Repository logo
 

RE - Número 39 - Dezembro de 2010

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 12
  • Entrepreneurship: some considerations
    Publication . Martinho, Vítor
    In this work it is presented some considerations about entrepreneurship. Most of these questions are linked with Portuguese context. Portugal has some particularities, namely because the asymmetries between the littoral and the interior. This situation carried out some problems that complicate and prevent the appearance of new innovated business. In a situation of crisis like that we have today this context can become a really problem to solve some questions.
  • Entrepreneurship: what´s happening?
    Publication . Martinho, Vítor
    Much has been said lately about entrepreneurship, so it seems important to leave here some personal analysis on this topic. The issues outlined here result from a work in about a year in which because a personal and professional obligations it was doing some research on these issues. This is an interesting topic that has not yet expired and on which there is much to research, do it is an area where there are many challenges.
  • Avaliação de diferentes adubações na cultura da vinagreira (Hibiscus sabdariffa, L.)
    Publication . Sousa, Maria Ozana de; Boyle, Rejane; Bonito, Jorge
    O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desenvolvimento da planta de vinagreira (Hibiscus sabdariffa L.), produzida com diferentes adubações. O experimento teve duração de 120 dias e constou de seis tratamentos T1: Esterco Bovino; T2: Esterco de Ave; T3: NPK (4-14-8); T4: NPK (4-14-8) + cobertura de N; T5: NPK (4-14-8) + cobertura de K; T6: NPK (4-14-8) + cobertura de N e K. A semeadura foi realizada em 13/12/2008, sendo utilizadas bandejas de isopor de 128 células. Foi utilizada uma semente por célula. A irrigação das bandejas foi feita diariamente. A germinação teve início três dias após o plantio (DAP). Aos vinte e dois dias após a semeadura, foram avaliados a altura da planta (AP), a quantidade de frutos por plantas (QFP), matéria seca e matéria verde (MS/MV). Pode concluir-se que as adubações testadas induziram efeitos significativos, destacando-se o T4 que demonstra melhor resultado quando comparado aos demais tratamentos.
  • A política de alarmes na gestão da manutenção de uma indústria farmacêutica
    Publication . Gaspar, Daniel; Ferreira, Diogo; Coutinho, Joana; Correia, José; Albuquerque, Pedro
    Numa organização, é comum a existência de uma estratégia definida para as mais diversas áreas e departamentos. No entanto, é raro encontrar uma política integrada de gestão de alarmes. Os alarmes são vitais para identificação de perigos, riscos, alertas de qualidade e segurança, devendo, por isto mesmo, a sua importância ser valorizada desde o design até à entrada em serviço. Uma política uniformizada de gestão de alarmes permite desde logo que a resposta aos acontecimentos seja adequada. Permite igualmente diminuir o tempo de resposta dos acontecimentos, incrementar a qualidade do produto e do meio, segurança das pessoas, equipamentos e instalações. A análise integrada desta informação, permite também identificar oportunidades de melhoria com reflexo na disponibilidade do equipamento e redução de custos de produção e manutenção. Os equipamentos e sistemas actuais dispõem de avançadas tecnologias de informação, comunicação e geração de alarmes, no entanto, são idealizados para a produção de bens, não contemplando, em geral, operações nem aplicações específicas para tratamento de dados, gestão da manutenção e análise de alarmes. O estudo foi desenvolvido numa empresa da indústria farmacêutica, que é composta por vários sectores, sendo um dos mais importantes o da produção de água pura e destilada. A sala de águas é um dos pontos mais importantes da empresa, nela é produzida uma das principais matérias que são incluídas no produto. Foi nesse sector que fizemos uma análise mais detalhada, podendo o resto do trabalho ser aplicado nos outros sectores da empresa.
  • Família enquanto entidade cuidadora…
    Publication . André, Suzana Maria; Cunha, Madalena; Rodrigues, Victor Manuel
    Hoje a família é uma realidade já reconhecida e consagrada pela União Europeia nas suas vertentes humana, económica e social. A família, a economia e a organização social não são realidades que se ignorem umas às outras ou sejam totalmente independentes umas das outras. Pelo contrário, são realidades que interagem e compete aos Estados-Membros assegurar a protecção jurídica, económica e social da família, (Presidente do Comité Económico e Social Europeu, 2007).
  • A vida… vista pelos idosos
    Publication . Martins, Rosa; Andrade, Ana Isabel; Rodrigues, Maria de Lurdes
    Envelhecemos de acordo com o que vivemos e muito da compreensão e explicação possíveis para o que somos na idade avançada reside na própria história de vida de cada um, tal como cada um a conta e com o significado que em cada momento lhe atribui. O indivíduo está sujeito às representações dominantes da sociedade e é nesse enquadramento que ele pensa ou exprime os seus próprios sentimentos. As representações que os idosos têm da sua própria vida diferem segundo múltiplos factores, podendo ser positivas ou negativas. Conscientes desta pluralidade de percepções e da importância que estas têm sobre a qualidade de vida das pessoas idosas, procurámos identificar os sentimentos dos idosos sobre a vida actual, sobre o futuro e as necessidades por eles sentidas, em função do local de residência. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal de tipo descritivo e correlacional que integrou uma amostra de 673 idosos, residindo 336 no seu domicílio e 337 em instituições.
  • A actividade física desportiva e a terceira idade. Estudo centrado no concelho de Celorico da Beira
    Publication . Silva, Carla; Pereira, Antonino
    É extensa a literatura que evidencia os benefícios que a actividade física promove ao nível da saúde e do bem-estar dos idosos (Sallis, 1998; Spirduso, Francis & MacRae, 2005). Porém, é importante saber até que ponto a actividade física está a ser promovida e entendida no nosso país, nomeadamente em concelhos rurais do interior centro do país. Nesse sentido, a presente investigação pretendeu identificar as representações que a população idosa do concelho de Celorico da Beira tem acerca das actividades físicas, averiguar as suas práticas e conhecer as aspirações a este nível. O estudo centrou-se em 12 idosos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 65 e os 90 anos, utentes de seis instituições da terceira idade do concelho, aos quais foram realizadas entrevistas semi-estruturadas (Creswell, 1994; Ruquoy, 2005). A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “análise de conteúdo” (Bardin, 2008). A maioria dos inquiridos manifestou um grande interesse pela actividade física, sendo as razões mais apontadas para a sua prática o convívio, o prazer/bem-estar e a saúde. As actividades mais praticadas são as proporcionadas nas instituições, salientando-se os exercícios de mobilização global, os jogos com /sem bola e as caminhadas. No que se refere às actividades físicas que os idosos gostariam de praticar verifica-se que os jogos tradicionais, os percursos pedestres, os exercícios nas máquinas (bicicleta e tapete rolante) e as actividades aquáticas são as mais desejadas.
  • Criança autista: pais e professores – uma parceria de sucesso no desenvolvimento de competências
    Publication . Cruz, Carla; Pereira, Cátia; Ferreira, Crisálida; Santos, Hugo; Ribeiro, Mariana
    Introdução: O autismo revela-se, a nível social, através de disfunções na relação comunicacional. A nível individual, através de perturbações afectivas e do jogo imaginativo e na realização de um número de actividades restritas e repetitivas, repercutindo-se no desempenho da criança autista em meio escolar. Nesse sentido, procurámos conhecer o desempenho escolar de uma criança autista inserida no ensino regular, no contexto de uma relação de proximidade entre os pais e professores. Métodos: Estudo de caso, qualitativo, com características fenomenológicas e inscrito no paradigma construtivista, numa amostra de 27 pessoas. Material: Programa Informático Qualitative Solutions and Research, Non-Numerical Unstructured Data (QSR NUD*IST); Entrevistas aplicadas à amostra em estudo. Objectivos: Perceber de que modo a perturbação autista afecta o desempenho escolar da criança; Contribuir para a desmistificação desta patologia, promovendo uma integração plena da criança autista no ensino regular;Provar que a colaboração entre pais e professores é primordial no desenvolvimento de competências da criança; Resultados: A interacção social é a área mais afectada nesta criança, notando-se dificuldades no seu envolvimento em brincadeiras; A metodologia de ensino é igual à dos colegas, conseguindo a criança acompanhar o programa escolar estabelecido; O acompanhamento dos pais e professores é notório em todo o percurso educativo da criança. Conclusões: Apesar das dificuldades manifestadas, o desempenho escolar desta criança é igual ou superior ao dos colegas, segundo as afirmações do professor e do pai: “Aproveitamento muito bom. A avaliação é igual à dos outros colegas, sendo o plano de estudos igual”. Consideramos, com base nos resultados do estudo, que, como em outras perturbações psicopatológicas, face ao diagnóstico, não podemos tecer generalizações. O envolvimento afectivo e acompanhamento especializado são aspectos de importância maior no desenvolvimento e prognóstico das perturbações mentais. Existem no indivíduo competências que devem ser identificadas e potencializadas, visando um maior nível de autonomia e satisfação pessoal.
  • O ensino superior e a sida
    Publication . Chaves, Cláudia; Pereira, Anabela; Martins, Rosa; Duarte, João; Dionísio, Rui
    Pensarmos, comprometermo-nos e agirmos em prol de uma escola melhor é um contributo para a construção de uma sociedade mais justa. Na escola não podemos apenas ensinar, necessitamos de aprender, questionarmos a situação actual, tentarmos melhorá-la e incentivar mudanças construtivas. A infecção VIH/sida, é categorizada como doença crónica, em que há a responsabilidade individual pela sua prevenção e pelos comportamentos que levaram à aquisição da mesma. Com a infecção VIH/sida surge o estigma, a discriminação, o isolamento imposto e o sofrimento apesar da resposta terapêutica, dependendo dos contextos sociais, familiares, culturais em que cada indivíduo está inserido. A infecção VIH/sida não escolhe idade, sexo ou estatuto social, mas é vivenciada por todos embora de formas diferentes. Estes factos levam a que jovens adultos, poderão estar em risco sem se aperceberem ou terem consciência de tal, porque na maioria dos casos ignoram os avisos relativos ao risco. Alguns estudos têm vindo a referenciar que este grupo não toma as precauções adequadas relacionadas com os comportamentos de risco contra a gravidez e contra as infecções sexualmente transmissíveis. O grupo dos adolescentes e jovens adultos constitui um desafio particularmente difícil na luta contra a SIDA.Alguns destes jovens adultos constituem um grupo que faz a “ponte” entre os que se encontram infectados e o grupo mais vasto dos adolescentes e jovens adultos que não tem infecção ou que poderão já ser portadores assintomáticos. Perante a demora no desenvolvimento de uma vacina para a prevenção da infecção e na ausência de um tratamento eficaz da doença, a prevenção ocupa um lugar primordial no contexto de formas a utilizar contra esta grande ameaça colectiva. Devemos pois utilizar todos os recursos que nos proporcionam a informação e educação para a saúde, não esquecendo a luta contra a discriminação e marginalização dos doentes infectados como pilar fundamental.
  • Processo ensino-aprendizagem: características o professor eficaz
    Publication . Albuquerque, Carlos
    Com o objectivo de se conhecer a percepção dos dois principais intervenientes do processo ensino-aprendizagem acerca do significado de “bom professor”, consubstanciado, na prática, pelas características do professor eficaz, efectuou-se um estudo de natureza qualitativa, tendo-se recorrido à opinião de 40 alunos e 40 professores. Os depoimentos colhidos pela pesquisa de opinião, com recurso á técnica da entrevista, foram trabalhados seguindo os pressupostos da análise de conteúdo, sendo as opiniões categorizadas com o auxílio de uma matriz teórica que incorpora as seguintes dimensões: a) conhecimento específico; b) comunicação e linguagem; c) relacionamento; d) exigência; e) motivação; f) valores pessoais; g) cordialidade; h) recursos didácticos; e i) avaliação da aprendizagem. O facto de se ter optado por docentes de diferentes níveis de ensino, levou a identificar aspectos coincidentes e divergentes entre as opiniões expressas. O mesmo se veio a verificar com a inclusão de alunos de diferentes faixas etárias, que, retratando diferentes etapas do desenvolvimento, possibilitaram um conhecimento diferenciado relativamente aos factores que caracterizam um professor eficaz, em função do nível de ensino frequentado (superior versus secundário). Permitiu também uma comparação de opiniões entre alunos e professores. Sintetizando os resultados relativos à opinião dos professores, em função do nível de ensino onde exercem funções, podem-se identificar como aspectos importantes para reflexão: a) para os professores do ensino superior o atributo mais relevante que caracteriza um professor eficaz refere-se aos “valores pessoais”, já para os professores do ensino secundário é o “conhecimento específico”; b) a “comunicação e linguagem” merece evidência por parte de ambos os grupos de professores, ao ser referenciada como uma variável de significativa importância para 60% dos mesmos, independentemente do nível de ensino onde exercem funções; c) a “motivação” e a “cordialidade” são referenciadas por 40% dos professores do ensino secundário como importantes características, contrapondo a opinião dos professores do ensino superior que não lhe atribuem qualquer referência. Uma análise global sobre o conjunto dos indicadores que, na opinião dos alunos, incorporam cada dimensão associada ao professor eficaz, permite identificar a preocupação e o reconhecimento da importância do “conviver”, do “conhecer”, e “do saber comunicar” como “os três pilares” em que assenta a qualidade do ensino/educação.