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A informação como suporte à supervisão de pares em enfermagem

dc.contributor.authorAlves, Cecília
dc.contributor.authorPacheco, Artur
dc.date.accessioned2017-01-12T16:29:48Z
dc.date.available2017-01-12T16:29:48Z
dc.date.issued2016
dc.date.updated2017-01-12T10:18:29Z
dc.description.abstractIntrodução: A qualidade dos cuidados é atualmente um foco de atenção de todos os profissionais de saúde, nomeadamente dos enfermeiros. A evidência tem vindo a demonstrar que a implementação de processos supervisivos entre pares é promotora do desenvolvimento de competências profissionais, permitindo aos enfermeiros exercer uma prática profissional adequada e criticoreflexiva, o que consequentemente terá repercussões positivas na qualidade dos cuidados de enfermagem. Decorrente das alterações demográficas, tecnológicas e científicas, a informação integra na atualidade o discurso dos profissionais de saúde. Desenvolvimento: a informação é uma ferramenta essencial na orientação dos cuidados de enfermagem, pelo que importa averiguar qual a informação que sustenta a tomada de decisão dos enfermeiros. Esta indagação auxilia também a identificação das necessidades de formação destes profissionais, visando o desenvolvimento pessoal e de competências profissionais. Com a presente revisão narrativa pretende-se refletir sobre a pertinência da implementação de processos supervisivo de pares em enfermagem, bem como do suporte que a informação constitui para a identificação de áreas do conhecimento necessárias à transformação das práticas. Conclusões: Como limitação na concretização deste artigo, evidenciamos a pouca bibliografia disponível principalmente no que respeita à evidência acerca da utilização da informação enquanto suporte à SC de pares em enfermagem, o que nos faz acreditar ser necessário o desenvolvimento de investigação que combine estas duas áreas.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Quality of care is currently a focus of attention for all health professionals including nurses. Evidence has shown that implementing a supervisory process between peers, promotes the development of professional skills, allowing nurses to provide an appropriate professional and critical-reflexive practice, which in turn, will have positive impact on the quality of nursing care. Resulting from the demographic, technological and scientific changes today information integrates the discourse of health professionals. Development: It is a fact that information is an essential tool in guiding nursing care and it is important to find out what information will be the basis for nurses’ decision-making. This question also helps to identify of these professionals’ training needs, in order to enhance personal development and professional skills and consequently to improve the quality of nursing care. With this narrative review, we intend to reflect on the relevance of implementing a peer supervision process in nursing, as well as, the support that information provides to identify areas of knowledge that need to be addressed with a view to transforming practices. Conclusions: It is worth noting that the dearth of literature available regarding evidence about the use of information, especially with respect to its support of peer CS in nursing is a limitation in implementing this article. This makes us believe that it is necessary to develop research that combines these two areas.pt_PT
dc.description.abstractIntroducción: La calidad de los cuidados es actualmente un foco de atención de todos los profesionales de la salud, incluidas las enfermeras. La evidencia ha demostrado que la aplicación de los procesos de supervisión entre pares está promoviendo el desarrollo de las habilidades profesionales, permitiendo que las enfermeras ejercen la práctica profesional adecuada y crítica-reflexiva, que por lo tanto tiene impacto positivo en la calidad de los cuidados de enfermería. Derivada de los cambios demográficos, tecnológicos y científicos, la información incluye el discurso actual de los profesionales de la salud. Desarrollo: la información es una herramienta esencial en la orientación de la atención de enfermería, y que debe averiguar cuál es la información para apoyar la toma de decisiones de las enfermeras. Esta pregunta también ayuda a identificar la formación de estas necesidades de los profesionales, la orientación del desarrollo personal y habilidades profesionales. Con esta revisión narrativa tiene como objetivo reflexionar sobre la pertinencia de la aplicación de los procesos de supervisión de pares en enfermería, así como el apoyo que la información da para identificar áreas de conocimiento necesarias para transformar las prácticas. Conclusiones: Es destacable que la escasez de la literatura disponible a respecto de la prueba sobre el uso de la información, sobre todo con respecto a su apoyo entre pares CS en enfermaría es una limpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3656
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPVpt_PT
dc.relation.ispartofseries2;1
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectsupervisão clínicapt_PT
dc.subjectcuidados de enfermagempt_PT
dc.subjectinformação em saúdept_PT
dc.subjectqualidade da assistência à saúdept_PT
dc.subjectcompetência profissionalpt_PT
dc.subjectclinical supervisionpt_PT
dc.subjectnursing carept_PT
dc.subjecthealth informationpt_PT
dc.subjectquality of health carept_PT
dc.subjectprofessional competencept_PT
dc.subjectsupervisión clínicapt_PT
dc.subjectatención de enfermeríapt_PT
dc.subjectinformación en la saludpt_PT
dc.subjectcalidad de la atención de saludpt_PT
dc.subjectcompetencia profesionalpt_PT
dc.titleA informação como suporte à supervisão de pares em enfermagempt_PT
dc.title.alternativeInformation as support for peer supervision in nursingpt_PT
dc.title.alternativeLa información como soporte de supervisión de pares en enfermeríapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage103pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage95pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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