Departamento de Ciências da Linguagem (DCL)
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- Abrir as portas da sala de aula: Serious games (APSASeG) O impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (PROJ/I&DI/CI&DEI/009)Publication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaExperiência de gamificação do ensino/aprendizagem do francês e do inglês para fins específicos; Experiência com 25 estudantes do 1.º ciclo de estudos em Comunicação Social da ESEV; Objetivos principais: Melhorar a performance dos estudantes com a integração de atividades digitais gamificadas na aprendizagem de LE no ES num curso não especificamente de línguas Avaliar os efeitos da gamificação em termos de competências adquiridas pelos estudantes (em LE e transversais), numa perspetiva de promoção da empregabilidade Observar a evolução das relações entre os atores do processo de ensino/aprendizagem (docentes e discentes) e dos papeis de cada um Conceber e implementar um serious game Avaliar a ferramenta e o processo de ensino/aprendizagem Melhorar o serious game com base nas observações dos utilizadores e dos dinamizadores
- ABRIR AS PORTAS DA SALA DE AULA: SERIOUS GAMES - O IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR (APSASEG)Publication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaA aprendizagem no ES tem deixado pouco espaço ao jogo. ---- surgimento dos serious games. Esta ferramenta pedagógica, resultado da associação da vertente lúdica, com recurso ao digital, às estratégias de aprendizagem, das Línguas Estrangeiras para fins específicos, representa um desafio original de potencial melhoria para o ensino-aprendizagem neste contexto mais específico de cursos do ES em áreas que não as LE. --- Motivar e encorajar os estudantes, estabilizar os conhecimentos e promover e reforçar a aprendizagem.
- Acesso à informação: perceções e práticas no Ensino Superior na era da globalizaçãoPublication . Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Balula, João PauloUm dos múltiplos desafios alimentados pela sociedade globalizada tem sido a permanente (re)conceptualização do conceito de literacia, ditada por uma (r)evolução digital que tem transformado a interação dos cidadãos com a informação. Tal mudança tem-se repercutido na arena educativa, convocando uma reflexão ampla sobre o modo adequado de resposta a tal desafio. Os estudantes do Ensino Superior, pela especificidade do seu trabalho académico, têm necessidade não só de selecionar como também de se posicionarem criticamente face ao crescente caudal de informação com que são confrontados. Assim, esta comunicação tem como objetivos: 1) procurar compreender de que modo os estudantes de Comunicação Social e de Publicidade e Relações Públicas percecionam as distintas práticas em literacia digital nas quais se envolvem quotidianamente; 2) distinguir quais os usos mais frequentes que fazem das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), no âmbito da prossecução do seu trabalho autónomo, para aceder à informação de que necessitam e de que modo as percecionam como relevantes; 3) identificar que tipo de pesquisa efetuam para realizar trabalhos académicos e de que forma esta evidencia as suas práticas de acesso à informação. Considerou-se adequada para este estudo exploratório uma abordagem de natureza quantitativa, desenvolvida com base em dados recolhidos através de inquérito por questionário, aplicado a estudantes de dois cursos de uma instituição portuguesa do Ensino Superior Politécnico (Comunicação Social e Publicidade e Relações Públicas). Os resultados evidenciam que apesar de acederem com frequência à Internet e se percecionarem utilizadores proficientes das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), tal não significa que estejam a assumir o posicionamento crítico face à informação, exigido neste nível de ensino. Conclui-se da necessidade de se realizarem estudos de maior amplitude que possam contribuir para uma melhor compreensão das razões que subjazem a tais práticas, bem como formas apropriadas de intervenção.
- “Acordos mediáticos”: educação para os Media no ensino superior em diálogo com a avaliação em contexto educativoPublication . Melão, DulceAtualmente estabelecemos pactos diversificados com os Media, cuja influência no dia-a-dia tem sido crescente, face à quantidade de informação que permanentemente somos convidados a (di)gerir. Celebramos, assim, quotidianamente, “acordos” com os Media, implícitos e explícitos, de diversa ordem, que merecem ponderação. No ensino superior, os estudantes participam também de tais pactos, porventura mais relevantes para os futuros profissionais da Comunicação Social. Neste sentido, apresentamos os resultados de um estudo exploratório, realizado no âmbito da unidade curricular de Teoria da Informação e da Comunicação II, na qual a avaliação das aprendizagens contemplou a exploração e disseminação dos “acordos” com os Media supracitados, com base na iniciativa 7 dias com os Media, abrindo uma reflexão possível sobre o papel omnipresente dos Media na sociedade. Assim, traçámos os seguintes objetivos para este estudo: i) apresentação de um breve enquadramento teórico sobre as práticas de leitura mediática realizadas pelos estudantes no ensino superior; ii) apresentação e discussão dos resultados do nosso estudo, contemplando a abordagem pedagógica realizada no contexto da avaliação da unidade curricular de Teoria da Informação e da Comunicação II. Concluímos que o trabalho realizado possibilitou aos estudantes uma reflexão mais apurada sobre a importância dos Media no quotidiano, contribuindo possivelmente para o desenvolvimento de um exercício de cidadania mais amplo e ativo.
- Active foreign language learning practices in higher education: the perspectives of the actorsPublication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Pereira, José; Fidalgo, SusanaThe digital age and Generation Z are key features within the current panorama of teaching-learning practices in higher education and drive innovative student-centred strategies, oriented towards the reality of the labour market. The article describes an experience of pedagogical activation carried out through project-based learning using digital tools, with undergraduate Media Studies students of the School of Education in Viseu (Portugal), towards the acquisition of skills in French and English, during the academic year 2021-2022. The objective was to renew teaching practices, so as to foster greater student motivation on the part of forthcoming media professionals, by enhancing their competences and confidence with concern to spoken and written interaction within the context of foreign languages for specific purposes. The dynamics of learning combined with authentic contexts and digital tools, encourages teachers to rethink their methodology and objectives, in order to be more innovative. One accounts for the chosen strategy and the various steps followed, evaluates the path of both students and teachers, analyses the benefits, the drawbacks and the impact in terms of acquired skills and concludes with reflections for forthcoming work projects.
- Alice Munro as the 2013 Nobel Laureate: Canadian Literature Has Finally Come of AgePublication . Amante, SusanaOctober 2013 marks the date of perhaps the most significant literary event for Canadians, whose literature and sense of identity have been dominated by the absence of strong foundations. With Alice Munro’s Nobel Prize, not only has Canadian Literature finally come of age, emerging as an important force in the world, but the author herself has received the greatest honour awarded to a writer: the honour of having her name inscribed in history for all eternity. What is more, the short story genre has also received the recognition it deserves, in spite of all scepticism voiced against this literary art form, and even women may feel that Munro’s Prize is also a bit theirs. With so many people and so many interests implicated in this award, the world’s reaction to such key accomplishments was expected to be free of polemical acrimony. However, agreement and consensus are, for the most part, difficult to reach, as there are always dissident voices complaining against the injustice of the committee’s decision. It is in light of the above that I believe it is important to analyse Munro’s entrance to the canon, in particular through a brief reading and discussion of some of her most recent works, because I believe that there is a classical Munrovian touch to her stories that makes her stand out as unique: Alice Munro’s fully fleshed-out characters are so well-crafted, with all their flaws and strengths, that, in a short span of pages, we see them move over from the literary to the real world (or is it the other way around?!).
- Aligning HE Pedagogical Innovation with VET, Industry, and Research Partnerships: Insights on the Demola Portugal InitiativePublication . Amante, Susana; Fernandes, RosinaAcademia–industry collaboration has been around for some time, but there has been a shift in both the education and workforce settings to work closely together, coordinating initiatives across all sectors, namely higher education (HE), vocational education and training (VET), and industry, in an attempt to mutually drive innovation, provide opportunities to go from concept to action, encourage entrepreneurship, improve ICT use, and other equally important hard and soft skills, aiming to bridge the existing gap between the teaching–learning arena and the business world. Aware that the VET sector, HE, the government, and industry should be devoted to forging partnerships considered key to the development of research, leading to quality, more business, and ultimately, the economic and social well-being of society, a Consortium of 14 Portuguese Polytechnic Institutions engaged in an innovative pedagogical training program, “Learning based on co-creation processes,” a project within the Demola Portugal Initiative (2021–2023), and at the Polytechnic Institute of Viseu (IPV) with reference No. POCH-04-5267-FSE-000818. This training program, with its active methodologies, is then put into practice through the “Link Me Up—1000 Ideias” project. In our study, we will focus on the needs, expectations, and experiences of the IPV teaching staff and the vocational schoolteachers that participated in the training course. Through the analysis of questionnaires and e-portfolios of the participants in the first two editions (January–June 2021 and September 2021–February 2022), we intend to answer the following questions: (i) Which facilitation skills can be meaningfully used by the teachers participating in the (Demola) Pedagogical Innovation Training course at IPV? (ii) Which tools/platforms can enhance the students’ learning and collaboration among different team members, company representatives, and trainees/facilitators? The data collected confirm that the Demola Portugal Initiative provides an effect
- Análise crítica do discurso: proposta didática de abordagem com estudantes do ensino superiorPublication . Macário, Maria João; Silva, Ana IsabelA análise crítica dos discursos mediatizados permite compreender os textos para além dos próprios textos, através da análise das estratégias discursivas e da construção de significados dos atores sociais. A compreensão sobre os contextos sociais no funcionamento (social) dos discursos justifica-se no ensino da Pragmática com estudantes do ensino superior. Tal é o caso dos alunos que frequentam cursos de Comunicação Social, na medida em que a transformação dos discursos para serem difundidos através dos meios de comunicação de massas (quer sejam os tradicionais ou os novos média) será certamente objeto de trabalho nas suas práticas profissionais futuras. Exemplificando como o ensino da Pragmática poderá ser mobilizado para a vida profissional destes estudantes, este artigo centra-se nos resultados de uma proposta didática de análise crítica de discursos mediatizados por estudantes finalistas de Comunicação Social. Esta investigação de abordagem qualitativa foi desenvolvida no ano letivo de 2021/2022 e envolveu uma análise de conteúdo a partir das práticas de análise discursiva dos estudantes, que dispunham de um guião didático para apoiar o seu trabalho de análise. Este estudo de caso, envolvendo 60 participantes, revelou-nos a oportunidade desta proposta para os estudantes compreenderem os discursos como práticas sociais, que resultam e dão origem (simultaneamente) a fenómenos sociais, que importa conhecer. Ao mesmo tempo, esta proposta permitiu contribuir para o desenvolvimento de capacidades analítico-críticas e reflexivo-interpretativas, importantes para a ação profissional futura destes participantes.
- O animador contadorPublication . Ventura, João Ricardo Dias; Oliveira, Ana Maria orient.A literatura popular de transmissão oral surge ameaçada pela invasão dos media, particularmente a internet, televisão e a rádio, afastando as pessoas de momentos de tradição oral em convívios e locais propícios para a transmissão de contos, lendas, poesias e cantares. Neste trabalho pretendemos falar sobre os contadores de histórias e a sua importância para a preservação da mais antiga forma de narrativa, a oral. Através dos contadores iremos analisar a evolução do ato de contar histórias e da performance. O contador de histórias preserva o património tradicional ao transmitir enredos, valores, saberes, modelos e preconceitos do meio em que está inserido. Este é também um criador, pois cria a sua própria performance e submete-a ao crivo dos ouvintes. Para esta dissertação entrevistámos dois contadores de histórias que nos ajudaram a entender as diferenças entre o contador tradicional e contemporâneo. Certos de que a tradição oral é um dos elementos característicos e espontâneos do património cultural do povo e a expressão da sua identidade, no final do trabalho deixamos uma proposta para ajudar os animadores a desenvolver a sua capacidade de contar e incentivar a dinamização de atividades que recuperem esta velha forma de tradição.
- Anos 20 : maldição ou bênção para Babbitt?Publication . Lopes, Ana MariaO romance Babbitt, de Sinclair Lewis, foi publicado no ano de 1922, dealbar de uma época reconhecidamente conturbada e controversa: a década de 20. O presente trabalho tem por objectivo averiguar em que medida a mundividência de Babbitt deixa transparecer factores de pendor ideológico, núcleos temáticos e sócio - culturais que, corroborados com outros vectores periodológicos, constituem um universo imaginário, onde as suas coordenadas podem perfeitamente servir de base para que a época em questão possa ser reconstituída. É que, não obstante estarmos conscientes de que o texto literário tem como característica primeira a ficcionalidade, sabemos também que o discurso estético mantém com o mundo empírico uma inevitável e indelével correlação semântica. Também considerámos que seria pertinente incluir algumas breves achegas relativas aos temas que Sinclair Lewis privilegiou nas suas obras, por nos parecerem elementos elucidativos para uma visão mais sólida do seu universo ficcional.