Repository logo
 
Publication

Avaliação do ensino superior na ótica dos estudantes e consequentes propostas de melhoria

dc.contributor.authorMartins, R.
dc.contributor.authorRibeiro, Olivério
dc.contributor.authorAlbuquerque, Carlos
dc.contributor.authorAndrade, Ana
dc.date.accessioned2015-04-15T14:03:23Z
dc.date.available2015-04-15T14:03:23Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEnquadramento: As Políticas Governamentais actuais identificaram, como objectivo crucial para o Ensino Superior, a avaliação da sua Qualidade. A avaliação da qualidade tem por objecto a qualidade do desempenho dos estabelecimentos de ensino superior em função do cumprimento da sua missão e que, no quadro da evolução para um sistema de ensino baseado no desenvolvimento de competências, tenha em consideração a adequação do ensino ministrado em cada ciclo de estudos às competências cuja aquisição devem assegurar. Para serem bem sucedidas as Instituições do ensino superior devem instituir processos que garantam a auto-reflexão e a auto-avaliação. Assim na prossecução deste objectivo a Escola Superior de Saúde e o Instituto Politécnico de Viseu, validou algumas escalas de opinião dos estudantes sobre o processo ensino-aprendizagem e consequentemente estabeleceu algumas propostas de melhoria. Objectivos: Conhecer a opinião dos Estudantes do 1ºano do Curso de licenciatura em Enfermagem sobre o desempenho pedagógico da instituição e propostas de melhoria disponibilizadas pela Unidade orgânica. Métodos: Estudo descritivo, transversal de caracter quantitativo, aplicado a uma amostra (não probabilística por conveniência), constituída por 124 Estudantes,sendo estes maioritariamente do sexo feminino, com idades médias de 18,3 anos. Resultados: Os dados mostram que os estudantes avaliam de uma forma muito positiva (86,3% afirma considerar muito e totalmente adequado) as dimensões auto-avaliação, natureza da Unidades curriculares, e a implementação dos conteúdos programáticos. Entendem ainda que os aspectos relativos as estratégias de avaliação nºde ECTS e trabalho do estudante, meios informativos gerais, acesso a documentação e medidas de apoio social precisam ser melhorados. Face a esta avaliação as medidas de apoio implementadas foram: • Acesso a várias redes telemáticas, incluindo Bases de Dados Científicas; • Desenvolvimento e implementação da rede interna de comunicação através da Secretaria Virtual (plataforma e-learning: gestão on-line, do processo ensino – aprendizagem, consultas do processo académico, realização de matrículas …); • Acesso alargado ao Serviço de Biblioteca e Documentação com acervo específico para a área científica de Enfermagem e Saúde; • Atendimento ao aluno para além das horas de contacto estipuladas no Plano de Curso; • Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito; • Apoio da Acção social – Bolsas de Estudo para alunos carenciados; Residências com serviços de apoio, (lavandaria… ); Serviço de Refeições “Comparticipadas”;por
dc.identifier.citationMartins, R., Ribeiro, O., Albuquerque, C. & Andrade, A. (2012). Avaliação do ensino superior na ótica dos estudantes e consequentes propostas de melhoria. In Ensino superior e investigação científica no espaço da CPLP: XXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (pp. 101-109.). Maputo: AULP.por
dc.identifier.isbn978-989-9271-06-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2769
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAULP, Associação das Universidades de Língua Portuguesapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectAvaliação pedagógicapor
dc.subjectPedagogypor
dc.subjectAssessmentpor
dc.titleAvaliação do ensino superior na ótica dos estudantes e consequentes propostas de melhoriapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMaputo, Moçambiquepor
oaire.citation.endPage109por
oaire.citation.startPage101por
oaire.citation.titleXXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesapor
person.familyNameMartins
person.familyNamePaiva Ribeiro
person.familyNameDE SOUSA ALBUQUERQUE
person.familyNameAndrade
person.givenNameRosa
person.givenNameOlivério
person.givenNameCARLOS MANUEL
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idCB11-984E-CDCA
person.identifier.ciencia-idC51C-7906-19ED
person.identifier.ciencia-id9B1E-D9AA-1C3F
person.identifier.ciencia-idBD1A-807B-CEFB
person.identifier.orcid0000-0001-7396-639X
person.identifier.orcid0000-0002-2297-0636
person.identifier.orcid0000-0003-1070-8507
rcaap.rightsclosedAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication352e303b-10c7-43a4-b80a-6a212359f6be
relation.isAuthorOfPublication5fbf7bfa-a458-4b0f-9cd2-8a75242cdb9b
relation.isAuthorOfPublication8a37caa0-40ca-4f15-b8d7-11bb6f4f4515
relation.isAuthorOfPublication52d06d0c-84e7-43f3-a4cc-a6a3911408ac
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery352e303b-10c7-43a4-b80a-6a212359f6be

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ensino_superior.pdf
Size:
221.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: