de Inovações (Rogers, 1995). Uma extensa revisão da literatura permitiu revelar a existência de uma falta de estudos que integrem todas as teorias para uma melhor compreensão da compra de viagens online. Deste modo, baseado em literatura relevante na área de turismo e do comportamento do consumidor, este estudo propõe e testa empiricamente um modelo integrado para explorar quais os fatores que afetam a intenção de comprar viagens online. Mais, propõe um novo constructo, designado de envolvimento com os social media, definido como o nível de interesse ou ligação emocional com os social media e que examina a sua relação com a intenção de compra de viagens online. O modelo proposto é composto por dez constructos, dos quais três são multidimensionais. Suportadas pela literatura existente foram formuladas 18 hipóteses de investigação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2580
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.subjectCompra de viagens onlinepor
dc.subjectTeoria da Ação Refletidapor
dc.subjectTeoria do comportamento planeadopor
dc.subjectTeoria da Difusão das Inovaçõespor
dc.subjectTeoria da AceitaçãoTecnológicapor
dc.titleDeterminantes das Intenções de Comprar Viagens Online: Uma abordagem Holísticapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpor
oaire.citation.endPage117por
oaire.citation.startPage115por
oaire.citation.titleRevista Turismo & Desenvolvimentopor
oaire.citation.volume21/22por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Amaro&Duarte (2014) Invtur.pdf
Size:
58.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: