RE - Série 2, n.º 02 especial: (2017)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RE - Série 2, n.º 02 especial: (2017) by Author "Duarte, João"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estrutura fatorial da escala de dignidade em doentes com necessidades de cuidados paliativos.Publication . Cunha, Madalena; Loureiro, Nuno; Duarte, João; Carvalho, FátimaIntrodução: A Escala de Dignidade do Doente (The Patient Dignity Inventory) de Chochinov et al., (2008) foi projetada para medir várias fontes de sofrimento relacionadas com a dignidade entre os pacientes que se aproximam do fim de vida. Considerando que alguns doentes poderão estar a sofrer e perecer com diminuição da sua dignidade e que o conhecimento acerca desta problemática é ainda deficitário, impõe-se desenvolver investigação clínica e académica neste domínio.Objetivos: Avaliar as propriedades psicométricas, nomeadamente a estrutura fatorial e a consistência interna; Classificar a dignidade autopercecionada pela pessoa com necessidade de cuidados paliativos.Métodos: Estudo de natureza quantitativa, descritivo correlacional e foco transversal, realizado em contexto paliativo, numa amostra de 83 participantes (50,6% mulheres), com uma média de 70,95 anos.Foi estudada a consistência interna e realizada uma análise fatorial confirmatória da Escala de Dignidade do Doente (The Patient Dignity Inventory), Chochinov et al., 2008).Resultados: O estudo da consistência interna da escala de dignidade confirmou a estrutura original, apresentando 5 fatores: fator 1- Presença de Sintomas (α= 0.902); fator 2 - Sofrimento Existencial (α=0.895); fator 3 - Paz Interior (α= 0.701); fator 4 – Dependência (α=0.872); fator 5 - Suporte Social (α=0.962). O valor de Alfa de Cronbach para o global da Escala de Dignidade do Doente foi de 0,962.Cerca de 73,8% das mulheres e 73,2% dos homens autopercecionam uma dignidade positiva (moderada a elevada).Conclusão: Esta investigação constitui mais um passo no estudo das propriedades psicométricas da Escala de Dignidade do Doente, numa amostra da população portuguesa. O estudo comparativo da presente investigação com os resultados obtidos por Chochinov et al. (2008) revelou que no presente estudo os valores de consistência interna nos vários fatores e na nota global são mais robustos.Os resultados obtidos sugerem que a identificação de fatores preditores da dignidade em pessoas com necessidades paliativas potencia o desenvolver e implementação de estratégias clínicas para a sua promoção o que poderá ser um importante contributo para futuras investigações e prática clínica.
- Qualidade dos cuidados relativos à cirurgia de ambulatório: perspectiva dos utentesPublication . André, Susana; Tomás, Ângela; Cunha, Madalena; Duarte, JoãoIntrodução: Considerando a qualidade como um indicador major da excelência dos cuidados de saúde, os utentes e familiares dos serviços de saúde procedem à avaliação dos cuidados prestados com suporte nos recursos desejados dos próprios cuidados e de acordo com as melhorias que esperam obter no seu estado de saúde. Obetivo: Determinar a qualidade idealizada e percebida dos utentes de Cirurgia de Ambulatório de um Hospital Central.Métodos: Estudo de natureza descritiva e enfoque transversal, desenvolvido em Portugal.Participantes: A amostra não probabilística, de 140 utentes, com uma média de idades de 58 anos, possuindo o ensino básico (67.1%) sem actividade laboral (56.9%), auferindo de um rendimento superior a 1000 Euros (77.9.9%), distando do domicilio ao hospital 15Km ou mais (39.3%).Instrumento de Medida: Questionário (Medical Outcomes Study Social Support Survey) MOS-SSS e o Questionário Service Quality (SERVQUAL).Resultados: Os resultados mostram que, com excepção dos aspectos físicos em que a qualidade percebida é superior à qualidade idealizada, em todas as restantes variáveis e no global da SERVQUAL, a qualidade percebida (M=90.80) é sempre inferior à qualidade idealizada (M=92.89). Quanto maior o apoio social, maior a qualidade percebida, o valor de alpha geral obtido (0,845) é considerado bom.Conclusões: Monitorizar a perspectiva dos utentes sobre a qualidade com os cuidados recebidos é uma estratégia fundamental para maximizar a diferenciação e singularidade da assistência prestada nos serviços de saúde e satisfazer de forma holística as necessidades dos utentes.