Browsing by Author "Barros, Samuel"
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- Contributos para um plano estratégico para o turismo do Porto Santo: a importância do geoturismoPublication . Castro, Cristina; Antunes, Joaquim; Barros, SamuelEste trabalho pretende dar um contributo para um plano estratégico para o turismo do Porto Santo e tem como finalidade principal demonstrar o interesse do Geoturismo no mercado turístico desta ilha, designadamente no âmbito do combate à sazonalidade, um dos principais problemas do turismo deste território insular integrado na Região Autónoma da Madeira. Para além de uma breve revisão da literatura sobre os temas envolvidos, a metodologia assenta num trabalho empírico de análise estratégica que inclui a realização de uma série de entrevistas às entidades responsáveis pelo turismo do Porto Santo e a alguns empresários locais. As conclusões apontam no sentido de que Porto Santo tem todas as condições para o desenvolvimento do Geoturismo, devido ao seu património natural, em particular a sua componente geológica, geomorfológica e a sua geodiversidade. São propostos vários produtos e apostas em determinados públicos-alvo que certamente poderão contribuir para um melhor desenvolvimento turístico da ilha.
- A eficácia da comunicação organizacional : estudo aplicado à associação empresarial AIRVPublication . Pinto, Ana Teresa de Figueiredo Maia; Antunes, Joaquim; Barros, SamuelAtualmente assiste-se a uma grande competitividade empresarial, obrigando os empresários a adaptarem-se a uma nova realidade, de modo a assegurar a sua sobrevivência no mercado. Mudanças comportamentais dos empresários e modernas formas de gestão tornaram-se indispensáveis para a garantia de um futuro próspero para os seus negócios. Da mesma forma, as associações empresariais precisam de ser ágeis conforme exige o mercado e mudar também seu perfil e forma de atuação, tornando-se, de facto, entidades articuladoras e prestadoras de serviços para os seus associados. As associações empresariais, à semelhança de outras organizações, preocupam-se, cada vez mais, com a comunicação. Esta assume um papel de extrema importância, funcionando como elo de ligação entre a associação empresarial e o seu target - os seus associados. Com este projeto de investigação procurou-se analisar a componente comunicativa da Associação Empresarial da Região de Viseu – AIRV. A partir da recolha de conteúdos bibliográficos e da aplicação de alguns métodos de análise de conteúdo, foi investigado se a comunicação com os seus associados é eficaz, ou seja, se a sua mensagem é transmitida com sucesso. Em termos de resultados globais, os associados consideram que a AIRV representa corretamente os seus interesses, sendo que a comunicação entre ambos é eficaz. Conclui-se que a relação entre a empresa e a AIRV é, de um modo geral, positiva.
- A eficácia da comunicação organizacional: estudo aplicado à associação empresarial AIRVPublication . Pinto, Ana; Antunes, Joaquim; Barros, SamuelAssiste-se, atualmente, a uma grande competitividade empresarial, obrigando os empresários a adaptarem-se a uma nova realidade, de modo a assegurar a sua permanência no mercado. Mudanças comportamentais dos empresários e modernas formas de gestão tornaram-se indispensáveis para a garantia de um futuro próspero para os seus negócios. As associações empresariais, à semelhança de outras organizações, precisam de ser ágeis, conforme exige o mercado, tornando-se entidades articuladoras e prestadoras de serviços para os seus associados, preocupando-se, cada vez mais, com a comunicação. Esta assume um papel de extrema importância, funcionando como elo de ligação entre a associação empresarial e o seu target - os seus associados. Com este estudo pretende-se perceber a forma como a comunicação organizacional é encarada e tratada nas associações empresariais, mais em pormenor, na Associação Empresarial da Região de Viseu – AIRV. Nesse sentido, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, complementada com um estudo empírico, realizado através de entrevista e inquérito aos associados da AIRV. Em termos de resultados, os associados consideram que a AIRV representa corretamente os seus interesses, sendo que a comunicação entre ambos é eficaz. Conclui-se que a relação entre as empresas e a AIRV é, de um modo geral, positiva e de proximidade entre ambas, que convém fortificar.