Repository logo
 
Publication

Processos cognitivos para a escolha da avaliação na regulação do ensino

dc.contributor.authorJosé Miranda Gonçalves, Francisco
dc.contributor.authorLima, Ricardo
dc.contributor.authorGarrido, Nuno
dc.contributor.authorMendes, Francisco
dc.contributor.authorPereira, Antonino
dc.contributor.authorFigueiredo, Abel
dc.contributor.authorAlbuquerque, Alberto
dc.date.accessioned2019-02-08T10:06:18Z
dc.date.available2019-02-08T10:06:18Z
dc.date.issued2018-09-01
dc.description.abstractA avaliação consiste na recolha, análise e reflexão de informações, num processo continuo, para um melhor desempenho do processo de aprendizagem dos alunos. O presente estudo teve como objetivos, conhecer até que ponto os professores do 3º ciclo e ensino secundário recorrem à avaliação formativa; e perceber a importância que os professores de Educação Física atribuem à avaliação formativa. Fizeram parte do estudo 71 professores dos ensinos básico e secundário, assim como 850 alunos, sendo 291 do 3º ciclo, 559 do ensino secundário. Por meio da análise dos dados, Avaliação Formativa=81.49±7.97 e Importância da Avaliação Formativa=86.60±8.07, verificou-se que os professores dão enfase à modalidade de avaliação formativa. Concluiu-se que se recorre à avaliação formativa nos processos de ensino e que se atribui grande importância à mesma por parte dos professores, realçando a necessidade da alteração das práticas por parte dos professores, bem como a sua formação contínua. Verificou-se que a Avaliação Sumativa tende a ser mais utilizada, para o processo de classificação, relativamente à Avaliação Formativa.pt_PT
dc.description.abstractThe evaluation consists of collecting information for a better performance of the students' learning process. The present study had the following objectives: to know the extent to which the teachers of the secondary education resort to the formative evaluation; perceive the importance that physical education teachers attribute to formative evaluation. The study included 71 teachers from primary and secondary education, as well as 850 students, 291 from the 3rd cycle, 559 from secondary education. Through the analysis of the data, Formative Evaluation = 81.49 ± 7.97 and Importance of Formative Evaluation = 86.60 ± 8.07 it was verified that the teachers emphasize the modality of formative evaluation. It was concluded that it is used the formative evaluation in the teaching processes and that it is given great importance to the same by the teachers, emphasizing the necessity of the change of the practices by the teachers, as well as their continuous formation. It was verified that the classification of the Summative Evaluation tends to increase, relative to the Formative Evaluation.pt_PT
dc.description.abstractLa evaluación consiste en la recolección, análisis y reflexion de la información, como un procedimiento continuo, para un mejor desempeño del proceso de aprendizaje de los alumnos. El presente estudio desarrolló los siguientes objetivos: conocer hasta que punto los profesores de tercer ciclo y de enseñanza secundaria recurren a la evaluación formativa y percibir la importancia que los profesores de Educación Física le atribuyen a la evaluación formativa. El estudio incluyó 71 profesores de primaria y secundaria, con un total de 850 estudiantes, 291 de primer a tercer ciclo, 559 de educación secundaría. A través del análisis de datos la evaluación formativa = 81.49 ± 7.97 y la importancia de la evaluación formative = 86.60 ± 8.07, se verificó que profesores que enfatizan la modalidad formativa en la evaluación. Se concluyó que se utiliza la evaluación formativa en los procesos de enseñanza y que los docentes le dan gran importancia al mismo, enfantizando la necesidad del cambio en las prácticas por parte de los docentes, así como su formación continua. Se verificó que la Evaluación Sumativa tiende a ser más utilizada, para el proceso de clasificación, en relación a la Evaluación Formativa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5370
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries1
dc.subjectEducação Físicapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagenspt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectPhysical Educationpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectStudentpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectEducación Físicapt_PT
dc.subjectAprendizajept_PT
dc.subjectEvaluaciónpt_PT
dc.subjectEstudiantept_PT
dc.titleProcessos cognitivos para a escolha da avaliação na regulação do ensinopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage83pt_PT
oaire.citation.startPage68pt_PT
oaire.citation.titleRevista Sul Americana de Psicologiapt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameGonçalves
person.familyNameMendes
person.familyNamePereira
person.familyNameFigueiredo
person.givenNameFrancisco
person.givenNameFrancisco
person.givenNameAntonino
person.givenNameAbel
person.identifier.ciencia-id8D13-18E2-7358
person.identifier.ciencia-id5813-44AB-188B
person.identifier.ciencia-id3F1A-82A9-79DA
person.identifier.orcid0000-0003-4104-0773
person.identifier.orcid0000-0001-8504-8676
person.identifier.orcid0000-0002-3088-8413
person.identifier.orcid0000-0002-6347-9544
person.identifier.scopus-author-id55911941700
person.identifier.scopus-author-id55147751100
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913
relation.isAuthorOfPublication3a6bd870-8c94-47c1-80df-7f7a9933dad1
relation.isAuthorOfPublication8ff5839c-208a-457b-9b23-99d29fb252f3
relation.isAuthorOfPublication95a7f599-76e7-4f44-b0fd-c3992f40eb02
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery95a7f599-76e7-4f44-b0fd-c3992f40eb02

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
165-1-810-1-10-20180730.pdf
Size:
469.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: