RE - Número 39 - Dezembro de 2010
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Browsing RE - Número 39 - Dezembro de 2010 by Author "Bonito, Jorge"
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- Avaliação de diferentes adubações na cultura da vinagreira (Hibiscus sabdariffa, L.)Publication . Sousa, Maria Ozana de; Boyle, Rejane; Bonito, JorgeO objetivo do presente trabalho foi avaliar o desenvolvimento da planta de vinagreira (Hibiscus sabdariffa L.), produzida com diferentes adubações. O experimento teve duração de 120 dias e constou de seis tratamentos T1: Esterco Bovino; T2: Esterco de Ave; T3: NPK (4-14-8); T4: NPK (4-14-8) + cobertura de N; T5: NPK (4-14-8) + cobertura de K; T6: NPK (4-14-8) + cobertura de N e K. A semeadura foi realizada em 13/12/2008, sendo utilizadas bandejas de isopor de 128 células. Foi utilizada uma semente por célula. A irrigação das bandejas foi feita diariamente. A germinação teve início três dias após o plantio (DAP). Aos vinte e dois dias após a semeadura, foram avaliados a altura da planta (AP), a quantidade de frutos por plantas (QFP), matéria seca e matéria verde (MS/MV). Pode concluir-se que as adubações testadas induziram efeitos significativos, destacando-se o T4 que demonstra melhor resultado quando comparado aos demais tratamentos.
- Percepção estudantil da qualidade do ensino superior público no Alentejo (Portugal)Publication . Cid, Marília; Saraiva, Margarida; Pereira, Dulce; Sampaio, Ana; Bonito, JorgeO problema da qualidade do ensino tem vindo a mobilizar muitos investigadores e recursos, como resposta à necessidade de se analisar a qualidade dos sistemas educativos. O presente artigo insere-se num projecto1 de investigação, tendo como propósito contribuir para a identificação e avaliação dos níveis de qualidade do ensino superior proporcionados pelos estabelecimentos de ensino superior do Alentejo, tomado a partir do indicador sucesso escolar. Neste sentido, foi construído um inquérito por questionário, o qual foi aplicado a estudantes que frequentavam cursos de licenciatura com melhor e pior rendimento académico da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico de Beja e do Instituto Politécnico de Portalegre. Os dados obtidos traduzem uma satisfação globalmente positiva dos respondentes em relação às respectivas percepções do ensino que lhes é ministrado.