Publication
A EVT na reabilitação socioprofissional
dc.contributor.advisor | Ribeiro, EsperanƧa Jales | |
dc.contributor.author | Fontes, Hugo Miguel Pereira dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2015-04-28T12:58:18Z | |
dc.date.available | 2015-04-28T12:58:18Z | |
dc.date.issued | 2015-04 | |
dc.date.submitted | 2015-04 | |
dc.description.abstract | Os programas de reabilitação profissional para pessoas com deficiĆŖncia tĆŖm sido considerados importantes e tĆŖm contribuĆdo para a inserção das mesmas no mercado de trabalho. Por outro lado, sĆ£o alvos de crĆticas relativas Ć sua prĆ”tica, por vezes tida como paternalista. Devido a essa ambivalĆŖncia, uma anĆ”lise de tais programas revela-se importante, por buscar compreensĆ£o da dinĆ¢mica que se desenvolve no interior da instituição. Assim, esta pesquisa pressupƵe analisar e compreender os contextos familiares, escolares e sociais em que os jovens estĆ£o inseridos, a sua exclusĆ£o/inclusĆ£o e inserção socioprofissional, comparar a perceção da aplicabilidade da prĆ”tica do Ensino Tecnológico nas pessoas frequentadoras das estruturas socioprofissionais, avaliar o grau de aceitação por parte das entidades empregadoras em relação Ć inclusĆ£o socioprofissional das pessoas com incapacidades, bem como propor alternativas capazes de colmatar possĆveis dificuldades existentes no que respeita Ć inclusĆ£o socioprofissional deste pĆŗblico-alvo. | por |
dc.description.abstract | Abstract The vocational rehabilitation programs for people with disabilities have been considered important and have contributed to insert them into the labor market. On the other hand, are criticized for its practice sometimes seen as patronizing. Because of this ambivalence, an analysis of such programs is of importance, to seek understanding of the dynamics that develops within the institution. Thus, this research involves analyzing and understanding the family, school and social contexts in which young people are inserted, its exclusion / inclusion and socio-professional integration, compare the perception of the applicability of the practice of Technological Education in people denizens of socio-economic structures, evaluate the degree of acceptance by employers in relation to socio-professional inclusion of people with disabilities, and to propose alternatives that overcome possible difficulties exist with regard to socio-professional inclusion of this target audience. | por |
dc.identifier.tid | 201598876 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/2786 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu | |
dc.subject | EVT | por |
dc.subject | reabilitação | por |
dc.subject | formação | por |
dc.subject | inserção na vida ativa | por |
dc.subject | populaƧƵes de risco | por |
dc.subject | autonomização | por |
dc.subject | autonomização | por |
dc.subject | inclusão social | por |
dc.subject | empowerment | por |
dc.subject | social inclusion | por |
dc.subject | rehabilitation | por |
dc.subject | training | por |
dc.subject | active life integration | por |
dc.subject | risk populations | por |
dc.title | A EVT na reabilitação socioprofissional | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Departamento de Psicologia e Ciências da Educação | por |
thesis.degree.level | Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BÔsico | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BÔsico | por |
Files
Original bundle
1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
- Name:
- A EVT na Reabilitação Socioprofissional (Capa).pdf
- Size:
- 229.46 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
No Thumbnail Available
- Name:
- A EVT na Reabilitação Socioprofissional.pdf
- Size:
- 654.76 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: