Publication
Périplos textuais e representações da educação literária no ensino básico
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T14:06:34Z | |
dc.date.available | 2018-02-06T14:06:34Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A Educação Literária tem sido recentemente alvo de atenção no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (2015), destacando-se o seu contributo para a formação de leitores, sobretudo ao conciliar práticas de leitura autónoma com itinerários que possam promover o ensino da compreensão do texto literário. Neste estudo refletimos sobre tais desafios, a partir de um conjunto de planificações realizadas no âmbito de um trabalho efetuado na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita (1.º Ciclo de Estudos em Educação Básica, 3.º ano), centrado na exploração do domínio da Educação Literária em articulação com o ensino do desenvolvimento da compreensão na leitura. Utilizando como instrumentos 12 planificações elaboradas pelos estudantes, tivemos como objetivo investigar qual a relevância da Educação Literária em sala de aula para estes estudantes, através da análise das suas diferentes propostas de operacionalização dos objetivos incluídos em tal domínio, cruzando-o com o domínio da Leitura e Escrita. Inferimos que depreciavam alguns dos objetivos e respetivos descritores de desempenho no âmbito da Educação Literária, fazendo, por vezes, uma articulação débil com o domínio da Leitura e Escrita. Concluímos que é necessário que existam programas de formação que possibilitem aos futuros profissionais da Educação consolidar o gosto pela leitura, de modo a que tal possa vir a repercutir-se no seu futuro público. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D. (2017). Périplos textuais e representações da educação literária no ensino básico. Revista Lusófona de Educação, 37, 45-61. doi:10.24140/issn.1645-7250.rle37.03 | pt_PT |
dc.identifier.doi | doi:10.24140/issn.1645-7250.rle37.03 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4812 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6229 | |
dc.subject | Educação literária | pt_PT |
dc.subject | leitura | pt_PT |
dc.subject | ensino do Português | pt_PT |
dc.subject | profissionais da Educação | pt_PT |
dc.title | Périplos textuais e representações da educação literária no ensino básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 61 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 45 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Lusófona de Educação | pt_PT |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |