Departamento de Ciências da Linguagem (DCL)
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Browsing Departamento de Ciências da Linguagem (DCL) by Author "Almeida, Ema Flora Miguel de"
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- A importância do espaço, como categoria narrativa, no desenvolvimento das competências interpretativas de alunos do 6º ano de escolaridadePublication . Almeida, Ema Flora Miguel de; Lopes, Fernando Alexandre; Castilho, LilianaO presente Relatório Final de Estágio − desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Práticas do Ensino Supervisionada que incorpora em si o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico − integra duas vertentes. Assim, abarca os estágios realizados nos primeiros dois semestres do mestrado, atinentes à Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB); e os últimos dois semestres relativos à Prática Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) em Português e História e Geografia de Portugal, nomeadamente no 6.º ano de escolaridade. Na primeira parte do relatório, priorizam-se a abordagem e a contextualização dos estágios desenvolvidos, efetuando uma breve caracterização das turmas e das instituições, bem como uma apreciação crítica sobre as competências adquiridas em cada uma delas, a fim de desenvolver um ensino de qualidade, devidamente fundamentada nos documentos oficiais, atualmente em vigor. Por seu turno, a segunda parte do relatório centra-se no processo investigativo a partir da seguinte questão: De que forma o estudo dos espaços representados na obra ficcional Rosa, minha irmã Rosa (1979), de Alice Vieira, pode contribuir para o desenvolvimento de competências interpretativas em alunos do 2.º Ciclo? Neste sentido, a presente investigação procura estabelecer um percurso analítico de leitura da referida obra com o intuito de, através de diretrizes críticas espaciais – com privilégio para a Topoanálise −, em conjunto com as propostas de atividades lúdico-educacionais, praticadas em sala de aula, desenvolver, no referido corpo discente, competências multímodas de leitura. Desta forma, no decorrer do trabalho, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, através de observações participantes, confeção de fichas de trabalho, construção de atividades pedagógicas, orientadas a partir da constatação de dificuldades apresentadas pelos alunos do 6.º G ao longo do estudo. Pelos resultados obtidos, verifica-se que a posse do material específico e o apoio direcionado à necessária prática, paulatinamente, foi proporcionando, aos alunos uma, desenvoltura compreensiva e o aprimoramento da consciência crítica em relação aos textos abordados, tornando-os, assim, indivíduos mais íntegros e preparados para o exercício de uma cidadania ativa.