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Percurso profissionalizante e investigação da implicação do software educativo no desenvolvimento da interação social de crianças com autismo

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O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sob orientação do Professor Doutor Belmiro Rego e co-orientação da Mestre Sara Felizardo, da Escola Superior de Educação de Viseu. O relatório de estágio aqui apresentado tem por base toda a prática pedagógica desenvolvida no contexto da educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico. Estes estágios visavam proporcionar uma experiência de prática pedagógica, tendo cada um uma duração aproximada de quatro meses, permitindo-nos efetuar um acompanhamento das crianças/alunos. Na primeira parte deste relatório é apresentada uma pequena reflexão sobre o trabalho desenvolvido durante o estágio, onde se caracteriza os diferentes contextos de estágio (Capítulo I), se analisa as práticas pedagógicas (Capítulo II) e as competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos (Capítulo III). Na segunda parte, é apresentado o estudo de caso escolhido, onde se procura desenvolver a interacção social da criança com Síndrome do Espectro do Autismo. Para concretizarmos o nosso objetivo, recorremos ao software educativo Autism Games, especifico para esta área. Atualmente, a literatura existente sobre o autismo é vasta de evidências sobre as lesões inerentes às características desta síndrome. Na sequência disso, surgem diferentes questões relativas à capacidade de interacção dessas crianças com outros sujeitos.
This report was prepared under the Master in Preschool Education and Elementary School under the guidance of Professor Belmiro Rego and co-supervision of Master Felizardo Sara, School of Education Viseu. The probation report presented here is based on the entire pedagogical practice developed in the context of education Preschool and 1st Cycle of Basic Education. These stages were intended to provide an experience of teaching practice, each having aduration of approximately four months, allowing us to make a follow up of children /students. In the first part of this report presents a small reflection on the work undertaken during the internship, which characterizes different contexts stage (Chapter I), we different contexts stage (Chapter I), we analyze the pedagogical practices (Chapter II) and the professional skills and knowledge developed (Chapter III). The second part presents the case study study chosen, which seeks to develop the social interaction of children with Autism Spectrum Syndrome. Concretizarmos Forour purpose, we resorted to Autism Games educational software, specific to this area. Currently, the literature on autism is extensive evidence about the injuries inherent characteristics of this syndrome. Following this, various questions arise concerning the ability to interact with other subjects of these children.

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Keywords

Prática profissional Interação social Autismo Teoria da Mente Software Educativo

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Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

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