Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

EVT e o conhecimento e valorização da cultura popular : Carnaval de Lazarim

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio final .pdf3.29 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo O presente estudo “Evt e o conhecimento e valorização da cultura popular: Carnaval de Lazarim” insere-se na área do património cultural da região e põe em relevo facetas da cultura nacional, mais especificamente sobre o tema específico do Carnaval. O objetivo geral do estudo foi fazer a contextualização e análise da relevância pedagógica das tradições carnavalescas; compreender o contributo da escola, e da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (Evt) em particular, para o conhecimento e valorização da cultura popular e em especial o Carnaval de Lazarim. O enquadramento teórico inclui uma referência à disciplina de Evt, uma abordagem à temática do Carnaval, máscaras e mascarados e um estudo sobre a documentação escrita existente sobre o Carnaval de Lazarim Em termos metodológicos, fizemos uso essencialmente de uma metodologia qualitativa com caráter descritivo e os instrumentos de recolha de dados foram o questionário e a entrevista. Os resultados deste estudo tornam clara a influência que a cultura popular exerce sobre as populações locais, proporcionando-lhes vivências que se repetem de ano a ano como potenciadoras de uma ótima relação entre os povos. Por outro lado, é evidente a boa colaboração por parte dos professores de Evt no sentido de não deixar acabar estas tradições ancestrais, promovendo o seu conhecimento, estudo e divulgação. O estudo refere ainda a disponibilidade e o empenho dos habitantes para não deixarem perder estas tradições e evidencia a arte dos artesãos das máscaras de madeiras, que caraterizam e dão notoriedade ao Carnaval de Lazarim.
Abstract This study “Art-the knowledge and valorization of popular culture: The Carnival in Lazarim” (“EVT e o conhecimento e valorização da cultura popular: Carnaval de Lazarim”) is related to the cultural patrimony of the region and emphasizes aspects linked to national cultural traditions as Carnival. The main goal of the study was to contextualize and analyze the pedagogical importance of carnival traditions as well as to understand the role performed by school and mainly by the school subject Art, to get knowledge and value the popular culture specially the Carnival in Lazarim. The theoretical framework includes a reference to the school subject “EVT”, an approach to the theme of the Carnival, masks and masked people, and a research based on the existent written documents about the Carnival in Lazarim. The methodological approach was essentially based on a descriptive methodology and data were collected using the questionnaire and the interview. The results show the huge influence of the cultural traditions on the local communities, providing them life experiences that are repeated year after year as a way to improve their social relationships. It also emphasizes the importance of the Art teachers that encourage these ancestral traditions by promoting its knowledge and study and by spreading the information about it. The study also underlines the motivation and commitment of the inhabitants to maintain these traditions and shows the skills of the wooden mask artisans. Their masks characterize this Carnival and become Lazarim a well-known place.

Description

Keywords

Património cultural Carnaval Carnaval de Lazarim Mascaras Educação visual e tecnológica

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu

CC License