ESEV - DCL - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
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Browsing ESEV - DCL - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus by Author "Balula, João Paulo"
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- Contributos para a leitura das Troianas de SénecaPublication . Balula, João PauloEste texto apresenta uma proposta de leitura das "Troianas" de Séneca. Destaca-se a "mora" como o mecanismo fundamental da peça. A vida é um impedimento da libertação. A "mora maris" e a "mora mortis" unem vencedores e vencidos no sofrimento. Aos vencidos é concedida a libertação de todos os receios e esperanças. Aos vencedores é acrescentada a dúvida acerca do sucesso da viagem. A partida dos barcos é a transferência da "mora mortis" dos vencidos para os vencedores. Omite-se a apreciação de questões relativas às fontes, particularmente o paralelo com as tragédias de Eurípides.
- Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à EscritaPublication . Balula, João Paulo; Melão, DulceNeste artigo refletimos sobre o papel de estudantes e de docentes no século XXI, à luz das práticas pedagógicas desenvolvidas, ao longo de dez anos, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita da licenciatura em Educação Básica. Partindo de um enquadramento teórico que contempla a pedagogia para a autonomia e a importância da leitura e da escrita no seu âmbito, traçamos os seguintes objetivos: i) refletir sobre a relação estabelecida entre os conteúdos programáticos da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita e a sua articulação com as práticas pedagógicas implementadas; ii) indagar o contributo da literatura para a infância no âmbito da construção de uma pedagogia para a autonomia, nomeadamente no que concerne ao conciliar do trabalho autónomo dos estudantes com o trabalho desenvolvido em sala de aula. Concluímos que os percursos realizados nos possibilitaram escutar, de forma crescente, os estudantes, sendo a investigação levada a cabo no âmbito dos itinerários percorridos um auxílio importante para a renovação das nossas práticas pedagógicas. Em tal renovação, destacaram-se os percursos de leitura propostos, procurando, em permanência, reconstruí-los enquanto partilha que possibilitasse, aos estudantes e aos docentes, habitar, de modo renovado, exercícios de cidadania cada vez mais complexos.