ESEV - DCL - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
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- Contributos para a leitura das Troianas de SénecaPublication . Balula, João PauloEste texto apresenta uma proposta de leitura das "Troianas" de Séneca. Destaca-se a "mora" como o mecanismo fundamental da peça. A vida é um impedimento da libertação. A "mora maris" e a "mora mortis" unem vencedores e vencidos no sofrimento. Aos vencidos é concedida a libertação de todos os receios e esperanças. Aos vencedores é acrescentada a dúvida acerca do sucesso da viagem. A partida dos barcos é a transferência da "mora mortis" dos vencidos para os vencedores. Omite-se a apreciação de questões relativas às fontes, particularmente o paralelo com as tragédias de Eurípides.
- Périplos textuais e representações da educação literária no ensino básicoPublication . Melão, DulceA Educação Literária tem sido recentemente alvo de atenção no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (2015), destacando-se o seu contributo para a formação de leitores, sobretudo ao conciliar práticas de leitura autónoma com itinerários que possam promover o ensino da compreensão do texto literário. Neste estudo refletimos sobre tais desafios, a partir de um conjunto de planificações realizadas no âmbito de um trabalho efetuado na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita (1.º Ciclo de Estudos em Educação Básica, 3.º ano), centrado na exploração do domínio da Educação Literária em articulação com o ensino do desenvolvimento da compreensão na leitura. Utilizando como instrumentos 12 planificações elaboradas pelos estudantes, tivemos como objetivo investigar qual a relevância da Educação Literária em sala de aula para estes estudantes, através da análise das suas diferentes propostas de operacionalização dos objetivos incluídos em tal domínio, cruzando-o com o domínio da Leitura e Escrita. Inferimos que depreciavam alguns dos objetivos e respetivos descritores de desempenho no âmbito da Educação Literária, fazendo, por vezes, uma articulação débil com o domínio da Leitura e Escrita. Concluímos que é necessário que existam programas de formação que possibilitem aos futuros profissionais da Educação consolidar o gosto pela leitura, de modo a que tal possa vir a repercutir-se no seu futuro público.
- Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à EscritaPublication . Balula, João Paulo; Melão, DulceNeste artigo refletimos sobre o papel de estudantes e de docentes no século XXI, à luz das práticas pedagógicas desenvolvidas, ao longo de dez anos, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita da licenciatura em Educação Básica. Partindo de um enquadramento teórico que contempla a pedagogia para a autonomia e a importância da leitura e da escrita no seu âmbito, traçamos os seguintes objetivos: i) refletir sobre a relação estabelecida entre os conteúdos programáticos da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita e a sua articulação com as práticas pedagógicas implementadas; ii) indagar o contributo da literatura para a infância no âmbito da construção de uma pedagogia para a autonomia, nomeadamente no que concerne ao conciliar do trabalho autónomo dos estudantes com o trabalho desenvolvido em sala de aula. Concluímos que os percursos realizados nos possibilitaram escutar, de forma crescente, os estudantes, sendo a investigação levada a cabo no âmbito dos itinerários percorridos um auxílio importante para a renovação das nossas práticas pedagógicas. Em tal renovação, destacaram-se os percursos de leitura propostos, procurando, em permanência, reconstruí-los enquanto partilha que possibilitasse, aos estudantes e aos docentes, habitar, de modo renovado, exercícios de cidadania cada vez mais complexos.
- “Tradução e Re-IMAG[EM]Inação como Locus e Foco Central em The Adventures of Tom Sawyer”Publication . Amante, Susana; Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Relvas, SusanaTanto os Estudos de Tradução como a Literatura Infantil e Juvenil foram áreas negligenciadas e apenas recentemente começaram a despertar interesse junto da comunidade académica, cruzando fronteiras e passando a ser estudadas numa abordagem multidisciplinar e holística. Contudo, esta abordagem, ao intersetar áreas de saber, em especial traduzindo línguas e culturas – e, de modo particular, tendo crianças e jovens como público preferencial – levanta questões éticas. Pretende-se, pois, reacender a discussão em torno das representações que são veiculadas em textos de partida e, sobretudo, nas respetivas traduções, questionando: a. esses livros seguem estratégias de domesticação ou de estrangeirização? b. poderão as traduções ser consideradas como um lugar de resistência ou serão, por outro lado, locais que nos permitem imaginar nações diferentes como comunidades exóticas, relegando-as para um espaço fora dos limites das paisagens modernas? Neste artigo, procuraremos abordar estas questões, centrando-nos em The adventures of Tom Sawyer, de Mark Twain. Como conclusão principal, destacamos a recente tendência de leitura das traduções como espaços liminares, de mediação; elas são o Terceiro Espaço que constrói pontes rumo a um diálogo intercultural produtivo e à compreensão mútua.
- Stepping up to Global Challenges (SGC): Empowering Students across the WorldPublication . Amante, Susana; Antunes, Maria José; Dygala, Magdalena; Gökçe, İlkayStepping up to Global Challenges (SGC) aimed to provide students with opportunities for language practice through task-based learning activities and the use of digital platforms for interaction. Marketing students at the Polytechnic of Viseu, Portugal, collaborated with peers from Poland and Turkey, choosing an image on entrepreneurship and posting it on the SGC Facebook page to solicit comments from their own and other groups. This was one of the tasks assigned during the 2nd semester of 2019/20, under the constraints of COVID-19. We analyzed the students' choices, main difficulties, and motivation to persist in learning and improving their skills to share knowledge with (inter)national peers
- Intercompreensão em línguas para surdos: uma proposta para o desenvolvimento das multiliteraciasPublication . Lúgaro, Carolina; Araújo e Sá, Helena; Silva, Ana IsabelOs desafios contemporâneos exigem uma educação que proporcione instrumentos para o exercício da cidadania ativa nas várias esferas de atuação dos indivíduos. Reconhecendo-se as novas práticas de literacia e visando incluir as pessoas surdas no mundo plural e multimodal, desenvolvemos um estudo sobre os efeitos de um Programa de Intercompreensão em Línguas (PIL) no incremento das multiliteracias deste público, com vista à sua emancipação e exercício de cidadania. O estudo se insere numa perspetiva de educação para todos, assente na valorização e diálogo com a diversidade, no espírito crítico e na mobilização dos saberes e experiências pessoais. O PIL interseta trabalhos sobre a aplicação pedagógica da intercompreensão, perspetivas das literacias plurilíngues dos surdos e quadros teóricos e heurísticos desenvolvidos por projetos europeus sobre intercompreensão. Neste artigo, descrevemos o processo de concepção do PIL, o referencial teórico que o embasa, seu processo de validação e estrutura.
- Forging a space for dialogue and negotiation in modern picture books by Melanie FlorencePublication . Amante, SusanaCanadian children’s literature has a relatively short history, which is not surprising because Canadian literature itself is a recent and problematic category, struggling for a definition and identity of its own. The lack of national homogeneity is reflected in both CanLit and its counterpart for children, and rather than being a weakness, the multitude of voices that inhabit the Canadian territory has become its essence and strength. Lately, we have noticed a growing interest and market demand for picture books by Indigenous voices. Melanie Florence is one such voice, and she honours her past by bringing to the fore the inescapable dark weight of collective tragedies such as the residential school system and the disappearance and murder of Aboriginal women and girls, a hidden national crisis. In this article, we aim at getting to know and help readers discover Missing Nimâmâ and Stolen Words by this new picture book writer, who is speaking up and voicing First Nations’ concerns, bringing back memories, but also forging a space for dialogue and negotiation, a space where text and illustration are combined and provide a harmonious whole. In this space, difference and binarisms do not result in dualism, but in highly synergistic relationships.
- Reverberações dos espaços na escuta dos afetos: o livro pop-up pelas mãos de Anna LlenasPublication . Melão, DulceNesta reflexão procura-se dar a ler/ver o livro pop-up Gosto de ti (quase sempre) de Anna Llenas (2020), encarando-o como artefacto estético que convoca a participação dos leitores, em processos de contínua sedução. O artigo norteia-se por três objetivos principais: i) indagar o modo como os espaços reconstruídos na dupla página instigam uma multidimensionalidade lúdica e criativa que fomenta a empatia; ii) pôr a descoberto o caráter plurissignificativo das materialidades deste livro pop-up, para a compreensão da aceitação do Outro, potenciando a vivência de emoções que vão ao reencontro de práticas de cidadania responsável e ativa; iii) sugerir itinerários de leituras, potenciados pelas peculiaridades reapresentadas no espaço da página. Conclui-se que este livro se institui como invulgar tecido permeado de afetos que reverberam nos múltiplos espaços que as páginas desvelam, tornando-se matéria vivaz que toca os olhos dos leitores, alimentando a empatia.
- Chimamanda Adichie, Mia Couto e o combate às expectativas de géneroPublication . Amante, SusanaEm A coisa à volta do teu Pescoço, a escritora nigeriana Chimamanda Adichie dá vida e voz a personagens femininas várias que, numa amostra por conveniência, cingiremos às presentes nas histórias “Cela Um” e “A Historiadora Obstinada”. As questões de género, noutro canto de África, são tratadas por Mia Couto, um feminista convicto. É na senda de um novo rumo para a garantia dos direitos das mulheres, que analisaremos a representatividade feminina em contos selecionados de Estórias Abensonhadas, como na “Esteira do Parto”, “O Perfume”, “Os infelizes cálculos da felicidade”, “Joãotónio, no enquanto” e “Os olhos fechados do diabo do advogado”. Tendo como pano de fundo estes autores, procuraremos analisar 1. as formas como a mulher é representada nas narrativas em estudo e 2. quão mais (in)felizes as personagens femininas se tornam quando não sentem o peso das expectativas de género.
- From Teachers’ Innovative Practices to Students’ Co-Creation: A Glimpse of the Project “Link Me Up – 1000 Ideias”Publication . Fernandes, Rosina; Amante, SusanaHigher Education Institutions are, more than ever, open to innovative practices, and nowadays the triple helix of University, Industry and Government is taking place through the implementation of projects such as “Link Me Up – 1000 Ideias”. This project, funded by COMPETE, was created as a network bringing together thirteen Portuguese Polytechnic Institutes to promote entrepreneurship among students, called talents, in academia. In a multidisciplinary approach, a cocreation team of 4-6 students, working together with organisation partners and using teacher’s innovative practices, explore a future-oriented challenge in order to design solutions, ideas and future scenarios, in an 8-week process that aims to empower students to create their own innovative companies or projects and to help them to be prepared for the transition to the world of work, developing soft skills that are required in our competitive society. This project is linked to another, entitled “Learning based on co-creation processes,” funded by POCH, in a partnership with DEMOLA Global, which provides teachers (in this process, they become facilitators) with innovative methodologies that are then operationalised when implementing co-creation challenges. In this study, we aim at presenting the “Link Me Up” project from the point of view of students from the Polytechnic Institute of Viseu and local organisations, by a) reflecting upon the questionnaires applied to students and companies to assess their degree of satisfaction with their participation in the project, identifying key areas enhanced by the experience. Additionally, b) we will look at the reports written by the group of students as they summarise the work developed in partnership with companies throughout eight intensive weeks. We will conclude, not with a retrospective view, although it is important to look at the past to build the present, but with the perspective of a future that is collaborative, reflective, critical and increasingly creative.
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