Repository logo
 
Publication

A EVT na reabilitação socioprofissional

dc.contributor.advisorRibeiro, EsperanƧa Jales
dc.contributor.authorFontes, Hugo Miguel Pereira dos Santos
dc.date.accessioned2015-04-28T12:58:18Z
dc.date.available2015-04-28T12:58:18Z
dc.date.issued2015-04
dc.date.submitted2015-04
dc.description.abstractOs programas de reabilitação profissional para pessoas com deficiência têm sido considerados importantes e têm contribuído para a inserção das mesmas no mercado de trabalho. Por outro lado, são alvos de críticas relativas à sua prÔtica, por vezes tida como paternalista. Devido a essa ambivalência, uma anÔlise de tais programas revela-se importante, por buscar compreensão da dinâmica que se desenvolve no interior da instituição. Assim, esta pesquisa pressupõe analisar e compreender os contextos familiares, escolares e sociais em que os jovens estão inseridos, a sua exclusão/inclusão e inserção socioprofissional, comparar a perceção da aplicabilidade da prÔtica do Ensino Tecnológico nas pessoas frequentadoras das estruturas socioprofissionais, avaliar o grau de aceitação por parte das entidades empregadoras em relação à inclusão socioprofissional das pessoas com incapacidades, bem como propor alternativas capazes de colmatar possíveis dificuldades existentes no que respeita à inclusão socioprofissional deste público-alvo.por
dc.description.abstractAbstract The vocational rehabilitation programs for people with disabilities have been considered important and have contributed to insert them into the labor market. On the other hand, are criticized for its practice sometimes seen as patronizing. Because of this ambivalence, an analysis of such programs is of importance, to seek understanding of the dynamics that develops within the institution. Thus, this research involves analyzing and understanding the family, school and social contexts in which young people are inserted, its exclusion / inclusion and socio-professional integration, compare the perception of the applicability of the practice of Technological Education in people denizens of socio-economic structures, evaluate the degree of acceptance by employers in relation to socio-professional inclusion of people with disabilities, and to propose alternatives that overcome possible difficulties exist with regard to socio-professional inclusion of this target audience.por
dc.identifier.tid201598876
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2786
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectEVTpor
dc.subjectreabilitaçãopor
dc.subjectformaçãopor
dc.subjectinserção na vida ativapor
dc.subjectpopulaƧƵes de riscopor
dc.subjectautonomizaçãopor
dc.subjectautonomizaçãopor
dc.subjectinclusão socialpor
dc.subjectempowermentpor
dc.subjectsocial inclusionpor
dc.subjectrehabilitationpor
dc.subjecttrainingpor
dc.subjectactive life integrationpor
dc.subjectrisk populationspor
dc.titleA EVT na reabilitação socioprofissionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDepartamento de Psicologia e Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BÔsicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BÔsicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
A EVT na Reabilitação Socioprofissional (Capa).pdf
Size:
229.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
A EVT na Reabilitação Socioprofissional.pdf
Size:
654.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: