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Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia
dc.contributor.author | Canavarro, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Oliveira, Hélia | |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.date.accessioned | 2012-08-27T08:25:58Z | |
dc.date.available | 2012-08-27T08:25:58Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Este estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação P3M, Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus principais objetivos é a proposta de um quadro de referência para a prática de ensino exploratório da Matemática, combinando perspetivas teóricas e a análise da prática de professores experientes que regularmente conduzem aulas de natureza exploratória – neste artigo centramos-nos no caso de Célia, uma professora de 1.º ciclo a lecionar uma turma de 4.º ano. O quadro adota um modelo de quatro fases para a estrutura aula: 1) Introdução da tarefa; 2) Desenvolvimento da tarefa; 3) Discussão da tarefa, e 4) Sistematização das aprendizagens matemáticas. Para cada fase, procuramos descrever as ações que a professora desenvolve com dois principais objetivos: promover a aprendizagem matemática dos alunos e gerir os alunos e a turma. As ações da professora adquirem significado quando entendidas à luz destes dois objetivos, interrelacionados, observando-se que a maioria das ações que executa com o propósito de gestão tem uma enorme importância para conseguir concretizar um ensino exploratório eficaz, na qual os alunos aprendam o que pretende. Sublinha-se também a variedade de papéis que a professora desempenha, destacando a importância da sua condução na fase de sistematização das aprendizagens. O quadro evidencia o carácter multidimensional e relacional do ensino, reconhecidamente complexo no ensino exploratório, sendo as ações da professora, ainda que previstas e planeadas, decorrentes da interpretação que faz do que observa nos alunos no decurso da aula. | por |
dc.description.sponsorship | Projeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (contrato PTDC/CPE-CED/098931/2008 | por |
dc.identifier.citation | Canavarro, A.; Oliveira, H. & Menezes, L. (2012). Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In L. Santos (Ed.), Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática (pp. 255-266). Portalegre: SPIEM. ISSN: 2182-0023 | por |
dc.identifier.issn | 2182-0023 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/1141 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | SPIEM | por |
dc.relation | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Projeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (contrato PTDC/CPE-CED/098931/2008). | por |
dc.subject | Práticas de ensino | por |
dc.subject | ensino exploratório | por |
dc.subject | intenções e ações do professor | por |
dc.subject | estrutura e fases da aula. | por |
dc.title | Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portalegre | por |
oaire.citation.endPage | 266 | por |
oaire.citation.startPage | 255 | por |
oaire.citation.title | Investigação em Educação Matemática | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |