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Autonomia em adolescentes/ jovens institucionalizados

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Francisco
dc.contributor.advisorFernandes, Rosina
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Carolina dos Santos
dc.date.accessioned2017-03-20T16:38:05Z
dc.date.available2017-03-20T16:38:05Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractQuando se fala em situações de maus tratos infantis, a Lei portuguesa prevê, entre outras medidas de promoção e proteção, o acolhimento institucional, de forma a afastá-las das situações de perigo a que são sujeitas. Considerando que a autonomia é uma tarefa desenvolvimental que se fortalece durante o período da adolescência, no presente projeto procuramos analisar a influência que as instituições de acolhimento têm na promoção e desenvolvimento das competências de autonomia nos jovens que se encontram institucionalizados, no sentido de preparar a sua saída do sistema de acolhimento de forma segura e sustentada. Assim, este projeto surge com o objetivo de analisar e compreender a relação existente entre a institucionalização de crianças e jovens em Lares de Infância e Juventude e a promoção da sua autonomia. Para o efeito recorreu-se a uma amostra de 42 crianças e jovens institucionalizados em três Lares de Infância e Juventude, de idade igual ou superior a 12 anos, sendo que 23 são do sexo feminino e 19 do sexo masculino. Os resultados do estudo mostraram-se positivos no que diz respeito à promoção da autonomia das crianças/jovens que se encontram a frequentar um programa estruturado de promoção de autonomia na medida em que estas revelaram mais competências nas diferentes dimensões em estudo neste âmbito, tendo resultado em diferenças estatisticamente significativas para a autonomia emocional (p=.035). Todavia, estes resultados devem ser interpretados com moderação tendo em conta a pequena dimensão da amostra.pt_PT
dc.description.abstractWhen speaking of child abuse situations, the Portuguese Law provides, among other measures for the promotion and protection, residential care, in order to protect them from dangerous situations to which they are exposed. Whereas autonomy is a developmental task that is strengthened during the period of adolescence, in this project we analyzed the influence that child/youth protection institutions have in the promotion and development of autonomy skills in young people who are institutionalized in order to prepare their independent life in a safe and sustainable way. Thus, this project appears with the aim of analyzing and understanding the connection between the institutionalization of children and youngsters and the promotion of their autonomy. For this purpose, we studied a sample of 42 institutionalized children and adolescents in three institutions, age equal or higher than 12 years, of which 23 were female and 19 male. The study results were positive regarding the promotion of autonomy for children/young people who were attending a structured program for the promotion of autonomy. They revealed more autonomy skills in different dimensions in the study, resulting in statistically significant differences for emotional autonomy (p=.035). However, these results should be interpreted with moderation given the small sample size.pt_PT
dc.identifier.tid201650355pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4498
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectCriança/Jovempt_PT
dc.subjectRisco/Perigopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_PT
dc.subjectChildren/Youthpt_PT
dc.subjectRisk/Dangerpt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectInstitutionalizationpt_PT
dc.titleAutonomia em adolescentes/ jovens institucionalizadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Riscopt_PT

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