Browsing by Author "Calheiros, Luis, orient."
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplinaPublication . Gouveia, Ana Maria Lourenço; Calheiros, Luis, orient.; Gomes, António Ferreira, orient.Resumo Na escola, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) favorecem a introdução de metodologias activas e participativas em que, professor-alunos colaboram na organização das actividades da aula e na construção do saber. Estes poderosos meios facilitam a explicação, ilustração e simulação de fenómenos em estudo, a compreensão, memorização e retenção desses fenómenos, o acesso a uma grande quantidade de informação, bem como a comunicação entre professores/alunos. O trabalho de investigação pretende apurar a realidade actual entre as práticas correntes da leccionação da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) e o uso que é, correntemente, dado à imagem como veículo pedagógico agilizado pelo recurso às TIC. O estudo teórico incidirá sobre: a origem e organização curricular da disciplina de EVT; o uso das TIC como recurso educativo no processo de ensino/aprendizagem no contexto da disciplina; as TIC ao serviço do ensino, o aperfeiçoamento profissional dos professores, a sua função e a da disciplina de EVT, face às mesmas; o acesso à imagem como meio de adquirir conhecimento. No estudo empírico, a recolha de dados é feita através de Inquérito por Questionário a uma amostra de 27 professores de EVT das Escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Viseu. O tratamento, análise e interpretação dos dados, referente às questões fechadas, são efectuados por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial. As questões abertas são sujeitas a uma análise qualitativa de conteúdo. A análise dos dados permite inferir que, a grande maioria dos professores considera ser insuficiente a formação inicial na área das TIC. Para ultrapassarem as dificuldades na utilização destas, nas práticas educativas, os professores estão conscientes que, numa Sociedade da Informação e Comunicação em constante mutação e, sendo estes os actores principais do processo ensino/aprendizagem, não podem, de forma alguma, fazer parte dos que se designam por info-excluídos, e que lhes deve ser proporcionada, ao longo da vida, formação técnica e pedagógica para utilização das TIC, nomeadamente nos “Quadros interactivos”, “Computador” e “Internet”. Já que a maioria dos professores possuidora de muita experiência profissional, está predisposta a utilizar as TIC, urge, também, dinamizar e disponibilizar nas escolas, equipamentos adequados e software de qualidade já correntes na sociedade. Só assim, se conseguirá motivar os alunos e melhorar a eficiência do ensino, e fazer com que a imagem, através das TIC, seja valorizada, nas aulas de EVT.