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Projeto de Requalificação da Rua das Lavadeiras

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Este relatório de estágio tem por objetivo descrever a conceção de um projeto de reabilitação de um acesso rural na Freguesia de Orgens no Concelho de Viseu. É feito um resumo das atividades realizadas durante o período de estágio na Câmara de Viseu, onde foi desenvolvido o projeto de Requalificação da Rua das Lavadeiras, utilizando principalmente dos softwares AutoCAD Civil 3D e o Kenpave. Este documento descreve os procedimentos desenvolvidos e mostra como o projeto de requalificação pode ser desenvolvido, especialmente no tocante às definições do traçado, perfis longitudinais e transversais, bem como a drenagem e a pavimentação. Por fim é feita uma conclusão sobre o investimento do projeto e a comparação entre o pré-dimensionamento e o dimensionamento final do pavimento. A análise comparativa entre o pré-dimensionamento e o dimensionamento final do pavimento revelou que o método utilizado demonstrou eficácia e adequação às condições do local. A análise entre os valores de dimensionamento usuais e os adotados no projeto ressalta a importância de considerar as particularidades de cada contexto para otimizar os recursos disponíveis e garantir a qualidade das intervenções em infraestrutura viária. Este estudo contribui para o campo da engenharia civil ao demonstrar a viabilidade de abordagens alternativas no dimensionamento de pavimentos
ABSTRACT This internship report aims to describe the conception of a rural access rehabilitation project in the parish of Orgens, located in the municipality of Viseu. A summary of the activities carried out during the internship at the Viseu City Hall is provided, focusing on the development of the Rehabilitation Project for Rua das Lavadeiras, utilizing primarily AutoCAD Civil 3D and Kenpave software. The document details the procedures undertaken and demonstrates how the requalification project was developed, particularly in terms of alignment definitions, longitudinal and transverse profiles, as well as drainage and pavement design.In conclusion, an assessment of the project's investment and a comparison between the preliminary pavement design and the final pavement design are presented. The comparative analysis revealed that the employed method proved effective and suitable for the site conditions. Furthermore, the analysis of usual pavement design values versus those adopted in the project underscores the importance of considering contextual specifics to optimize available resources and ensure the quality of rural infrastructure interventions. This study contributes to the field of civil engineering by showcasing the viability of alternative approaches to pavement design.

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Reabilitação Urbana AutoCAD Civil3D Kenpave Vias de Comunicação Drenagem Pavimentação

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