ESTGV - DA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 47
Results Per Page
Sort Options
- Tecnologias de processamento de REEEPublication . Almeida, Dina Bela Rodrigues; Lopes, Luísa PaulaA produção de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos têm vindo a aumentar ao longo dos anos, com tendência para sofrer um crescimento exponencial nas próximas décadas. Estes apresentam na sua constituição, elementos valiosos e substâncias perigosas, pelo que, é fundamental seguirem formas correctas de tratamento e eliminação de modo a diminuir os impactes ambientais e recuperar todos os materiais relevantes. O principal objectivo deste estudo consistiu em caracterizar os processos utilizados na reciclagem e tratamento dos diferentes Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE). Para tal, realizou-se um estágio numa Unidade de Tratamento e Valorização (UTV) de REEE, na qual, se estudou o processamento de 4 fluxos: fluxo B - Equipamentos de Arrefecimento e Refrigeração, Fluxo C - Pequenos Equipamentos; fluxo D -Lâmpadas Fluorescentes e fluxo E - Monitores e Televisores. O estudo efectuado mostrou que o processamento de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida se baseia em dois objectivos principais, na remoção de componentes perigosos e na recuperação de materiais valiosos ou reutilizáveis, sendo realizado, essencialmente, através de duas operações, o desmantelamento manual e o uso de tecnologias mecanizadas. O desmantelamento manual é aplicado em todos os fluxos com excepção do fluxo D e permite a recuperação total dos elementos presentes nos REEE sem perigo de contaminação, por sua vez, as tecnologias mecanizadas são usadas nos fluxos E, D e B e o seu uso permite optimização da produtividade. Da análise do processamento efectuado aos 4 fluxos de REEE estudados resultou uma elevada diversidade e complexidade de materiais, nomeadamente, motores, cabos eléctricos, plásticos, alumínio, cobre e ferro. Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que os componentes mais abundantes nos diferentes fluxos são: o plástico (26,74% e 22% no fluxo B e E, respectivamente), o ferro (36,45% no fluxo C) e o vidro (92,4% e 62,2% para o fluxo D1 e D2, respectivamente).
- Implementação do plano de controlo, inspecção e ensaio na produção de pelletsPublication . Carvalho, Natércia Patrícia Rebelo de; Lemos, Luís Eugénio Pinto Teixeira deNo âmbito do Mestrado em Tecnologias Ambientais, 1ª Edição 2009/2011, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, foi realizado um estágio curricular, no período entre 18 de Novembro de 2010 e 31 de Maio de 2011, na empresa Pinewells, S.A., que se dedica à produção de pellets de madeira, com sede na Zona Industrial da Relvinha, Arganil.O objectivo principal deste trabalho foi estabelecer um Plano de Controlo, Inspecção e Ensaio, ao longo do ciclo produtivo da Pinewells de modo a que o seu produto cumpra os requisitos da normativa europeia EN 14961-2 – Certificação de Pellets de Madeira para fins de Aquecimento, tendo em vista a obtenção da certificação segundo esta norma. Assim, durante o período de estágio realizou-se a elaboração e implementação de procedimentos na recepção de matérias-primas, no controlo de produção, no controlo de produto acabado e na expedição de pellets, ensacado e a granel, para uso doméstico.
- Pontos críticos na caracterização físico-química das escorrências de estradaPublication . Figueiredo, Elsa Maria Matos de; Antunes, Pedro Baila; Figueirinha, Artur Manuel MachadoResumo As Águas de Escorrência de Estrada (AEE) são fonte comprovada de poluição difusa. O processo de produção deste efluente apresenta, face a outros tipos de efluentes mais comummente caracterizados, algumas especificidades que dificultam a caracterização e consequente monitorização destas águas. Essas dificuldades decorrem, principalmente, da elevada variabilidade da qualidade das AEE ao longo de cada e entre eventos de precipitação, bem como, da elevada diluição dos poluentes em grandes volumes de água. Para uma adequada caracterização físico-química das AEE importa desenvolver e adaptar metodologias de amostragem, conservação, transporte, armazenamento, análise laboratorial e tratamento de resultados que garantam, no final dos referidos processos, resultados representativos das cargas poluentes e das concentrações dos vários poluentes presentes nestes efluentes. Neste trabalho são apresentadas as metodologias disponíveis e normalmente utilizadas para a caracterização físico-química de AAE, sempre na perspetiva de expor as vantagens e desvantagens das mesmas, face à representatividade dos resultados. É feita uma descrição teórica, baseada na bibliografia da matéria, sobre a adequação das várias metodologias de caracterização das AEE. Com base nessa descrição são identificadas, num caso real de caracterização físico-química de AAE, as situações suscetíveis de introduzir erro ou de alguma forma afetar a representatividade nos resultados finais da caracterização efetuada. A metodologia de amostragem utilizada, no caso em estudo, trata de amostragem por equipamento automático de amostras discretas em tempo e volume constantes. Identificadas as várias situações críticas na caracterização de AEE realizada no caso em estudo e atendendo à viabilidade e pertinência do estudo das mesmas, optou-se por avaliar a influência da posição do filtro de sucção do amostrador automático, no meio a amostrar, sobre o parâmetro Sólidos Suspensos Totais (SST). A pertinência do estudo desta situação prende-se com a importância deste parâmetro na caracterização das AEE bem como da sua inter-relação com outros parâmetros. A principal conclusão do estudo mostra que a posição do filtro de sucção na amostragem, quando na base da conduta, promove a inflação do parâmetro SST. Abstract Highway Runoff (HR) represents a proved source of diffuse pollution. The effluent producing process have some specificities in comparison with other types of wastewater most commonly characterized. There are some difficulties in characterize and monitoring HR, mainly because of their high variability in quality throughout each and between precipitation events, as well as the high dilution of pollutants in large volumes of water. In order to make an adequate physicochemical characterization of HR it´s important to develop and adapt methodologies for sampling, preservation, transportation, storage, laboratory analysis and results treatment to ensure, at the end of those procedures, representativeness of loads and concentrations results for various pollutants in these effluents. In this work we describe and discuss the methodologies available and commonly used for the physicochemical characterization of HR, their advantages and disadvantages in terms of representativeness the results. A theoretical description is made, based on the literature of the subject, about the appropriateness of various methodologies of HR characterization. Based on this description we identified, in a real case of HR physicochemical characterization, several situations that could introduce error or otherwise affect the representativeness of the final results. In this case study we used an automatic sampling equipment of grab samples in time and constant volume. We also identified several critical situations in the HR characterization that potentially affects the feasibility and desirability of the results. This evaluation suggested the auto sampler suction strainer position as a critical point of the sampling process. For this reason we evaluated the influence of this fator in the Total Suspended Solids (SST) values. The relevance of this study relates to the importance of this parameter in HR characterization as well as their interrelationship with other parameters. The results of this work shows that the position of the suction filter affects the SST parameter, increasing those values when it is located in the base of conduct.
- Controlo de qualidade em laboratórios de ensaioPublication . Santos, Nádia Solange de Almeida; Brás, Isabel Paula LopesO estágio, objecto do presente trabalho, foi realizado na ControlVet, empresa vocacionada para o Controlo Laboratorial Ambiental e Alimentar e que se localiza na Zona Industrial de Tondela. Este teve a duração de seis meses e meio, com data de início a 18 de Novembro de 2010 e final de 31 de Maio de 2011. O laboratório da Controlvet – Segurança Alimentar, S.A. é acreditado pelo IPAC de acordo com a Norma NP EN ISO/IEC 17025, com o nº L0224 e considerado apto pelo ERSAR. O presente estágio teve como primeiro objectivo adquirir competências em todo o processo de controlo da qualidade de água. Foram observados e realizados um vasto leque de parâmetros em inúmeras amostras, todos eles determinados por métodos analíticos clássicos. Os processos analíticos de determinação da amónia, cloretos, fluoretos, nitratos, nitritos, oxidabilidade, sulfatos e turvação foram os mais estudados, assim como a manipulação de amostras, instrumentos e reagentes necessários para a realização dos mesmos e ainda a avaliação e interpretação dos resultados obtidos. Foi feita uma avaliação dos boletins de forma a verificar se cumpre os seus requisitos descritos na NP EN ISO/IEC 17025:2007. Outro objectivo que se pretendeu atingir, prendeu-se com o aprofundamento do conhecimento de um método cromatográfico e, posteriormente, proceder à sua validação de forma que o laboratório consiga cumprir os requisitos de ensaios e calibrações descritos na NP 17025:2007. Para a validação do método, o processo utilizado consiste em confirmar que o procedimento analítico utilizado para um teste específico é adequado para o uso pretendido. Os resultados de validação do método são usados para avaliar a qualidade, fiabilidade e consistência dos resultados analíticos. Com a realização do presente estágio foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos durante o mestrado, e complementarmente na licenciatura em Engenharia do Ambiente, ao nível da caracterização e classificação de diferentes matrizes ambientais, aprofundamento do conhecimento de métodos instrumentais de análise e aplicação de sistemas de normalização.
- Estudo para a conceção de sistema de tratamento de resíduos de redes de drenagem de água residuais urbanasPublication . Carvalho, Clarisse; Antunes, Pedro BailaA drenagem de águas residuais é uma preocupação urbana antiga, tendo surgido, fundamentalmente por questões de saúde pública, contudo nos últimos anos esta tendência temse alterado prendendo-se actualmente com questões de otimização e aumento de rentabilidade, quer a nível de investimento, quer a nível de operação das redes de drenagem. Neste contexto, a manutenção das redes de drenagem é essencial para o seu bom funcionamento, sendo, as empresas conhecidas como “limpa-fossas” elemento imprescindível nestas situações. As empresas prestadoras de serviços ao nível da manutenção de redes de drenagem, enfrentam actualmente alguns problemas ao nível da deposição dos resíduos produzidos nas operações de manutenção, quer ao nível da escassez e localização de locais para deposição, quer ao nível dos elevados valores estabelecidos para tratamento e deposição final. É neste sentido, que surge este estudo, que poderá ser, uma resolução a esta problemática apresentando um “Estudo para a Conceção de Sistema de Tratamento de Resíduos de Redes de Drenagem de Águas Residuais Urbanas. Com esta investigação pretende-se efectuar um projeto de viabilidade técnico-científica para a conceção de um sistema integrado de tratamento e deposição final de resíduos gerados na manutenção e reabilitação de redes de drenagem urbanas e estruturas conexas, perspetivando as especificidades nacionais. Este trabalho surge no âmbito da unidade curricular de Projeto do curso de Mestrado em Tecnologias Ambientais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
- Estudo de alternativas energéticas eficientes aplicadas a uma indústria têxtilPublication . Lopes, Sónia Morais; Lemos, Luís Eugénio Pinto Teixeira deO presente relatório reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio curricular realizado entre 18 de Novembro de 2010 e 31 de Maio de 2011, na empresa Habidecor que se dedica ao fabrico de produtos têxteis para a habitação e se situa na Zona Industrial do Mundão em Viseu. O trabalho efectuado visou, com base na avaliação detalhada da situação energética existente, apresentar soluções alternativas que contribuíssem para melhorar o desempenho da empresa, numa perspectiva de eficiência e de utilização racional de energia. Tendo em conta a importância dos consumos energéticos da secção de tinturaria, dedicou-se-lhe especial atenção, nomeadamente no que se refere às operações unitárias de tingimento e de secagem de fio e de tecido. Do estudo efectuado, concluiu-se existir um significativo potencial de poupança energética, com importantes vantagens de carácter económico e ambiental.
- Avaliação ambiental de uma instalação industrial segundo a NP EN ISO 14001:2004: Caso de estudo: Avipronto - Produtos Alimentares, S.A.Publication . Pinto, Emília Maria Medreiros; Brás, Isabel Paula Lopes; Silva, Maria Elisabete FerreiraO presente trabalho foi elaborado no âmbito do estágio curricular integrado no Mestrado em Tecnologias Ambientais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu realizado na instalação de abate e transformação de aves Avipronto S.A.. Tem como objectivo apresentar as várias tarefas desenvolvidas, nomeadamente o levantamento efectuado de todos os aspectos ambientais da actividade em questão e a sua consequente avaliação, a monitorização da operação da estação de tratamento de águas residuais industriais e por fim a acção de formação realizada para as trabalhadoras no âmbito da optimização do processo de reciclagem dos resíduos produzidos. Efectuou-se primeiro um estudo bibliográfico de forma a suportar as tarefas subsequentes, designadamente a fase de planeamento definida na NP EN ISO 14001:2004 que permitiu obter a lista dos requisitos legais aplicáveis à instalação, a matriz de avaliação de aspectos e impactes ambientais e ainda o programa de gestão ambiental. Paralelamente, realizou-se o acompanhamento das tarefas relacionadas com o sistema de garantia de qualidade da organização. A elaboração da matriz de aspectos e impactes ambientais permitiu identificar que os consumos de energia, a produção de resíduos e de efluentes líquidos, o consumo de água e de plástico são os aspectos que possuem maior impacte ambiental, e sobre os quais se elaborou o Programa de Gestão Ambiental. Globalmente pode concluir-se que a implementação de um sistema de gestão ambiental permite à organização uma monitorização mais eficaz e uma melhoria contínua do seu desempenho ambiental. ABSTRACT: This work was prepared as part of the curricular integrated Master in Environmental Technologies at the School of Technology and Management held in Viseu, in an installation of slaughtering and poultry processing - Avipronto SA. It aims to introduce the various tasks carried out, particularly the stocktaking of all environmental aspects of the activity and its subsequent evaluation, monitoring the operation of the industrial wastewater treatment plant and finally the training provided to the workers within the optimization process of waste produced recycling. First it was performed a bibliographic study in order to support subsequent tasks, including the planning phase defined in ISO 14001:2004 which led to the list of legal requirements applicable to the installation, the environmental aspects and impacts matrix evaluation and yet the environmental management program. At the same time took place the monitoring of tasks related to the guaranteed quality system organization. The development of the environmental aspects and impacts identified that the energy consumption, waste and wastewater production, water and plastic consumption are the aspects that have the greatest environmental impact, and on which it prepared the Environmental Management Program. In a final stage held staff training and a monitoring plan for the WWTP. Overall it can be concluded that the implementation of an environmental management system allows the organization a more effective monitoring and continuous improvement of its environmental performance.
- Medição e avaliação do ruído ambiente - Estudo dos fatores que condicionam a determinação dos níveis de pressão sonora Setembro dePublication . Silva, Marcelo André Almeida; Pinho, Paulo Gabriel Fernandes deO presente relatório realizou-se no âmbito do estágio curricular inserido no curso de Mestrado em Tecnologias Ambientais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, realizado no período entre 21 de Novembro de 2011 e 31 de Maio de 2012 na empresa Monitar, Lda, sediada em Viseu, vocacionada para a prestação de serviços multidisciplinares na área de Engenharia do Ambiente e detentora de um laboratório acreditado para medição de ruído ambiente. O principal objetivo do estágio foi aprofundar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos no curso de Mestrado, mais particularmente, na área da medição e avaliação do ruído ambiente. Assim, o estágio incidiu sobretudo na realização de medições de ruído ambiente com vista ao estudo dos fatores que condicionam a determinação dos níveis de pressão sonora aquando da medição e avaliação do ruído ambiente. Foi avaliada a representatividade da técnica de amostragem, em confronto com a realização de medições de longa duração, em situações em que o tráfego rodoviário é a fonte de ruído predominante. Para tal, realizaram-se medições de ruído emitido pelo tráfego rodoviário a circular numa rodovia com elevado tráfego e perfil de autoestrada, numa rodovia rural e numa rodovia urbana de uma cidade. Foi também analisada a influência da altura de medição através da realização de medições, por técnica de amostragem, a 4,0 m e a 1,5 m de altura, em simultâneo, em 20 locais e a várias distâncias da fonte sonora, correspondendo a um total de 93 amostras. Os resultados obtidos contribuíram para identificar os horários em que a técnica de amostragem, por recolha de amostras no período de referência, comparativamente com a técnica de amostragem por medição em contínuo nos períodos de referência é representativa para a fonte tráfego rodoviário. Nos períodos diurno e entardecer a diferença do indicador de ruído obtido pelas duas técnicas foi inferior a 3 dB(A) para todas as rodovias. Já no período noturno, a diferença máxima obtida pelas duas técnicas foi de: 5 dB(A) para a rodovia de elevado tráfego; 13 dB(A) para a rodovia rural e 7 dB(A) para a rodovia urbana. Verifica-se assim, a necessidade de selecionar corretamente o horário de amostragem, sobretudo, no período de referência noturno. Verificou-se ainda que a extrapolação das medições de ruído efetuadas a uma dada altura para outra, podem dar origem a resultados significativamente diferentes dos observados no campo. Em média, os valores medidos a 4,0 m de altura foram superiores aos medidos a 1,5 m em 2,5 dB(A) no período diurno, 1,8 dB(A) no período do entardecer e 1,5 dB(A) no período noturno.ABSTRACT: The present report was carried out as part of practical curricular inserted in the Masters course in Environmental Technology of the Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, conducted between November 21, 2011 and May 31, 2012 at the company Monitar Ltd, based in Viseu, dedicated to the provision of multidisciplinary services in the field of Environmental Engineering and holder of an accredited laboratory for measurement of environmental noise. The main purpose of the stage was to further the theoretical and practical knowledge acquired in the Master course, more specifically, on the field of measurement and assessment of environmental noise. So, the stage has focused on making environmental noise measurements in order to study the factors that influence the determination of the sound pressure levels at the time of measurement and assessment of environmental noise. It was evaluated the representation of the sampling technique, in comparison with the realization of long term measurements in situations where road traffic is the predominant noise source. To this end, measurements were made on a high-traffic road with highway profile, on a rural road and on a urban road in a city. It was also analyzed the influence of the different measurement heights by performing measurements per sampling technique at 4.0 m and 1.5 m of height, simultaneously, at 20 locations and several distances from the sound source, corresponding to a total of 93 samples. The obtained results contributed to identify the times at which the sampling technique, by collecting samples at the reference period in comparison with the sampling technique for continuous measurement in reference periods is representative of the road traffic sound source. For daytime and evening periods the differential noise indicator obtained by the two techniques was less than 3 dB(A) for all types of roads. For nighttime the maximum difference obtained by the two techniques was: 5 dB(A) in the high-traffic road; 13 dB(A) in the rural road and 7 dB(A) in the urban road. It is verified thus the necessity of properly select the time of sampling, especially at night period. It was also found that extrapolation of noise measurements made at a given height to another, can lead to significantly different results from those observed in the field. On average, the values measured at 4.0 m height were higher than those measured at 1.5 m in 2.5 dB(A) during daytime, 1.8 dB(A) during the evening and 1.5 dB(A) at night.
- Responsabilidade ambiental nas empresas: Caso de estudo: Interecycling - Sociedade de reciclagem, S.A.Publication . Ferreira, Catarina Trindade Homem; Lopes, Sérgio Miguel GomesCom a aprovação, pela Comissão Europeia, da Directiva de Responsabilidade Ambiental em 2004, as organizações cujas actividades representem risco de provocar dano ambiental, são responsabilizados por danos ao ambiente, aplicando-se assim o princípio do poluidor-pagador. Para tal, estas organizações ficam sujeitos à constituição de uma garantia financeira que lhes permita assumir a responsabilidade inerente à actividade por si desenvolvida. O caso de estudo apresentado é relativo à aplicação do regime de Responsabilidade Ambiental na empresa Interecycling Sociedade de Reciclagem, S.A.. A Interecycling desenvolve actividades de reciclagem de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, armazenamento de resíduos perigosos e não perigosos e armazenamento de pneus usados, estando o estudo maioritariamente direcionado para os acidentes que possam ocorrer envolvendo estes resíduos. O estudo desenvolvido, envolve a definição do estado inicial da área circundante à instalação, focando-se essencialmente em três recursos naturais, nomeadamente, água, solo e espécies e habitats. Foram realizadas campanhas de monitorização da qualidade físico-química do solo, águas superficiais e águas subterrâneas, não se identificando áreas significativamente contaminadas na envolvente. Com base na actividade da instalação, são definidos cenários de risco, que envolvem derrames associados aos sistemas de tratamento, derrames de substâncias armazenadas e incêndios nas substâncias e resíduos presentes na instalação, identificando-se as substâncias libertadas para o ambiente em cada um dos cenários. O estudo identifica ainda as áreas de maior sensibilidade ambiental, tendo em consideração as condicionantes RAN e REN, climatologia, topografia e características do solo na envolvente. De acordo com os cenários de risco definidos são propostas medidas de prevenção e de reparação desses acidentes, estimando os custos destas medidas. O risco associado a cada dano é então calculado de acordo com as probabilidades de ocorrência do incidente e de acordo com os custos das medidas de reparação propostas.ABSTRACT: With the approval by the European Commission's Environmental Liability Directive in 2004, operators whose activities may represent risk to cause environmental damage, are liable for environmental damages, applying the polluter-pays principle. For this purpose, these operators are subject to the provision of a financial guarantee, enabling them to take the responsibility inherent to this activity. The study case presented here is refers to the implementation of the regime in Interecycling Sociedade de Reciclagem, SA, facility. Interecycling develops activities such as the recycling of electrical and electronic waste, storage of hazardous and nonhazardous waste and storage of used tires, being the study majority directed to the accidents that may occur involving these residues. The developed study, involves defining the initial surrounding environmental state, focusing on three main natural resources, including water, soil and species and habitats. It was developed a monitoring program measuring the physico-chemical quality of surface water, ground water and soil, where no meaningly surrounding contaminated areas were found. Based on the activity of the facility, there are defined risk scenarios involving spills associated with treatment systems, spills of the stored substances and fires in substances and residues present in the facility, identifying the substances released into the environment in each scenario. The study also identifies the areas of high environmental sensitivity, taking into consideration the RAN and REN conditionings, climate, topography and soil characteristics at the surroundings. According to the risk defined scenarios, measures are proposed to prevent and repair such accidents, , estimating the costs of these measures. Each damage’s risk is then calculated according to the occurrence probability of the incident and according to the cost of the repair measures proposed
- Influência dos dados de entrada na modelação de mapas de ruídoPublication . Domingues, Márcio de Andrade; Pinho, Paulo Gabriel Fernandes deO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Tecnologias Ambientais realizado na empresa Ambiente::Global, em Tondela, entre 21 de Novembro de 2011 e 31 de Maio de 2012. O estágio teve como primeiro objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso de Mestrado, na área de Modelação de Mapas de Ruído e assim melhorar os procedimentos utilizados na empresa. Este incidiu assim na atualização de mapas estratégicos de ruído e na elaboração dos respetivos planos de ação para grandes infraestruturas de transporte rodoviário. Com o intuito de obter uma modelação do ruído mais precisa foram efetuados estudos sobre a influência dos dados de entrada nos modelos de previsão de ruído proveniente do tráfego rodoviário. Este estudo incidiu na avaliação da qualidade de parâmetros como as condições meteorológicas, número de eixos da via de tráfego, número de reflexões, tipo de solo, tipo de pavimento da via, fluxo de tráfego e velocidade de circulação dos veículos, nos resultados finais obtidos. Com o estudo realizado verificou-se uma influência significativa da caracterização do tipo de solo, tipo de pavimento da via, da velocidade dos veículos e da caracterização dos dados de emissão sonora por faixa de rodagem. Em suma, a caracterização física e quantitativa detalhada da fonte de ruído é um importante fator na modelação de ruído, permitindo uma maior exatidão. ABSTRACT: The present report was prepared as part of the Environmental Technology Masters held in Ambiente::Global, Tondela, between 21 November 2011 and 31 May 2012. The first objective was to deepen the knowledge about prediction models for road noise and thereby improve the procedures used in the company. This stage focused on upgrading strategic noise mapping and drafting their respective action plans for major road infrastructures. With the intention of obtaining more accurate noise maps, studies were conducted on the influence of input data in prediction models for road noise. This study focused on the evaluation of quality parameters such as weather conditions, number of road lanes, number of reflections, ground surface, road surface, traffic flow and speed and the final results obtained. In the study there was a significant influence of the characterization of ground surface, road surface, speed of vehicles and the characterization of noise emission data by lane. In short, the physical and quantitative characterization details of noise source are an important factor in modeling noise maps, allowing for greater accuracy
