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Abstract(s)
Tendo em consideração que os estudantes passam cerca de um terço do dia em estabelecimentos escolares, as condições ambientais das escolas influenciam não só a saúde dos estudantes mas também a respetiva atitude e desempenho.
A avaliação do ruído em refeitórios escolares foi realizada no âmbito de um projeto mais amplo, o projeto QUAMIS – Qualidade do ambiente interior em salas de aula.
No presente artigo são apresentados resultados da caracterização acústica de seis refeitórios escolares, abrangendo os níveis pré-primário, 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. A caracterização acústica inclui a medição do tempo de reverberação e dos níveis sonoros ocorridos durante os horários das refeições.
Apenas metade dos refeitórios escolares ensaiados cumprem os valores limite do tempo de reverberação. Os níveis sonoros a que os alunos estão expostos nos refeitórios escolares são elevados. Verificou-se que na generalidade dos refeitórios avaliados os alunos durante o horário das refeições estão expostos a níveis sonoros contínuos equivalentes superiores a 80 dB(A).
Verifica-se a necessidade de projetos acústicos de qualidade e da verificação in situ através da realização de ensaios acústicos para verificação do cumprimento do RRAE para futuros refeitórios escolares e da necessidade de avaliação acústica dos refeitórios em edifícios escolares existentes e da consequente implementação de medidas de correção que permitam melhorar a sua qualidade acústica.