ESEV - DCL - Poster em evento científico nacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Poster em evento científico nacional by Author "Cardoso, Mariana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Da literatura para a matemática e da matemática para a literatura: percursos para aprendizagens com significadoPublication . Cardoso, Mariana; Silva, Ana Isabel; Gomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosNo âmbito do mestrado de formação de professores dos 1.º e 2.ºciclos do ensino básico (CEB), estamos a desenvolver uma investigação que visa estudar contributos da literatura para a infância, ao nível da aprendizagem da matemática. Ambas as áreas valorizam a relação entre linguagens, ao aliar a componente linguística pela narrativa e a componente visual pela ilustração, a partir da qual também se identificam pistas para a concretização de ideias matemáticas, que simultaneamente dialogam com a dimensão semiótica do texto. Neste póster, descrevemos o processo de seleção de obras no âmbito da Literatura para a Infância a partir das quais construímos uma categorização em função do destinatário privilegiado, alunos do 1.ºCEB, e em função de conteúdos descritos nos referenciais da ação docente: Programa Metas Curriculares de Português (2015) e Programa Metas Curriculares de Matemática (2013); Aprendizagens Essenciais (2018). A partir de uma das obras selecionadas, propomos dar a conhecer tarefas para o 1.º CEB, desenhadas a partir da exploração de linguagens diferenciadas: a literária e a matemática, potenciando a visão holística e flexível de conteúdos de diferentes áreas de conhecimento, ao invés de uma visão espartilhada por fronteiras muito definidas. A Literatura para a infância não serve apenas o propósito de introduzir ideias matemáticas, mas potencia a reflexão sobre o uso da linguagem, nomeadamente pelas sequências narrativas; pela plurissignificação que da leitura emerge, explicitando diferentes camadas de significado das palavras, bem como pela flexibilidade do léxico utilizado; e pelas inferências que se constroem a partir dos contextos, no qual coabitam palavras e elementos pictóricos. O trabalho nesta investigação visa, também, identificar atitudes positivas perante a matemática porque são propostos contextos próximos da realidade dos alunos que permitem desenvolver aprendizagens com significado ao nível da matemática, ao potenciarem a concretização de ideias abstratas que tradicionalmente corporizam essa área. Trata-se de uma proposta que se alinhava com recurso à interpretação semântica e pragmática do que se lê e do que se vê em cada obra selecionada, com especial incidência para a vertente matemática. Assim, propomos, neste poster analisar as potencialidades de uma obra literária, na compreensão e aplicação de ideias matemáticas, ao nível de conteúdos (texto ou ilustrações).