Repository logo
 
Publication

Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia

dc.contributor.authorCanavarro, Ana Paula
dc.contributor.authorOliveira, Hélia
dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.date.accessioned2012-08-27T08:25:58Z
dc.date.available2012-08-27T08:25:58Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação P3M, Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus principais objetivos é a proposta de um quadro de referência para a prática de ensino exploratório da Matemática, combinando perspetivas teóricas e a análise da prática de professores experientes que regularmente conduzem aulas de natureza exploratória – neste artigo centramos-nos no caso de Célia, uma professora de 1.º ciclo a lecionar uma turma de 4.º ano. O quadro adota um modelo de quatro fases para a estrutura aula: 1) Introdução da tarefa; 2) Desenvolvimento da tarefa; 3) Discussão da tarefa, e 4) Sistematização das aprendizagens matemáticas. Para cada fase, procuramos descrever as ações que a professora desenvolve com dois principais objetivos: promover a aprendizagem matemática dos alunos e gerir os alunos e a turma. As ações da professora adquirem significado quando entendidas à luz destes dois objetivos, interrelacionados, observando-se que a maioria das ações que executa com o propósito de gestão tem uma enorme importância para conseguir concretizar um ensino exploratório eficaz, na qual os alunos aprendam o que pretende. Sublinha-se também a variedade de papéis que a professora desempenha, destacando a importância da sua condução na fase de sistematização das aprendizagens. O quadro evidencia o carácter multidimensional e relacional do ensino, reconhecidamente complexo no ensino exploratório, sendo as ações da professora, ainda que previstas e planeadas, decorrentes da interpretação que faz do que observa nos alunos no decurso da aula.por
dc.description.sponsorshipProjeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (contrato PTDC/CPE-CED/098931/2008por
dc.identifier.citationCanavarro, A.; Oliveira, H. & Menezes, L. (2012). Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In L. Santos (Ed.), Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática (pp. 255-266). Portalegre: SPIEM. ISSN: 2182-0023por
dc.identifier.issn2182-0023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1141
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherSPIEMpor
dc.relationEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Projeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (contrato PTDC/CPE-CED/098931/2008).por
dc.subjectPráticas de ensinopor
dc.subjectensino exploratóriopor
dc.subjectintenções e ações do professorpor
dc.subjectestrutura e fases da aula.por
dc.titlePráticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Céliapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortalegrepor
oaire.citation.endPage266por
oaire.citation.startPage255por
oaire.citation.titleInvestigação em Educação Matemáticapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
GD3_ensino exploratorio.pdf
Size:
456.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: