ESTGV - DA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Domingues, Márcio de Andrade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Influência dos dados de entrada na modelação de mapas de ruídoPublication . Domingues, Márcio de Andrade; Pinho, Paulo Gabriel Fernandes deO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Tecnologias Ambientais realizado na empresa Ambiente::Global, em Tondela, entre 21 de Novembro de 2011 e 31 de Maio de 2012. O estágio teve como primeiro objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso de Mestrado, na área de Modelação de Mapas de Ruído e assim melhorar os procedimentos utilizados na empresa. Este incidiu assim na atualização de mapas estratégicos de ruído e na elaboração dos respetivos planos de ação para grandes infraestruturas de transporte rodoviário. Com o intuito de obter uma modelação do ruído mais precisa foram efetuados estudos sobre a influência dos dados de entrada nos modelos de previsão de ruído proveniente do tráfego rodoviário. Este estudo incidiu na avaliação da qualidade de parâmetros como as condições meteorológicas, número de eixos da via de tráfego, número de reflexões, tipo de solo, tipo de pavimento da via, fluxo de tráfego e velocidade de circulação dos veículos, nos resultados finais obtidos. Com o estudo realizado verificou-se uma influência significativa da caracterização do tipo de solo, tipo de pavimento da via, da velocidade dos veículos e da caracterização dos dados de emissão sonora por faixa de rodagem. Em suma, a caracterização física e quantitativa detalhada da fonte de ruído é um importante fator na modelação de ruído, permitindo uma maior exatidão. ABSTRACT: The present report was prepared as part of the Environmental Technology Masters held in Ambiente::Global, Tondela, between 21 November 2011 and 31 May 2012. The first objective was to deepen the knowledge about prediction models for road noise and thereby improve the procedures used in the company. This stage focused on upgrading strategic noise mapping and drafting their respective action plans for major road infrastructures. With the intention of obtaining more accurate noise maps, studies were conducted on the influence of input data in prediction models for road noise. This study focused on the evaluation of quality parameters such as weather conditions, number of road lanes, number of reflections, ground surface, road surface, traffic flow and speed and the final results obtained. In the study there was a significant influence of the characterization of ground surface, road surface, speed of vehicles and the characterization of noise emission data by lane. In short, the physical and quantitative characterization details of noise source are an important factor in modeling noise maps, allowing for greater accuracy