Repository logo
 
Publication

A prática de ensino supervisionada e a educação intercultural : a perceção dos educadores

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorAmante, Maria João
dc.contributor.authorMelo, Isabel Maria Alcântara de
dc.date.accessioned2017-03-28T09:21:19Z
dc.date.available2017-03-28T09:21:19Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEste relatório final de estágio foi realizado na reta final do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico enquadrando-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que ocorreu durante três semestres. Numa primeira abordagem, pretendemos analisar e caracterizar as nossas práticas desenvolvidas e contextualizadas nos dois níveis de ensino. Na realização das planificações e práticas pedagógicas estivemos sempre atentas à heterogeneidade das crianças, quanto às suas idades, ritmos de trabalho e de aprendizagem e claro, ao currículo. Para além disso, e como hoje em dia não se pode dissociar nessas mesmas práticas pedagógicas a diversidade cultural, na segunda parte deste relatório realizámos o estudo empírico que tem por base essa temática na Educação Pré-escolar. Acreditamos que o papel dos Educadores é crucial na promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença. Defendemos que os mesmos devem dar a conhecer e valorizar outras culturas, definindo estratégias pedagógicas para ultrapassar os estereótipos que frequentemente surgem perante o desconhecido ou seja, desenvolver uma pedagogia intercultural. Para o referido estudo, utilizámos uma metodologia qualitativa tendo sido selecionado um grupo de dez Educadoras das quais cinco a exercer em Viseu e cinco no Porto. A recolha de dados foi feita por meio de entrevistas estruturadas. Após a análise de conteúdos, constatámos que as Educadoras reconhecem a importância de trabalhar a diversidade cultural e consideram que a formação específica em Educação intercultural quer inicial quer contínua, é crucial. Por outro lado, os resultados sugerem que as educadoras não estão bem cientes do que é Educação intercultural e quais os seus objetivos, nem elucidadas sobre a diferença que esta abordagem poderá fazer na formação pessoal e social de todas as crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis final report has been composed in the end stage of the Masters Degree in Early Childhood and Primary Education and prepared within the curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES) over 3 semesters. On our initial approach, we were interested in analysing and characterizing our current teaching methodologies developed and inherent to both levels of education. During our planning and teaching practices, we took into consideration the heterogeneity of the children to what concerns their ages, their different learning rates and their school curriculum. Furthermore, because in our days it is not possible to dissociate cultural diversity from teaching practices, on the second part of this report we present an empiric study on this topic applied to the Early Childhood Education. We believe that the role of Educators is crucial in promoting the values of tolerance, solidarity, cooperation and respect for difference. We argue that Educators ought to teach how to value other cultures, defining teaching strategies to overcome the stereotypes that often arise when facing the unknown, i.e. defining Intercultural Pedagogy. For this work, we have applied a qualitative method based on a group of 10 randomly chosen teachers, of which 5 are teaching in Viseu and the other 5 in Porto. Data collection was done through structured interviews. After results analysis, we conclude that the interviewed teachers recognize the importance of working on cultural diversity and that specific training on Intercultural Education, whether initial or continuous, is crucial. On the other hand, the results suggest, the results suggest that the teachers are not well aware of what are the concepts and goals of Intercultural Education, or on the impact it can have in the personal and social education of all children. Keywords:pt_PT
dc.identifier.tid201666774pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4524
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionada; Educação pré-escolar, Diversidade cultural; Educação intercultural; Educador de Infânciapt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practicept_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectCultural diversitypt_PT
dc.subjectIntercultural educationpt_PT
dc.subjectEarly Childhood Educatorpt_PT
dc.titleA prática de ensino supervisionada e a educação intercultural : a perceção dos educadorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Estágio.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: