Repository logo
 
Publication

A imagem como ausĂȘncia

dc.contributor.authorBarroso, Paulo M.
dc.date.accessioned2018-06-21T14:35:52Z
dc.date.available2018-06-21T14:35:52Z
dc.date.issued2017
dc.date.updated2018-06-20T22:57:12Z
dc.description.abstractDesde a Antiguidade ClĂĄssica Grega, com PlatĂŁo a conceber a imagem como sombra, reflexo e, depois, como representação em geral, atĂ© Ă  contemporaneidade, com o conceito aberto de “imagem” a adquirir novas formas virtuais de projeção de luz a incidir em suportes materiais como a ĂĄgua ou o ar, muito jĂĄ se refletiu sobre a imagem, mas tambĂ©m sobre a sua conceção e papel no mundo contemporĂąneo, cada vez mais global, virtual e, principalmente, mais visual e iconĂłlatra. Os novos meios e processos de produção e consumo de imagens demonstram um desenvolvimento visual. A imagem suscita o uso exagerado de dispositivos e meios de produção/reprodução de imagem e conduz a uma iconolatria moderna, que regista todos os domĂ­nios da vida humana: os mais privados (imagens Ă­ntimas publicadas nas redes sociais) e os mais pĂșblicos (fotojornalismo de guerra); os mais banais (selfies) e os momentos e situaçÔes mais Ășnicos (ecografias); os mais credĂ­veis e os mais manipulados pelo “arranjo” da imagem pelo Photoshop. Neste artigo, parte-se do pressuposto de que a imagem Ă© um signo; possui o poder de transitividade semĂąntica de evocar realidades e referentes ausentes ou inexistentes. Pretende-se sustentar a tese de que a imagem Ă©, de um modo suficiente e necessĂĄrio, uma imagem-signo e que o seu poder reside na função de representação que ocorre como uma hierofania, i.e. uma ausĂȘncia latente que se manifesta, porque os significados da imagem estĂŁo ocultos ou codificados na prĂłpria imagem.pt_PT
dc.description.abstractSince Ancient Greece, with Plato’s conception of image as, first of all, shadow, reflection and, then, as representation in general, to the present day, with the open-concept of “image” acquiring new virtual forms of light projection focusing on any material surface such as water or air, much has been reflected about the image, but also about its design and role in the contemporary world, which is increasingly global, virtual and, mostly, visual and iconolater. The new means and processes of production and consumption of images show a visual development. The image incites the overuse of devices and means of production/reproduction of image and leads to a modern iconolatry, which records all aspects of human life: the most private (intimate images published on social networks) and the most public (photojournalism of war); the most banal ( selfies) and the unique moments and situations (echography); the most credible and the most manipulated by the “arrangement” of the image by Photoshop. I start from the assumption that an image is a sign; it has the power of semantic transitivity of evoking missing or non-existent realities and referents. My purpose is to support the thesis that image is sufficient and necessarily an image-sign and its power is in the representation function that occurs as a hierophany, i.e. a latent absence which manifest itself, because the meanings of the image are hidden or encoded in the image.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier2184-1284en_US
dc.identifier.citationBarroso, Paulo M.A imagem como ausĂȘncia, Revista Vista – Revista de Cultura Visual , 1, 50-71, 2017.pt_PT
dc.identifier.issn2184-1284
dc.identifier.issn2184-1284
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4990
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://vista.sopcom.pt/ficheiros/20170519-50_71.pdfpt_PT
dc.subjecticonocraciapt_PT
dc.subjectimagempt_PT
dc.subjectideologiapt_PT
dc.subjectpoder da imagempt_PT
dc.subjectretĂłricapt_PT
dc.titleA imagem como ausĂȘnciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage71pt_PT
oaire.citation.startPage50pt_PT
oaire.citation.titleRevista Vista – Revista de Cultura Visualpt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Barroso-A imagem como ausĂȘncia.pdf
Size:
327.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: