Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
584.91 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Apresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na plataforma Moodle. As famílias participaram de forma distinta, mas com interesses específicos e reconhecimento da relevância do instrumento de avaliação em formato digital. Algumas famílias assumiram uma participação proativa. A Moodle revelou-se adequada para as necessidades dos portfólios e das famílias.
A study about e-portfolios with a group of 12 children and 24 parents in an early childhood context is presented. The study was developed as profesisonal development with a focus on parental envolvement in chidlren's evaluation. Data from the families access to the platform and portfolios are discussed together with the process of creating and mantaining the portfolios in the Moodle. The families participated in different ways but showed specifi interests in the portfolios as well as overall recognition of the relevance of the digital version. Some families were proactive. Moodle responded to the needs of both the portfolios and the families.
Description
Keywords
portfólios digitais educação pré-escolar participação dos pais eportfolios early childhood education parental involvement avaliação evaluation
Citation
Mateus, C., Figueiredo, M. P., & Rego, B. (2014). Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais. IE Comunicaciones-Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 20, 21-36.