ESTGV - DEC - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)
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Browsing ESTGV - DEC - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas) by Author "Lemos, Luís"
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- Avaliação Acústica de Edifícios Escolares da Cidade de ViseuPublication . Pinho, Paulo; Pinto, Manuel; Almeida, Ricardo; Lemos, LuísO presente trabalho insere-se no projeto QUAMIS - Qualidade do ambiente interior em salas de aula. O projeto QUAMIS tem como objetivo principal contribuir para a melhoria do ambiente interior em salas de aula, com base no conhecimento extensivo, sustentado e integrado das condições existentes. O presente trabalho apresenta resultados da avaliação acústica de oito edifícios escolares situados em zonas urbanas e periurbanas da cidade de Viseu. Foram avaliadas as condições acústicas dos edifícios escolares através da determinação do tempo de reverberação das salas de aulas, do índice de isolamento sonoro a sons de condução aérea entre salas e entre corredores e salas, do índice de isolamento sonoro a sons de percussão entre salas e do índice de isolamento de fachada em situação normal e em condições de ventilação natural (bandeiras ou janelas em modo basculante). Verificou-se que apenas dois edifícios escolares estudados cumprem, para os ensaios efetuados, os requisitos legais estabelecidos em Portugal. Os restantes seis edifícios escolares revelaram aspetos construtivos deficientes relativamente aos requisitos acústicos de edifícios escolares comprometendo a qualidade do ensino ministrado.
- Avaliação do ruído em refeitórios escolaresPublication . Pinho, Paulo; Pinto, Manuel; Almeida, Ricardo; Lopes, Sérgio; Lemos, LuísTendo em consideração que os estudantes passam cerca de um terço do dia em estabelecimentos escolares, as condições ambientais das escolas influenciam não só a saúde dos estudantes mas também a respetiva atitude e desempenho. A avaliação do ruído em refeitórios escolares foi realizada no âmbito de um projeto mais amplo, o projeto QUAMIS – Qualidade do ambiente interior em salas de aula. No presente artigo são apresentados resultados da caracterização acústica de seis refeitórios escolares, abrangendo os níveis pré-primário, 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. A caracterização acústica inclui a medição do tempo de reverberação e dos níveis sonoros ocorridos durante os horários das refeições. Apenas metade dos refeitórios escolares ensaiados cumprem os valores limite do tempo de reverberação. Os níveis sonoros a que os alunos estão expostos nos refeitórios escolares são elevados. Verificou-se que na generalidade dos refeitórios avaliados os alunos durante o horário das refeições estão expostos a níveis sonoros contínuos equivalentes superiores a 80 dB(A). Verifica-se a necessidade de projetos acústicos de qualidade e da verificação in situ através da realização de ensaios acústicos para verificação do cumprimento do RRAE para futuros refeitórios escolares e da necessidade de avaliação acústica dos refeitórios em edifícios escolares existentes e da consequente implementação de medidas de correção que permitam melhorar a sua qualidade acústica.
- Caracterização da Iluminância em salas de aula de escolas da cidade de ViseuPublication . Pinto, Manuel; Almeida, Ricardo; Pinho, Paulo; Lemos, LuísOs edifícios devem ser projetados e construídos de modo a proporcionarem condições de iluminação natural e artificial adequadas para que as tarefas e atividades visuais que neles decorrem possam ser efetuadas em segurança, de modo preciso, em conforto, sem fadiga visual para os ocupantes e em condições de eficiência energética. Um dos principais critérios para uma caracterização adequada dos requisitos visuais nos edifícios, na perspetiva da satisfação das necessidades de conforto visual dos ocupantes e da utilização racional da energia, são os níveis de iluminância. No presente artigo apresentam-se os primeiros resultados de uma campanha experimental em curso (projeto QUAMIS) levada a feito em salas de aula de oito escolas da cidade de Viseu, pertencentes a diferentes níveis de ensino e épocas de construção. Deste modo, poderão comparar-se os níveis médios de iluminâncias e a distribuição espacial das mesmas com valores normativos existentes.
- Daylighting in classrooms - the daylight factor as a performance criterionPublication . Pinto, Manuel; Almeida, Ricardo; Pinho, Paulo; Lemos, LuísRecent research has shown that environmental conditions in classrooms, and namely daylighting conditions, can influence students health, well-being and performance. In the last years several studies, dealing with the effects of environmental conditions in classrooms in the learning process, have been published (Winterbottom, & Wilkins, 2009; Barret, Zhang, Moffat, & Kobbacy, 2013). The daylight factor (DF) is the most used parameter in the characterization and quantification of daylight in buildings. The DF at a point of a plane inside a room is defined as the ratio (expressed as a percentage) between the daylight illuminance at that point in the interior of the room and the simultaneous exterior horizontal global illuminance due to a hemisphere of a sky of known or assumed luminance distribution (usually, a CIE overcast sky luminance distribution is considered). The DF reflects the effectiveness of daylight penetration in a particular room or space. The exterior daylight conditions may vary, but the DF remains constant, since the interior illuminances change proportionally to the simultaneous changes in the exterior daylight conditions (Santos, 2006).
- Natural ventilation as a simple strategy for the improvement of the indoor environmental quality in classroomsPublication . Almeida, Ricardo; Pinto, Manuel; Pinho, Paulo; Lemos, LuísIt now seems clear that the indoor environmental conditions in classrooms, in particular the effect of temperature and indoor air quality (IAQ), influence students’ health, attitude and performance. In recent years several studies that evaluate the effects of the classrooms environmental conditions on the learning process were published (Bakó-Biró, Clements-Croome, Kochhar, Awbi, & Williams, 2012; De Giuli, Da Pos, & De Carli, 2012). In recent years several studies regarding indoor environmental quality (IEQ) were published, covering schools of different levels of education with natural ventilation systems (single façade or cross ventilation), in continuous or purge ventilation. Natural ventilation proved to have great potential, particularly in southern European climate. However, the results, particularly in terms of thermal comfort (air temperature) and ventilation rate or levels of CO2 concentration, have not always been satisfactory.
- Projeto QUAMIS: Avaliação da Qualidade do Ambiente Interior em Salas de AulaPublication . Lemos, Luís; Pinho, Paulo; Almeida, Ricardo; Figueirinha, Artur; Brás, Isabel; Simões, Luís; Pinto, Manuel; Lopes, SérgioO projeto QUAMIS- Qualidade do ambiente interior em salas de aula desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu- ESTGV/IPV, envolvendo elementos dos Departamentos de Ambiente e de Engenharia Civil, tem como objetivo contribuir para a melhoria do ambiente interior em salas de aula na Zona Centro de Portugal, com base no conhecimento extensivo, sustentado e integrado das condições existentes. Trata-se de um projeto sem financiamento externo, concretizado a partir de uma série de parcerias com entidades exteriores. Os estudantes passam cerca de um terço do dia em estabelecimentos escolares, sobretudo em salas de aula. É cientificamente consensual que as condições ambientais no interior das salas de aula influenciam não só a saúde dos estudantes mas também a respetiva atitude e desempenho [1,2]. Os aspetos de saúde são particularmente importantes em crianças e jovens, já que estes são mais suscetíveis aos efeitos adversos de condições ambientais inadequadas, nomeadamente deficiente qualidade do ar com presença de poluentes ou condições acústicas inapropriadas [3,4]. O controlo das condições ambientais no interior das salas de aula deve ser encarado como uma prioridade, o que motivou o presente projecto.